3 de junho de 2008

Mugabe... outra vez!

O Ministro Australiano dos Negócios Estrangeiros, Stephen Smith, considerou obscena a presença de Mugabe na conferência da U.N. que começa hoje (terça feira) em Roma sobre a crise global de alimentos. Este encontro é visto como uma oportunidade para traçar uma estratégia de campanha contra a fome no mundo e ainda estabelecer um equilíbrio entre a segurança alimentar, as alterações climáticas e a bio-energia.
Mugabe é normalmente apontado como o culpado do colapso económico no Zimbabwe, região outrora considerada como o celeiro de África. A população não consegue aceder a bens básicos e a agricultura foi paralisada pela reforma levada a cabo por Mugabe e claro o Zimbabwe tem uma das mais altas taxas de inflacção do mundo. Bert Koenders, ministro alemão para o desenvolvimento afirmou "President Mugabe is personally responsible for the absurdly high food prices and grinding poverty in Zimbabwe,"
Apesar das restrições de circulação que lhe foram impostas, já há alguns anos, parece que Mugabe não pode ser impedido de comparecer às Assembleias das NU e volta a desafiar a proibição europeia de viajar em território da UE.
Entretanto, no Zimbabwe, membros da oposição continuam a ser presos… e mortos.
Será que nenhum dos países da UE emite um mandato de captura por crimes contra a humanidade?

0 comments: