S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

31 de dezembro de 2008

Bonsai solar

Gadget interessantíssimo que capta a energia solar e a transforma em eléctrica. Basta colocá-lo ao sol! O Bonsai Solar possui 54 mini painéis solar foto voltaicos que actuam como folhas que captam a energia do sol para recarregar qualquer pequeno aparelho electrónico tipo iPod ou MP3 ou móvel. E é bonito. Ficava tão bem na varanda da minha casa…

Ver aqui!

PS: Noto parecenças com as árvores solares desenhadas por Ross Lovegrove para o Museu Angewandte Kunst (MAK) em Vienna que também podes ver aqui!

30 de dezembro de 2008

A pobreza

A pobreza não é só um estado financeiro. Ser pobre afecta vida de muitas formas. O índice de pobreza humana usa indicadores não financeiros para a sua avaliação, como a esperança de vida, a literacia, a qualidade de água e a subnutrição das crianças.
O mapas da World Mapperpermitem vizualizar mediante a distorção da área dos países as regiões mais afectadas. De acordo com este mapa o índice de pobreza mais elevado encontra-se na zona central de África e o mais baixo no Japão.

25 de dezembro de 2008

Importa-se de repetir

Segundo o Papa Bento XVI salvar a humanidade de comportamentos homossexuais ou transexuais é tão importante como salvar as florestas tropicais da destruição. Li duas vezes e procurei outras fontes para confirmar. Caramba!
Importa-se de repetir?
Discursando perante a Cúria Romana o Papa considerou que a Igreja “…deverá proteger o homem de se destruir a ele mesmo. É preciso uma espécie de ecologia do Homem”
Importa-se de repetir?!
PS: bem a propósito e para exibição na Praça de S. Pedro, no Vaticano, durante esta quadra de boa vontade e bons propósitos, abateram um abeto de 33 metros de altura. Esta parte não vale a pena repetirem...

23 de dezembro de 2008

Futurologia

As profecias mal se avizinha um final de ano parecem uma compulsão.
A revista de informática T3 publicou um ranking com os dez piores exercícios de futurologia tecnológica de sempre. Na lista figuram nomes bem conhecidos como Bill Gates, que, em 2004, garantiu que o «spam» iria acabar brevemente.
«O iPod nunca terá sucesso» Alan Sugar, fundador da Amstrad, em 2005
«Não é necessário um computador em cada casa» Ken Olsen, fundador da Digital Equipment, em 1977
«Os aspiradores impulsionados por energia nuclear serão uma realidade em dez anos» Alex Lewyt, presidente da fabricante de aspiradores Lewyt, em 1955
«A televisão não vai durar muito, porque as pessoas cansar-se-ão rapidamente de passar todas as noites a olhar para uma caixa de madeira» Darryl Zanuck, produtor da 20th Century Fox, em 1946
«Nunca se irá fabricar um avião maior do que este» engenheiro da Boeing, sobre o 247, que tinha capacidade para dez passageiros, em 1933
«Estamos no limiar do correio via foguete» Arthur Summerfield, director-geral do Serviço Postal, em 1959
«Ninguém vai precisar de mais de 640 Kb de memória no seu PC» Bill Gates, em 1981
«Os norte-americanos precisam do telefone, mas nós não. Nós temos mensageiros de sobra» Sir William Preece, director da oficina britânico dos Correios, em 1878
«O spam estará resolvido em dois anos» Bill Gates, em 2004
«Vai-se acabar por provar que os raio-X são uma farsa» Lord Kelvin, presidente da Royal Society, em 1883.
Gosto das profecias do Gates. Dá-me saudades do meu Spectrum e sim, claro o spam morreu!!!

22 de dezembro de 2008

A rosa e a couve-flor

Não resisti... está fixe. E, é verdade hehehe.

19 de dezembro de 2008

Genética

Dá para nos reconhecer nestes compadres! Será genética histórica?? Nada está bem... nunca. Por princípio.

14 de dezembro de 2008

360 Bottle - garrafas de papel

Um prémio IDEA (International Design Excellence Award) foi atribuído à empresa Brandimage pelas suas garrafas em papel reciclado que podem ser utilizadas com qualquer tipo de líquido. Uma boa alternativa às garrafas de plástico que levam mais de mil anos a degradar-se! Espero que venham a ser comercializadas e adoptadas pelas marcas de refrigerantes e outras que ultimamente se têm mostrado tão preocupadas com o ambiente.

1 de dezembro de 2008

World AIDS Day 2008 - Saindo das sombras

1 de Dezembro. Dia Mundial da luta contra o HIV-AIDS. Na falta de palavras fica o video.


30 de novembro de 2008

Bem a propósito

'I believe that banking institutions are more dangerous to our liberties than standing armies. If the American people ever allow private banks to control the issue of their currency, first by inflation, then by deflation, the banks and corporations that will grow up around the banks will deprive the people of all property until their children wake-up homeless on the continent their fathers conquered.'

Citação atribuída a Thomas Jefferson (1802) quando ainda não existiam computadores, análises de mercado etc. etc.

29 de novembro de 2008

Pedido para 2009

A TODOS MEUS AMIGOS, FAMILIARES e CONHECIDOS

Para todos aqueles que, em 2008, me passaram correntes dizendo que, se reenviasse a mensagem ia ficar rico ou milionário, informo que NÃO FUNCIONOU!

Por isso, em 2009, por favor, mandem dinheiro, presentes ou vales de gasolina.
Obrigada.

PS: NÃO ACEITO ACÇÕES DO BPN NEM DO INSULAR

25 de novembro de 2008

Todos os dias

O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano..
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo:
Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo,
a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.


Mário Quintana

24 de novembro de 2008

Moda solar

O solar está cada vez mais fashion. Veja-se estas bolsas da Noon Solar que têm incorporadas um painel solar capaz de carregar um telemóvel ou um iPod através do sol que entra pela janela do carro.
A energia solar é armazenada numa bateria de lithium-íon, que se encontra dentro da bolsa pelo que o móvel ou o iPod podem ser carregados dia ou noite.
Mas a Noon não se fica por aqui e tem uma filosofia de design muito própria: as bolsas são feitas com materiais biodegradáveis e não tóxicos, as tintas são naturais, as texturas e os padrões são conseguidos através do antigo método japonês Shibori. Cada bolsa é única.

23 de novembro de 2008

G-speak

O g-speak é um sistema operativo que combina comandos gestuais de entrada/saída, considerado o maior avanço em matéria de interface, desde 1984. É preciso ver para compreender e crer.

Quero uma interface destas!

22 de novembro de 2008

Pensamento do dia

"If the global crisis continues, by the end of the year only two Banks will be operational, the Blood Bank and the Sperm Bank!Then these 2 banks will merge and it will be called "The Bloody Fucking Bank"

21 de novembro de 2008

Europeana

Já está acessível através da Internet a biblioteca multimédia online da Europa, a Europeana.
São livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.
O site está a ser muito procurado pelo que não é fácil aceder mas vale bem a pena tentar.
VER AQUI

20 de novembro de 2008

Mamutes a passear no Zoo??

Pouco dias depois da morte de Michael Crichton, o escritor de Parque Jurássico - um cientista faz reviver dinossauros através do ADN recuperado no sangue bebido por mosquitos pré-históricos!! - surge a notícia de que os cientistas decifraram o código genético do Mamute, animal extinto há mais de 3.500 anos.

A equipe de pesquisa, liderada por Stephan Schuster - professor de bioquímica e de biologia molecular na universidade de Penn State, USA - utilizou amostras de espécies de mamute conservadas durante milhares de anos sob camadas subterrâneas de gelo.

É a primeira vez que se consegue obter o genoma de um animal extinto o que pode ajudar a esclarecer as causas da extinção de alguns animais.

Mas será que a ficção se torna realidade? Parece que ainda não mas estivemos mais longe. Deve ser inevitável a tentação de trazer a história para a realidade e resgatar da extinção o antigo paquiderme peludo que os nossos antepassados caçavam...

19 de novembro de 2008

Arquivo fotográfico da "Life"

Uma parte do arquivo fotográfico da revista Life considerado um dos maiores do mundo - mais de 10 milhões de imagens - foi colocado na Internet. O arquivo reúne imagens que datam desde os anos 1750 até aos dias de hoje captadas por alguns dos mais míticos repórteres fotográficos de sempre de personalidades como John Kennedy,Martin Luther King, Walt Disney ou períodos históricos como o domínio nazi da Alemanha.

17 de novembro de 2008

A Oeste nada de novo

A cimeira dos G20 realizada em Washington - num comunicado final com uma dezena de páginas e grandes linhas gerais de actuação - determinou expressamente a reforma e fortalecimento dos mercados financeiros, responsabilizando cada país, com a advertência de que será preciso evitar o excesso de regulação.
No texto lê-se que as reformas “assentarão no livre mercado, no respeito pela propriedade privada, pela liberdade de comércio e de investimento” e ainda que “O excesso de regulação poria em perigo o crescimento económico e aumentaria a contracção dos fluxos de capital, inclusive nos países desenvolvidos

16 de novembro de 2008

Miriam

Miriam Makeba (1932-2008)
Fiquei triste

15 de novembro de 2008

G20

11 de novembro de 2008

As obras de machado de Assis

Para os amantes da leitura fica a informação: O Ministério da Educação Brasileiro disponibiliza a obra completa de Machado de Assis em formato digital. São 246 arquivos, que incluem livros como "Dom Casmurro", "Memórias póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Esaú e Jacó". AQUI

10 de novembro de 2008

ERA UMA VEZ...

... quatro amigos chamados Toda-a-Gente, Alguém, Qualquer-Um e Ninguém.
Havia um trabalho importante para fazer e Toda-a-Gente tinha a certeza que Alguém o faria. Qualquer-Um podia fazê-lo, mas Ninguém o fez. Alguém se zangou porque era um trabalho para Toda-a-Gente. Toda-a-Gente pensou que Qualquer-Um podia tê-lo feito, mas Ninguém constatou que Toda-a-Gente não o faria. No fim, Toda-a-Gente culpou Alguém, quando Ninguém fez o que Qualquer-Um poderia ter feito.
Foi assim que apareceu o Deixa-Andar, para evitar todos estes problemas.
Para complicar, de vez em quando, lá surge Aquele-que-faz-mesmo mas imediatamente Alguém diz e Toda-a-Gente faz eco de que não é nada de especial pois Qualquer-Um podia ter feito apesar de Ninguém o ter feito...

1 de novembro de 2008

Vídeos, música, documentários

SITE com magnífica colecção de vídeos. Organizado por ordem alfabética encontramos um pouco de tudo: Andrea Bocelli, Banda Eva e Ivete Sangalo, Benny Goodman, Bing Crosby, Fred Astaire, Billie HolidayCaetano Veloso e Chico Buarque, Dinah Washington, Diana Krall Elis Regina Glenn Miller Maria Bethânia, Mariza Sammy Davis Jr -É só clicar sobre o título.

30 de outubro de 2008

Engenhocas

O que me espanta não é a capacidade várias vezes demonstrada e reafirmada do Engenhocas que quer ser primeiro-ministro (será que nenhuma alma caridosa lhe explica que os ventoinhas nunca tal permitiriam?!) mas sim as explicações que se tentam dar para as trapalhadas que ele arranja.
Boa altura para ir dicionário procurar palavras como protocolo, lixo, lixo tóxico e aproveitar a oportunidade para discutir coisas sérias neste país como o tratamento do lixo residencial (resíduos sólidos) que não pode continuar nas mãos das câmaras - espantosa aquela ETAR aqui da Praia hehe - e do lixo hospitalar (tóxico e radioactivo, hehe, caso das radiografias por exemplo) que continua por tratar.
Um dia faremos pirâmides com pneus e plásticos...
Pois é bébé!

19 de outubro de 2008

Esta crise lembra-me

11 de outubro de 2008

A flor e o arroz

Um sujeito estava a colocar flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado.
Ele vira-se para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde:
- Sim, quando o seu vier cheirar as flores.

Moral da História: Respeitar as opções do outro, em qualquer aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. Pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto, nunca julgue. Apenas tente compreender.

9 de outubro de 2008

Energias renováveis e design

Para quem tenha preocupações ecológicas e de design este é um plus. O Orbital Light é um gadjet cheio de estilo que combina as duas valências. As lâmpadas LED garantem uma poupança perto dos 80% e juntamente com as formas do candeeiro uma iluminação suave, cheia de jogos de sombra e luz. Eu quero um!!

7 de outubro de 2008

Criatividade

Após um longo período de abstinência no que toca a posts nada como regressar com um tema recorrente neste blog, as energias renováveis aliadas à ilimitada criatividade humana: um aquecedor solar feito em casa.
O inventor é brasileiro, Sr. José Alano, desenvolveu este aquecedor com materiais totalmente reciclados e baratos: garrafas Pet (tipo coca-cola), caixas de leite vazias, tinta preta (fosca) e canos de PVC.
O UAU!!! que isto merece é ainda maior se pensarmos quanto gastamos no aquecimento de água para o banho e a poupança na conta da Electra electricidade.
Parece fácil e divertido de se construir. O projecto pode ser baixado AQUI e o video explicativo foi encontrado AQUI.

11 de agosto de 2008

Bufa a bufa

Publicidade muito bem conseguida da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, uma Organização Não Governamental de Ambiente portuguesa.

10 de agosto de 2008

Great Male Survey

Quem é, e, o que pensa o “homem moderno”? O Great Male Survey pretende dar resposta a esta questão ultrapassando os habituais clichés de homem familiar, homem galinha, homem trabalhador… Mais de 75000 participaram neste inquérito e os resultados não deixam de surpreender. Vale a pena vê-los AQUI, alguns são surpreendentes:
59% Preocupam-se com aquilo que os outros pensam sobre o carro que conduzem
76% Acreditam que têm uma alma gémea
56% Acham que a bebida que tomam reflecte a sua masculinidade
71% Não conseguem saber se a mulher finge um orgasmo
31% Julgam que o aquecimento global é uma invenção dos hippies

9 de agosto de 2008

Carregar o iPhone com... sol

Este gadget é muito útil para todos os vaidosos proprietários do iPhone. Esta capa Solar Powered permite proteger o iPhone daqueles choques e quedas inevitáveis e ao mesmo tempo carregar a bateria (dizem as más-línguas que tem pouca capacidade) com a luz solar.
Uma mais valia para aquela preciosidade que também telefona hehe.A capa tem a sua própria bateria de 1500 mAh, consegue carregar completamente o iPhone e recarrega-se através do painel solar que tem na frente ou através dum Mini USB se estivermos numa área sem sol (o que convenhamos, é difícil por cá…) ou numa noitada.
Só não quero um destes porque não tenho o iPhone.
Podem comprar na Mobile Fun por menos de 30£

5 de agosto de 2008

Autores Africanos - Do Rovuma ao Maputo

Dum site de autores africanos onde podemos encontrar textos de Mia Couto, poesia de Tolentino, de Cachamba, de Jorge Barbosa, de Lara Alda e de tantos outros deste mundo imenso que fala português trago António Gedeão com o poema "A Pedra Filosofal"

"Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida
tão concreta e definida como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso em serenos sobressaltos,
como estes pinheiros altos que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento, de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo num perpetuo movimento.

Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel, arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral, contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia, que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante, rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista, que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim, florete de espadachim,
bastidor, passo de dança, Colombina e Arlequim,
passarola voadora, pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva, alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar, ultra-som, televisão,
desembarque em foguetãona superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança como bola colorida
entre as mãos duma criança
."

3 de agosto de 2008

O Projecto Matrix

“Es detestable esa avaricia espiritual que tienen los que, sabiendo algo, no procuran la transmisión de esos conocimientos” MIGUEL DE UNAMUNO
Vale a pena ver, saber, conhecer e partilhar!!

2 de agosto de 2008

No comments

Cada um bebe o café à sua maneira. Berlusconi lá tem a sua!

22 de julho de 2008

GUIA PRÁTICO DA CIÊNCIA MODERNA

Se mexer, pertence à Biologia.
Se feder, pertence à Química.
Se não funciona, pertence à Física.
Se ninguém entende, é Matemática.
Se não faz sentido, ou é Economia ou é Psicologia.
Se mexer, feder, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido, é INFORMÁTICA!

15 de julho de 2008

Ainda o G-8

Cartoon fantástico de John Branch para o "San Antonio Express News". E vem-me à memória a Susaninha do Quino numa tirada fantástica: vamos fazer um banquete com caviar e lagosta para recolher fundos para comprar pão e massa para os pobres.Encontrado AQUI

14 de julho de 2008

School Bus

Sem comentários. Indian scholl bus

13 de julho de 2008

Apetece

Para encher a alma. Dulce Pontes and Andrea Bocelli. O Mare e Tu.

12 de julho de 2008

Conduzir em rotundas

Na Praia temos uns condutores que faltaram às aulas teóricas e práticas de circulação em rotundas. A Direcção de viação já tentou fazer uns spots na TV mas nada.
Para dissipar todas as dúvidas sobre como fazer uma rotunda nada como este video pedagógico.
É de artista!!

11 de julho de 2008

É crise mesmo

A crise é mesmo crise e global; nenhuma área de negócio escapa: um bordel no Estado do Nevada, nos EUA, está a oferecer gasolina para tentar atrair mais clientes.
Segundo a Reuters, os clientes recebem um "voucher" de 50 dólares de gasolina se pagarem o valor de 300 dólares pelos serviços (o preço de uma hora) do bordel Shady Lady Runch, em Beatty, no Estado de Nevada, que fica a 130 milhas a noroeste de Las Vegas." (...)
LER AQUI

7 de julho de 2008

Ainda a cimeira do G-8

As mudanças ambientais e a crise alimentar mundial marcam esta cimeira dos G8. A prevenção das alterações climáticas remete directamente para o cumprimento do Protocolo de Kioto (1997-2012), que nunca gerou unanimidade e não foi ratificado por vários países que o assinaram, com a justificação de que a sua adopção travaria o desenvolvimento, com graves impactos económicos e sociais. Segundo a WWF, o G8 e alguns dos países convidados para a cimeira são responsáveis por 85% das emissões de gases com efeito de estufa.
O crescimento demográfico, os desastres naturais, o desvio da produção de cereais para biocombustíveis e a especulação bolsista fizeram disparar o custo de alimentos básicos para milhões de pessoas, como o milho, trigo, soja e arroz e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, tem feito apelos ao aumento das ajudas públicas à investigação e ao desenvolvimento agrícola e ao levantamento das restrições às exportações alimentares, impeditivas do acesso dos mais pobres aos excedentes.
Não é que me falte fé mas este cartoon é bem exemplificativo.

Cartoon de Angel Boligan, Cagle Cartoons, El Universal, Mexico City

6 de julho de 2008

G-8 Toyako

Toyako, onde decorre a Cimeira do G8s e se reúnem os líderes dos oito países mais industrializados e dos 14 Estados convidados, é por estes dias a cidade mais vigiada do mundo. Cento e oitenta milhões de euros e 21 mil polícias garantem a segurança em toda a ilha de Hokkaido.
Protestos só em Sapporo, capital da ilha, a 150 quilómetros de distância!! Imagens de ontem dia 5 de Julho.

3 de julho de 2008

Greenpeace

No Japão o período em que um arguido pode estar detido sem que seja formalizada a acusação por qualquer crime durante 23 dias. A Greenpeace continua a envidar todos os esforços para libertar os dois activitas detidos na sequência da denúncia/escândalo da carne de baleia. Fica um jogo interessante e o apelo, pondera colaborar...













29 de junho de 2008

Mu...gabe

Robert Mugabe tomou posse hoje, domingo, depois de ter sido declarado vencedor das eleições em que concorreu sozinho (uma maneira garantida de ganhar) e que segundo os observadores foi caracterizada pela violência e intimidação (sabe-se lá o que esperavam!!).
A UE recusa reconhecer o resultado das eleições mas Mugabe não está nem aí, tal como não está nem aí para as sanções que a comunidade internacional vai impondo ao Zimbabwe.Afinal, Mugabe, aos 84 anos, com (pois é não é!!)24 deles no poder, teve mais de 90,2% dos votos nesta farsa eleição. Segundo consta o dia da eleição foi pacífico...

Aquecedor de água solar

A SOCIEDADE DO SOL também conhecida por SoSol é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2001, em S. Paulo, Brasil que tem como objectivos o desenvolvimento de actividades ligadas ao meio ambiente, na área das energias renováveis incluindo a energia solar e a educação ambiental.
A SoSol tem em curso projectos interessantíssimos entre os quais o Aquecedor Solar de Baixo Custo. O ASBC é um aquecedor solar de água, de 200 a 1.000 litros, que pode substituir, pelo menos parcialmente, termoacumuladores e esquentadores a gás utilizados nas casas e apartamentos e que pesam bastante na factura mensal. Na foto vivendas no onterior de S. Paulo equipadas com o ASBC.
Vale a pena o click no site da SoSol e para quem gosta e tem jeito para bricolage é quase obrigatório… dicas para construir bombas de água manuais, bombas de água de corda, reutilização de águas e aquecedores de piscinas (para quem pode!!! Rss rss)

27 de junho de 2008

Obama e Gore

Nada como o humor...

26 de junho de 2008

Darfur

A situação no Sudão continua a deteriorar-se. A violência intensificou-se. Os preços crescentes da comida e dos preços do combustível reflectem-se na ajuda internacional que tende a diminuir. Dos 17000 homens da missão de pacificação prometidos em Julho de 2007 apenas 2000 chegaram ao Sudão.
Ás vezes a sensação de frustração e impotência instala-se. Tantos apelos, tantas vítimas e tanto tempo que passou. A situação continua a deteriorar-se e o que fica é a impotência internacional para resolver a crise de Darfur.
Mas vale a pena insistir. O silêncio mata. Dentro de duas semanas terá lugar mais uma reunião anual dos G8 no Japão. A Globe for Darfur lança mais uma acção: petição mundial enviada a esses oito líderes dos países mais poderosos do mundo para reforcem a sua acção.
ASSINA AQUI

23 de junho de 2008

Zimbabwe

A retaliação e violência sobre os apoiantes de Morgan Tsvangirai continuam a aumentar na proporção directa da aproximação das eleições presidenciais - as tais que Mugabe não quer perder. Há bem pouco tempo num raid policial foram detidos cerca de 60 apoiantes de Tsvangirai na sede do seu movimento. George Charamba o porta-voz de Mugabe afirmou à CNN que: "The government will act on anyone, anywhere who is thought to be contravening the laws of the country".
O mapa ao lado do blog This is Zimbabwe mostra as situações de intimidação e violência que têm acontecido o que leva à questão: onde não aconteceram?!
No domingo passado Morgan Tsvangirai desistiu das eleições presidenciais marcadas para 27 de Junho, considerando que a segurança dos seus apoiantes não estava garantida e que ao votar arriscavam a vida.
Hoje, Tsvangirai, procurou refúgio na Embaixada holandesa. Robert Mugabe não gostou da desistência que considerou tardia – além de poder aumentar a pressão internacional sobre o Zimbabwe - e recusou por isso o adiamento apesar dos apelos da oposição que se afirma disposta a negociar.
A luz ao fundo do túnel não quer aparecer para este país em que a seca atinge uma agricultura já devastada, onde mais de 4 milhões de pessoas dependem de ajuda alimentar e que tem uma esperança média de vida de 42,5 anos.
Enough is Enough. Rise up Africa.

Quero duas dessas.

Hoje fiquei surpreendida: domingo com luz!
Aproveitei para navegar e descobrir mais um daqueles produtos que me parecem indispensáveis para sobreviver na Praia (lol).
A Nova é uma lanterna da d.light's que me parece muito útil para enfrentar um Verão que não se adivinha nada fácil pela amostra que a Electra nos tem dado. Pode carregar normalmente na tomada mas também pode ser carregada através do pequeno painel solar portátil que a acompanha. Deixa-se a apanhar sol durante o dia e temos 6 a 8 horas de luz por noite.

22 de junho de 2008

Activistas da Greenpeace presos no Japão

Dois dos activistas da Greenpeace que expuseram a fraude da carne de baleia no Japão - Junichi Sato and Toru Suzuki – foram presos alegadamente por terem “furtado” a carne de baleia que entregaram à polícia como prova. Mais de 40 polícias japoneses invadiram os escritórios da Greenpeace e as casas dos seus membros
Entretanto o Tokyo District Prosecutor Office anunciou que foi incapaz de encontrar provas da fraude denunciada pela Greenpeace e que as investigações em curso foram suspensas e as queixas arquivadas.
Se quiseres participar na acção em curso para libertar os activistas da Greenpeace assina AQUI mas antes lê a vasta informação fornecida sobre o caso AQUI e consulta o dossier em pdf com todos os detalhes do caso. Não assines só por assinar!!

Angola

Um repatriamento de fundos congelados provenientes do petróleo a Angola envolve acordo pouco claro com a RUAG empresa de armas suíça que possui fábricas na Suíça, Alemanha e Suécia, e é a maior fabricante de armas de pequeno porte da Europa – entre estas as bombas de fragmentação (cluster). Note-se que a Suíça foi um dos 111 estados a anunciar que irá assinar a Convenção de Munições de Fragmentação, um acordo histórico que proíbe o uso, produção e circulação de bombas de fragmentação.
O projecto de desminagem Angolano faz parte de um acordo datado de 2005 entre a Suíça e Angola para o repatriamento de 21 milhões de dólares de fundos públicos Angolanos (mais 3,2 milhões de dólares de juros), os quais foram desviados para contas bancárias suíças e congelados pelas autoridades suíças como parte de uma investigação de branqueamento de capitais. Os 21 milhões de dólares congelados faziam parte de 774 milhões provenientes de receitas de petróleo angolano depositados numa conta do UBS de Genebra entre 1997 e 2001 e que alegadamente destinados ao abatimento da dívida de Angola à Rússia mas cerca de 600 milhões de dólares foram transferidos para uma série de empresas obscuras e contas offshore pertencentes a oficiais angolanos de alta patente, incluindo o Presidente dos Santos. A investigação foi parada apesar dos apelos de cidadãos angolanos que têm apresentado novas provas!!
A RUAG apesar de não ter a capacidade necessária para execução deste serviço foi simplesmente nomeada sem qualquer concurso pelo Departamento Suíço para o Desenvolvimento e Assistência (DDC) o que levou diversas ONGs entre as quais a Global Witness a apelar às autoridades suíças para que reanalisem a sua decisão e promovam um concurso competitivo para o projecto de desminagem.
Quer-me parecer que dinheiros públicos angolanos que deviam ser repatriados e usados para projectos de desenvolvimento foram entregues a um fabricante de minas terrestres, as tais que tantas e tantas vidas fizeram em Angola. Um fixe sempre a ganhar para a RUAG…Custa-me a compreender estas coisas, mas sou eu que sou simplista decerto.

21 de junho de 2008

Tocha Olímpica passa pelo Tibete

Foi esta manhã - madrugada em Cabo Verde - três meses depois da revolta de tibetanos contra as autoridades chinesas que a Tocha Olímpica atravessou as ruas de Lhasa a capital do Tibete; travessia vigiada por unidades especiais da polícia com assistência limitada às pessoas que dispusessem da acreditação especial.
Os residentes nas ruas percorridas pela Tocha receberam ordem para não sair de casa, as lojas fecharam durante a passagem da tocha e os hóspedes dos hotéis - a cidade continua interdita aos turistas estrangeiros - não podiam sair.
Gonpo, um alpinista tibetano de 75 anos, foi o primeiro atleta a transportar a tocha e as duas horas iniciais da cerimónia foram transmitidas em directo pela televisão chinesa.
A agência oficial de notícias chinesas anunciou hoje que as autoridades libertaram 1.157 manifestantes detidos durante os incidentes de Março no Tibete mas a Amnistia Internacional (AI) denunciou que centenas de pessoas detidas pelo Governo chinês estão desaparecidas desde a sua detenção, e fala ainda num bloqueio informativo e em torturas. Um jovem, de 17 anos, contou à AI que foi torturado até admitir crimes que não tinha cometido. "Muita gente tinha os braços e as pernas partidas ou com ferimentos de balas, mas ninguém os levava ao hospital".
A falta de informação sobre o paradeiro dos detidos e a intimidação aos advogados é também destacada pela AI que afirma que: "Com a tocha olímpica prestes a entrar no Tibete, é uma boa oportunidade para iluminar um pouco a situação". Concordo absolutamente. A China vai abrir portas a milhares de turistas e jornalistas ávidos de descobrir a verdadeira China.

20 de junho de 2008

Mais cartoons

Que querem? Estou deliciada com estes cartoons. Gary Varvel mais uma vez...

16 de junho de 2008

Stairway for the 150 dollars

Cartoon espectacular de Gary Varvel. Para alguns basta sentar e esperar calmamente... uma autêntica straiway to heaven. Os 139 dólares já foram ultrapassados nesta escada para os $150.

14 de junho de 2008

Game over?

Excelente jogo da Greenpeace para pais e filhos aprenderem em conjunto sobre o planeta, ambiente, ecologia e salvarem o mundo. Em português. JOGAR AQUI.

13 de junho de 2008

A verdade que temos de enfrentar

Temos pela frente tempos difíceis. Não há como escapar a esta realidade. Países com maior margem de manobra e menor dependência externa também vão (já estão) sofrer.
Crise alimentar. Crise do petróleo. Arrefecimento da economia e um mercado tão volátil que estremece a um simples comentário do Presidente do BE. Efeito dominó.
A fome já chegou e montou praça em alguns países. Noutros o desemprego sobe a olhos vistos. A ajuda e o financiamento externo tardam e os países que a recebem são escolhidos a dedo. Da conferência alimentar saíram 10 milhões de dólares quando a própria FAU pedia 30 milhões para as necessidades imediatas!
Em momentos como este a demagogia e o incitamento à instabilidade económica são de uma total insensibilidade. As declarações de alguns políticos e empresários deixa claro que os primeiros não têm o mínimo conhecimento da gravidade do que se passa por este mundo fora ou têm por superiores outros interesses, os segundos consideram intocáveis os seus lucros.
Temos de cerrar fileiras e preparar este país para o pior pois só assim podemos esperar o melhor, e se as palavras não chegam fica o desenho, um cartoon espectacular de Gary Varvel... acho que não é preciso dizer que o pequenino somos nós.

12 de junho de 2008

Importa-se de repetir (VIII)

Pois é bebé! Espantoso! A associação dos consumidores (ADECO) que até hoje não fez grande coisa em prol do consumidor acaba de lançar um apelo à greve!!! Importa-se de repetir?!
O mail chegou-me através da rede do Governo ou seja usando meios e o erário público!!
ADECO que acabou de descobrir os cenários internacionais do petróleo... Pois é bebé!Inaugurei a categoria demagogias lol lol lol. $150??? Há quem diga que pode ir aos $200. Lesse o Sanpadjud e certamente andaria melhor informado.
A quem serves?
Aos cabo-verdianos?
É preciso preservar a lucidez, a serenidade e a determinação no meio da tempestade.
Pois é bebé o melhor mesmo é apelar também para a greve no consumo do arroz...

Humor bem brasileiro

Face às reclamações que este blog anda muito sério fica um pouco do humor brasileiro. Um humor poderoso na chamada de atenção para a Amazónia que pouco a pouco vai desaparecendo - agora com a corrida brasileira ao etanol...

Aproveito o post para um obrigada grande au Agry do blog Navegador Solitário que me dá o privilégio de publicar uma entrevista minha. OBRIGADÃO pela entrevista mas essencialmente pelo interesse, generosidade bloguista e por que não dizê-lo pela massagem no ego.

9 de junho de 2008

Idiossincrasia??

Acho graça à patologia autodepreciativa em que nos comprazemos! A nossa opinião sobre o estado do país é quase sempre pior do que os factos. Deve fazer parte do carácter nacional. Se calhar é uma idiossincrasia. E inclui muitos casos de disparidade entre a realidade e a sua percepção.
Por exemplo, diz-se por aí que o país está pior, ora, entre 1999 e 2007 (poderíamos fazer um exercício melhor, de 1975 a 2007, pois há quem ignore que este país nasceu de cofres vazios) é inegável o desenvolvimento de Cabo Verde – No Relatório de Desenvolvimento Humano em 1999 o indicador de Cabo Verde era 0.677, em 2005 atingimos 0,721 [o país da África Negra com resultado + elevado] e em 2007/2008 o indicador é 0,736, quem quiser confirmar basta ir à fonte - mas ignorando os critérios internacionais basta uma boa olhadela ao país:
Há 30 anos a mortalidade infantil era de 108 crianças por cada mil, actualmente estamos abaixo dos 30. Comparando: em Angola, que assim como Cabo Verde é uma antiga colónia portuguesa, um quarto das crianças morrem antes de completarem cinco anos - um número oito vezes superior a Cabo Verde. E isto tendo Angola o mesmo rendimento per capita que Cabo Verde que não tem o petróleo, os diamantes. A esperança de vida de 70 anos é impressionante comparando com a do nosso vizinho Senegal no qual a média da esperança de vida é de 61 anos e de Angola e Moçambique em que ronda os 41 anos.
Um outro exemplo tem a ver com a corrupção. Quer-se fazer passar à força a ideia de que a corrupção é omnipresente e está em crescimento. Contudo, os dados não confirmam o cenário, e observadores internacionais qualificados, como a Transparency Internacional, colocam Cabo Verde em 49º lugar nos países menos corruptos a nível mundial num estudo que abrange 179 países. Sem dúvida que neste indicador como em outros temos de continuar a melhorar - foi aliás a primeira vez e só isso já é positivo que o nosso país foi observado pela TI - mas não somos nem de perto nem de longe um país de corruptos.
Também aqui basta uma olhadela mais atenta ao país: titulares de cargos políticos ou públicos que enriqueceram subitamente, que passaram a proprietários de empresas em sectores chave, não passam despercebidos num país pequeno. Se os há nós sabemos quem são, ou não?
Podem existir factores psicológicos (se calhar até genéticos pois esta é uma tendência profundamente portuguesa) que justificam esta mania nacional, mas entre essas justificações encontro a própria comunicação social, que sistematicamente destaca os traços mais sombrios da realidade social, desprezando ou desvalorizando os aspectos positivos. Existe um populismo noticioso que sublinha a grosso os aspectos negativos e omite ou deprecia as notícias positivas.
Só as más notícias são notícias, mesmo quando não são verdadeiras. É notícia o crime, não a captura do criminoso; a subida da inflação, não a sua descida; a subida do desemprego, não o seu decréscimo. Exemplos? O mais recente: Anuncia-se em grandes parangonas a taxa de manutenção rodoviária, mas provavelmente nunca houve nem haverá notícias a sublinhar a importância do investimento feito (e a fazer) nas estradas e a necessidade da sua manutenção. Não me recordo de ter lido nos jornais que a mobilidade de pessoas e bens é um factor importantíssimo para o aumento da empregabilidade neste país.
Houve na blogolândia quem concluísse que as famílias pobres são as que mais sofrem com a TSMR, uma taxa que tem como pressuposto o princípio do utilizador pagador: quanto mais abasteces_mais circulas_mais usas_mais pagas! Ficámos pois a saber que uma família pobre ou remediada, sem automóvel, pode ser mais afectada pela subida dos combustíveis do que uma família com rendimentos médios ou altos que possui dois carros em utilização corrente... Há coisas improváveis, não há!? Não é inocente a pressão da Moura Company – ela sabe que não pode, por o sector ser regulado, repercutir pelo menos imediatamente a taxa no seu utente…
Ao tratamento noticioso acresce o comentarismo nacional – incluo aqui os blogs - onde realça um estilo habitualmente apostado em negar qualquer progresso do país. Qualquer acontecimento mais grave é transformado numa demonstração inequívoca da incapacidade governativa. Qualquer acontecimento positivo e assobiam para o ar ignorando propositadamente...
As reformas e a modernização são encaradas com dúvida ou displicência: uns teimam em negar a existência de qualquer verdadeira reforma, outros apressam-se a apoiar todas as resistências às mesmas, por mais corporativas ou injustificadas que sejam.
Na verdade, toda a firmeza na condução de reformas modernizadoras corre o risco de ser apelidada de autoritarismo ou, mesmo, como é hábito de totalitarismo de partido único, apesar de mais de metade da nossa história se ter passado em regime democrático.
Claro que que a vulnerabilidade da opinião pública ao enviesamento informativo e opinativo é tanto maior quanto menor for o nível de educação e de autonomia crítica na sociedade. Manifestamente, ainda estamos mal colocados em ambos esses critérios!
Mas esta é só a minha opinião! E não se destina a fazer opinião... porque lá diz o ditado "a cada cabeça a sua sentença".

6 de junho de 2008

José Maria Neves

Esta noite gostei de ouvir o Primeiro Ministro. Parece que finalmente se livrou do complexo de super-protecção e reconheceu que não somos crianças, não somos assim tão desinformados (como alguns parecem fazer crer) e disse a verdade.
Vêm aí tempos difíceis.
Melhor dizendo: já chegaram.
Combustíveis. Alimentos. Desaceleração da economia mundial globalmente considerada. Imobiliário. Desinvestimento. Acreditasse eu nessas coisas e diria que são os sinais do fim do mundo hehe
Foram atempadas as almofadas possíveis. As pequenas precauções de reforçar as classes mais baixas, de isentar alguns produtos. A parceria. A mobilidade.
Imagino o porquê do aumento dos alimentos ainda não nos ter atingido em cheio e de forma brutal como aconteceu em muitos países... imagino o porquê dos preços dos nossos combustíveis face ao preço de outros países.
Mas é inevitável que nos chegue, que nos toque, por melhor que seja a gestão, e, Senhor PM é bom que o saibamos... e que o diga
E saiba o Senhor PM que podia e devia tê-lo dito há mais tempo, porque, afinal:

O mar transmitiu-nos a sua perseverança
Aprendemos com o vento o bailar na desgraça
As cabras ensinaram-nos a comer pedras para não perecermos
...
E as estiagens já não nos metem medo
porque descobrimos a origem das coisas
(quando pudermos!...)
PS: Porque não gravar no betão da barragem os flagelados do Vento Leste?

Arca de Noé

Ainda virada para a animação. Fantástica esta Arca de Noé. Lembra-me uma coisa: a dificuldade que transmitir a quem não sabe (ou não quer saber) alguns factos simples da vida hehe!

5 de junho de 2008

L'Animateur - The Animator - Der Trickzeichner

Encantei-me com esta animação a 3D. Esta versão de Adão e Eva está deliciosa.


Para descobrir como foi feita esta animação, através dos comentários do próprio autor, pode vir aqui.

4 de junho de 2008

E é assim....

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo. Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia. Um dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR

E é assim....
Diariamente, tropeçamos em cobras!

3 de junho de 2008

Mugabe... outra vez!

O Ministro Australiano dos Negócios Estrangeiros, Stephen Smith, considerou obscena a presença de Mugabe na conferência da U.N. que começa hoje (terça feira) em Roma sobre a crise global de alimentos. Este encontro é visto como uma oportunidade para traçar uma estratégia de campanha contra a fome no mundo e ainda estabelecer um equilíbrio entre a segurança alimentar, as alterações climáticas e a bio-energia.
Mugabe é normalmente apontado como o culpado do colapso económico no Zimbabwe, região outrora considerada como o celeiro de África. A população não consegue aceder a bens básicos e a agricultura foi paralisada pela reforma levada a cabo por Mugabe e claro o Zimbabwe tem uma das mais altas taxas de inflacção do mundo. Bert Koenders, ministro alemão para o desenvolvimento afirmou "President Mugabe is personally responsible for the absurdly high food prices and grinding poverty in Zimbabwe,"
Apesar das restrições de circulação que lhe foram impostas, já há alguns anos, parece que Mugabe não pode ser impedido de comparecer às Assembleias das NU e volta a desafiar a proibição europeia de viajar em território da UE.
Entretanto, no Zimbabwe, membros da oposição continuam a ser presos… e mortos.
Será que nenhum dos países da UE emite um mandato de captura por crimes contra a humanidade?

2 de junho de 2008

E se o barril chegar aos $200?

E se o barril chegar aos $200? Esta pergunta insiste em perturbar-me. Foi-me colocada em tom de provocação numa conversa de fim-de-semana por quem sabe que num quadro desses estaríamos no meio de uma calamidade universal. Ignorei a provocação com um golo significativamente maior na cerveja. Inimaginável... a comunidade internacional agirá antes disso...
Hum, ok, lugares comuns. A pergunta continua a perseguir-me. Energia. Alimento. Dinheiro. A Santíssima Trindade dos nossos tempos?
Estaremos preparados? O que acontecerá se o barril chegar aos $200 dólares? O que fazer se esta escalada vertiginosa dos preços dos combustíveis e dos cereais continuar? O que fazer se esta subida (artificial ou não) dos combustíveis não for parada?
Numa conjuntura (que já dura) internacional profundamente instável, na qual a subida constante do petróleo e a crise dos cereais tem sido tema recorrente em todos os media, por cá apesar das ténues (muito ténues) tentativas do Governo para explicar que Cabo Verde não está isolado no mundo, apesar de ser óbvio para todos (será!? para alguns parece que temos o orçamento do Katar) que somos um país vulnerável, predominantemente importador e, com uma eficiência energética nula, parece-me que a questão ainda não é vista como um problema.

1 de junho de 2008

Dia da Criança



28 de maio de 2008

SIDA - uma pessoa morre a cada dez segundos

Publicidade forte da Sidaction, uma ONG francesa envolvida no combate ao SIDA que tem desenvolvido projectos em França e também em África. Sempre com campanhas publicitárias choque.
Vale a pena ver... perturbante!

27 de maio de 2008

Apetece

Um dia assim, sem news. Sem guerras, sem violência, sem terramotos, maremotos, inundações, furacões. Heaven is a place were nothing, nothing ever happen cantavam os Simply Red...

25 de maio de 2008

Violência contra a mulher

Um egípcio decapitou a própria filha porque desconfiou que ela tinha tido relações sexuais.
Esta notícia da AFP, de 24 de Maio, choca-me mas não é surpresa. A violência contra a mulher – um eufemismo essa expressão violência do género – atinge níveis inqualificáveis em muitos países. A excisão, a violação sistemática, o apedrejamento são práticas consolidadas em muitos países. A morte nas mãos de familiares que alegam desonra da família é uma realidade em muitos países. Há mulheres que sofrem violências que nem consigo imaginar.
Há poucos dias li um post tocante no blog Fantasia de uma egípcia. Denunciava este tipo de situações. E é desse blog que trago esta citação de Janis Joplin “Don't compromise yourself. You are all you've got.” São mulheres que estão sozinhas e apenas se têm a si próprias para enfrentar numa batalha que já dura há séculos a sociedade, a família, o sistema político, o sistema religioso... No mês passado, por exemplo, 26 activistas - jornalistas, editoras de sites, assistentes sociais - de direitos humanos iranianas foram presas pelo crime de defender a vida, a liberdade e os direitos humanos das mulheres.
Inqualificável isto no século XXI!!
Enquanto escrevo a CNN desenvolve a notícia que a Phoenix aterrou em Marte.

Morremos e ressuscitamos todos os anos

Dia de África. Tanta coisa para dizer de África, de nós africanos...
Fica apenas um poema, Flagelados do Vento Leste, de Ovídio Martins, marcou-me ainda criança. Este poema nosso, cabo-verdiano, africano, que elogia a coragem dum povo pode também, julgo eu, homenagear a coragem do povo africano.

Nós somos os flagelados do Vento-Leste!
A nosso favor
não houve campanhas de solidariedade
não se abriram os lares para nos abrigar
e não houve braços estendidos fraternamente para nós
Somos os flagelados do Vento-Leste!
O mar transmitiu-nos a sua perseverança
Aprendemos com o vento o bailar na desgraça
As cabras ensinaram-nos a comer pedras para não perecermos
Somos os flagelados do Vento-Leste!
Morremos e ressuscitamos todos os anos
para desespero dos que nos impedem a caminhada
Teimosamente continuamos de pé
num desafio aos deuses e aos homens
E as estiagens já não nos metem medo
porque descobrimos a origem das coisas
(quando pudermos!...)
Somos os flagelados do Vento-Leste!
Os homens esqueceram-se de nos chamar irmãos
E as vozes solidárias que temos sempre escutado
São apenas
as vozes do mar
que nos salgou o sangue
as vozes do vento
que nos entranhou o ritmo do equilíbrio
e as vozes das nossas montanhas
estranha e silenciosamente musicais
Nós somos os flagelados do Vento-Leste!

Flagelados do Vento Leste de Ovídio Martins via Con(ou sem)tigo

Música clássica

Musopen é um excelente site para quem gosta de música clássica. Permite fazer o download de sinfonias, concertos, cantatas e sonatas de compositores como Frédéric Chopin, Franz Schubert, Bach Tchaikovsky, etc. etc. Link aqui

24 de maio de 2008

O poder da pedalada...

Pedalar e carregar o laptop, o telemóvel ou o MP3 é a proposta deste Pedal Powered Gadget Charger LED Spotlight Combo Contraption (não havia nome mais comprido??).
Este gadget vem mesmo a calhar para quem, como eu, precisa de se pôr em forma e gosta de poupar na conta da Electra. Sem falar na utilidade que tem durante um apagão (não sei mas o meu móvel insiste em ficar sem bateria nessas ocasiões) . E vem com lanterna!
Produção chinesa com preço que ronda os $140 dólares. Espero que chegue rapidamente às nossas lojas.

22 de maio de 2008

R e l a x

Relaxar é preciso... diz o ZQZ. Nada como seguir bons conselhos. Para relaxar intensamente! Porque o paraíso comporta diferentes visões...

21 de maio de 2008

Iluminação pública

Filú perdeu. Ulisses ganhou. A vida regressa à normalidade depois de uns dias bem intensos.
Os outdoors continuam por aí espalhados (e são muitos não são?) Que tal dar-lhes uma utilidade?
O outdoor da foto foi transformado numa solar plant - unidade de produção de energia solar - e gera aproximadamente 3.4 Kw de electricidade durante o dia. Dizem os donos do anúncio a Pacific Gas and Electric (PG&E) que se trata de electricidade mais do que suficiente para uma família de quatro pessoas.
O anúncio, em si, está muito interessante: "Isto não é um outdoor. Isto é uma fábrica de energia"
Falando de energia, lembro-me logo duma das questões cuja solução foi prometida. A iluminação pública. Promessas à parte todos sabemos que é um daqueles problemas difíceis de solucionar.
Então que tal apostar na inovação? Vou recuperar um post antigo (não vá alguém dizer que só agora me lembrei disto... lol, estava a brincar) e voltar à carga com a iluminação pública solar.
Estas árvores solares, próprias para a iluminação pública, foram desenhadas por Ross Lovegrove para o Museu Angewandte Kunst (MAK) em Vienna no âmbito de um projecto intitulado DESIGN, NATURE AND ART. Ficavam lindas aqui na Praia... mais lindas do que em Milão.

20 de maio de 2008

Espectáculo estas autárquicas da Praia

Disparates e nonsense à parte (ou de ambas as partes) um autêntico show estas eleições. Com 87 de 130 mesas apuradas Ulisses segue à frente (informação da CNE às 22:40) com 570 votos de avanço (caso a calculadora esteja a funcionar bem).
Já deu para tudo neste carrossel de ora um ora outro... mas esta parece-me ser a maior vantagem. Mas ainda não é decisiva. Faltam cerca de 11000 votos! Diria a Hillary Clinton que até à lavagem dos cestos é vindima... hehehe. Isto até me lembra uma daquelas super terça-feira em que a diferença era tão pouca entre Obama e Clinton que a CNN nem previsões fazia.
Julgo que a final a diferença será menor do que aquela que acontece neste momento (não consigo actualizar, anda tudo ao mesmo lol). Menor seja para que lado for. Em termos de votos que faltam aqueles 570 votos representam 0,05%. O mesmo raciocínio pode ser feito para o outro lado... por isso também julgo que a diferença pode ser maior.
Deve ser engraçada esta contagem e por isso mesmo tão lenta... voto a voto: saiu 1 milímetro do quadrado, é nulo! Não não é. Tá no meu quadrado! Já não vês é nada, tá é no meu. Escreveu com tinta azul, é nulo? Verde e amarelo dá azul por isso é nulo. LOL LOL
Teria sido mais engraçado ainda se Ulisses tem tido a calma necessária para não pôr gente na rua a festejar 300 votos. Muita ânsia por aquela cadeira não é?? Não sei porquê...
Peço desculpa por esperar resultados oficiais com uma diferença de 570 votos. Manias democráticas que me custam a perder. Não é por considerar a CNE mais credível que o Dico, longe de mim tal coisa. E não levem a peito que também não consideraria o Filú credível se ele tivesse feito o mesmo.
Mas adiante que se faz tarde...
Li muita coisa; comentários que mostram desconhecimento do próprio sistema eleitoral. É compreensível. Menos compreensível os ataques pessoais de alguns.
Triste pela falta de respeito pelos mortos e desaparecidos do Zimbabwe a comparação que alguns (julgo que no auge da euforia) pretenderam fazer. Por desconhecimento do que é a situação no Zimbabwe? Desconhecimento do que é dor? Espero que se trate de meros entusiasmos excessivos acompanhados por privação momentânea!
Em democracia é preciso saber perder, importa e muito saber ganhar (mais uma vez trago Zau à colação) e importa também não perder o respeito pelo outro. Porque quando se perde esse respeito a democracia perde.
Zimbabwe é um assunto sério (são vários os posts a esse propósito neste blog) como africana que sou inquieta-me e perturba-me.

