15 de maio de 2008

O silêncio mata... a tua voz pode salvar!

A iniciativa Bloggers Unite para uma blogagem colectiva, pelos direitos humanos, pela esperança é importante. Chamam a atenção, trazem os temas para os media, para as mesas de café e convocam os dirigentes mundiais à acção. Vem-me à memória Martin Luther King: "o silêncio dos bons". é esse silêncio que temos de evitar!
Darfur é um desses exemplos. Sem a blogosfera e o trabalho de inúmeras associações pelos direitos humanos Darfur já teria sido esquecido.
Recupero um post de Março deste ano destacando um excerto duma entrevista do embaixador sudanês em Washigton ao Washigton Post:"See how many people are dying in Darfur: None," e à pergunta sobre os 2 milhões de desaparecidos respondeu "I am not a statistician."
A violência em Darfur aumentou novamente, com ataques das forças rebeldes por um lado e a retaliação governamental contra as populações por outro. Há poucos dias atrás bombas sudanesas caíram numa escola matando 13 pessoas, 7 das quais crianças. A comunidade internacional demorou mais de 48 horas a intervir. A força de paz internacional que depois de forte pressão foi aceite não tem meios de intervenção!
Há mais de quatro anos que Darfur espera por uma solução...

0 comments: