21 de junho de 2008

Tocha Olímpica passa pelo Tibete

Foi esta manhã - madrugada em Cabo Verde - três meses depois da revolta de tibetanos contra as autoridades chinesas que a Tocha Olímpica atravessou as ruas de Lhasa a capital do Tibete; travessia vigiada por unidades especiais da polícia com assistência limitada às pessoas que dispusessem da acreditação especial.
Os residentes nas ruas percorridas pela Tocha receberam ordem para não sair de casa, as lojas fecharam durante a passagem da tocha e os hóspedes dos hotéis - a cidade continua interdita aos turistas estrangeiros - não podiam sair.
Gonpo, um alpinista tibetano de 75 anos, foi o primeiro atleta a transportar a tocha e as duas horas iniciais da cerimónia foram transmitidas em directo pela televisão chinesa.
A agência oficial de notícias chinesas anunciou hoje que as autoridades libertaram 1.157 manifestantes detidos durante os incidentes de Março no Tibete mas a Amnistia Internacional (AI) denunciou que centenas de pessoas detidas pelo Governo chinês estão desaparecidas desde a sua detenção, e fala ainda num bloqueio informativo e em torturas. Um jovem, de 17 anos, contou à AI que foi torturado até admitir crimes que não tinha cometido. "Muita gente tinha os braços e as pernas partidas ou com ferimentos de balas, mas ninguém os levava ao hospital".
A falta de informação sobre o paradeiro dos detidos e a intimidação aos advogados é também destacada pela AI que afirma que: "Com a tocha olímpica prestes a entrar no Tibete, é uma boa oportunidade para iluminar um pouco a situação". Concordo absolutamente. A China vai abrir portas a milhares de turistas e jornalistas ávidos de descobrir a verdadeira China.

2 comments:

Esperemos que de facto os jornalistas possam investigar bem fundo e trazer a podridão toda para a luz do dia. Estas situaçõs todas deviam ser inadmissiveis nos dias que correm.

Acho que sim, vai ser uma oportunidade de ouro para a imprensa entrar e investigar algumas situações.