WorldWide Telescope

Agora já podemos ter um telescópio no pc. A Microsoft já disponibilizou o download do WorldWide Telescope. Um espanto estas novas tecnologias.
Um espanto maior ainda a viagem aos confins do espaço que proporciona.
Imagens belíssimas!
Download AQUI

19 de maio de 2008

20 anos de (r)evolução nos telemóveis

Há poucos dias falava do primeiro dito telemóvel que vi. Dito porque a coisa era tudo menos móvel. Estava eu na Faculdade hehehe. Fantástico o que se passou de 1985 para cá neste sector.

For more How to videos check out 5min.com

Importa-se de repetir (VII)

Pois é bebé! O candidato do MPD à Câmara Municipal da Praia reclama vitória!! Com cerca de 25% das mesas contadas e uma diferença em número de votos inferior a 300!! Precipitação? Inexperiência política? Importa-se de repetir? Sem se rir?
Outras opções se desenham e não me agradam. reclamar vitória, comemorar vitórias quando nem a meio da primeira parte se chegou parece-me chamar estúpidos aos outros (a mim e a todos os cabo-verdianos) ou pior ainda tentar provocar os ânimos, gerando dúvidas e desconfianças. Há políticos que se recusam a sair do 3º mundo.
Pois é bebé (ou será que é bebe). A ver vamos. Eu cá espero pelo fim do jogo!

Autárquicas

Acabou. A campanha e a eleição. Só não acabam os disparates.
Não votei. Mais uma fiz por ignorar o que me diz Brecht: "Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
Não me arrependo. Poucas foram as propostas que ouvi… promessas essas ouvi muitas. O “como” é que vão ser cumpridas é que não ouvi. Ouvi muito denegrir o outro em detrimento de propostas concretas. Chateia! As insinuações de fraude também. Chateia! Denegrir o país em prol da vitória numa autarquia deixa-me sem comentários. Jimi Hendrix socorre-me: "Quando o poder do amor se sobrepuser ao amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz". Há quem ame demais o poder!!!
O saber aceitar uma avaliação negativa dum trabalho é tão importante como saber aceitar uma expectativa positiva num desempenho.
E nisto é preciso saudar a Zau. Pela campanha digna, pelas palavras pós vitória e destaco e sublinho: a avaliação negativa nalgumas zonas do concelho serve para melhorar o meu desempenho e corrigir os erros. (citação de memória)
Grande mulher. Até pelo lenço amarelo… sem os complexos cromáticos que grassam por aí.
Estivesse eu aí e talvez não me estivesse a lembrar de Brecht

18 de maio de 2008

FootPrint

Excelente cartoon de Jake Fuller que ilustra a questão dos bio-combustíveis e a crise alimentar. Ou como o Inferno está cheio de boas intenções!!
Encontrado aqui no Notas ao Café.

Anarquistas graças a Deus

Fiquei triste. Morreu Zélia Gattai, escritora, fotógrafa e activista política, aos 91 anos muitos deles partilhados com Jorge Amado. Zélia Gattai e Jorge Amado foram forçados ao exílio em 1948. Exílio que foi também uma oportunidade para privarem com Pablo Neruda, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Paul Éluard, Picasso, Fréderic Curie entre outros.
Zélia tinha histórias para contar, um particular jeito para as contar e contou-as a partir do seu primeiro livro Anarquistas, Graças a Deus. Adoro o título deste livro que nos conta a vida dos imigrantes italianos em São Paulo no começo do século XX. Histórias da sua família,anarquistas que defendiam uma sociedade sem leis, sem religião ou propriedade privada, em que mulheres e homens tivessem os mesmos direitos e deveres o que conduziu à prisão o seu pai, Ernesto Gattai durante o Estado Novo.
Uma vida plena… uma vida de luta! Adeus Zélia.
Excerto do livro Memorial do Amor:
“Minha mãe costumava dizer que eu era uma pessoa de sorte: “Ela nasceu com a estrela”, repetia sempre com a maior convicção. Eu achava que mamãe apenas sonhava, pois eu sempre lutara, mas nem sempre conseguira o meu intento.”

Apetece

Tracy e o rei. Chapman e B.B. King... Apetece uma e outra e outra e outra vez! Há encontros felizes!

17 de maio de 2008

Escândalo no Japão

A Greenpeace divulgou a investigação que tem em curso há meses: a coberto de barcos de pesquisa toneladas de carne de baleia, capturadas no oceano Antártico, são contrabandeadas no Japão. A Greenpeace Japan afirmou na última quinta-feira que vai apresentar queixas crime contra 12 crew tripulantes de um barco de pesquisa. Pode ler mais AQUI.







Elementar, meu caro Watson...

Filosofia ou humor? Para começar bem o fim de semana é bom lembrar que devíamos manter as coisas simples ou pelo menos não as complicar mais...
Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar.
Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e de uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir.
Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo: - Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê...
Watson responde: - Vejo milhares e milhares de estrelas...
Holmes, então, pergunta: - E o que significa isso?
Watson pondera por um minuto, depois enumera:
- 1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias e, potencialmente, biliões de planetas.
-2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.
-3. Temporalmente, deduzo que são, aproximadamente, 03h15min, pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes.
5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia. Correcto?
Holmes fica um minuto em silêncio e diz: - Watson, seu idiota! Significa que alguém nos roubou a tenda!!!

Moral da história: A vida é simples, nós é que a complicamos!

15 de maio de 2008

Bloggers Unite - Fome

Há coisas que não fazem sentido nesta África minha. Nesta África mil vezes esventrada. Nesta África sempre adiada… mas que resiste.
O abutre espera. Respeitoso mas a curta distância. Espera. Uma morte que já tem como certa. Pele e ossos é o que resta dessa criança. Ainda respira e é esse sopro de vida que o abutre respeita.
E nós? Que respeito temos pela vida? Catorze anos depois o que mudou?
Foto de Kevin Carter tirada no povoado de Ayod, no sul do Sudão em Março de 1993, publicada no New York Times. Ganhou o Pulitzer do fotojornalismo em 1994.
O fotógrafo sul-africano suicidou-se em 27 de Julho de 1994 depois ter recebido o Prémio.

O que aconteceu à criança sudanesa ninguém sabe.

O silêncio mata... a tua voz pode salvar!

A iniciativa Bloggers Unite para uma blogagem colectiva, pelos direitos humanos, pela esperança é importante. Chamam a atenção, trazem os temas para os media, para as mesas de café e convocam os dirigentes mundiais à acção. Vem-me à memória Martin Luther King: "o silêncio dos bons". é esse silêncio que temos de evitar!
Darfur é um desses exemplos. Sem a blogosfera e o trabalho de inúmeras associações pelos direitos humanos Darfur já teria sido esquecido.
Recupero um post de Março deste ano destacando um excerto duma entrevista do embaixador sudanês em Washigton ao Washigton Post:"See how many people are dying in Darfur: None," e à pergunta sobre os 2 milhões de desaparecidos respondeu "I am not a statistician."
A violência em Darfur aumentou novamente, com ataques das forças rebeldes por um lado e a retaliação governamental contra as populações por outro. Há poucos dias atrás bombas sudanesas caíram numa escola matando 13 pessoas, 7 das quais crianças. A comunidade internacional demorou mais de 48 horas a intervir. A força de paz internacional que depois de forte pressão foi aceite não tem meios de intervenção!
Há mais de quatro anos que Darfur espera por uma solução...