13 de junho de 2008

A verdade que temos de enfrentar

Temos pela frente tempos difíceis. Não há como escapar a esta realidade. Países com maior margem de manobra e menor dependência externa também vão (já estão) sofrer.
Crise alimentar. Crise do petróleo. Arrefecimento da economia e um mercado tão volátil que estremece a um simples comentário do Presidente do BE. Efeito dominó.
A fome já chegou e montou praça em alguns países. Noutros o desemprego sobe a olhos vistos. A ajuda e o financiamento externo tardam e os países que a recebem são escolhidos a dedo. Da conferência alimentar saíram 10 milhões de dólares quando a própria FAU pedia 30 milhões para as necessidades imediatas!
Em momentos como este a demagogia e o incitamento à instabilidade económica são de uma total insensibilidade. As declarações de alguns políticos e empresários deixa claro que os primeiros não têm o mínimo conhecimento da gravidade do que se passa por este mundo fora ou têm por superiores outros interesses, os segundos consideram intocáveis os seus lucros.
Temos de cerrar fileiras e preparar este país para o pior pois só assim podemos esperar o melhor, e se as palavras não chegam fica o desenho, um cartoon espectacular de Gary Varvel... acho que não é preciso dizer que o pequenino somos nós.

0 comments: