23 de junho de 2008

Zimbabwe

A retaliação e violência sobre os apoiantes de Morgan Tsvangirai continuam a aumentar na proporção directa da aproximação das eleições presidenciais - as tais que Mugabe não quer perder. Há bem pouco tempo num raid policial foram detidos cerca de 60 apoiantes de Tsvangirai na sede do seu movimento. George Charamba o porta-voz de Mugabe afirmou à CNN que: "The government will act on anyone, anywhere who is thought to be contravening the laws of the country".
O mapa ao lado do blog This is Zimbabwe mostra as situações de intimidação e violência que têm acontecido o que leva à questão: onde não aconteceram?!
No domingo passado Morgan Tsvangirai desistiu das eleições presidenciais marcadas para 27 de Junho, considerando que a segurança dos seus apoiantes não estava garantida e que ao votar arriscavam a vida.
Hoje, Tsvangirai, procurou refúgio na Embaixada holandesa. Robert Mugabe não gostou da desistência que considerou tardia – além de poder aumentar a pressão internacional sobre o Zimbabwe - e recusou por isso o adiamento apesar dos apelos da oposição que se afirma disposta a negociar.
A luz ao fundo do túnel não quer aparecer para este país em que a seca atinge uma agricultura já devastada, onde mais de 4 milhões de pessoas dependem de ajuda alimentar e que tem uma esperança média de vida de 42,5 anos.
Enough is Enough. Rise up Africa.

0 comments: