15 de maio de 2008

Bloggers Unite For Human Rights - Violência doméstica

Blogar sobre Direitos Humanos. Complicado porque são muitas as causas. Quis começar por uma causa nacional e escolhi a violência doméstica particularmente a que respeita às crianças.
É ainda um assunto tabu na nossa sociedade. Fingimos ignorar que por trás de portas fechadas - como diz a Dina Salústio num trabalho que já tem uns anos mas se mantém actual - a violência familiar é uma realidade. Bater na mulher ou nos filhos é um costume nacional antigo.
Mas nem só de violência física (ou directamente física) se trata! Os maus tratos e a violência sobre crianças não se esgotam no acto de bater: não prover às necessidades de um filho, sejam as alimentares, as escolares ou as afectivas é violência. Cada criança abandonada nas nossas ruas é uma vítima da violência duma mãe e dum pai que não quiseram cuidar da "cria".
Inquieta-me que a nossa opinião pública não responsabilize esses pais, pelo contrário, pede-se contas ao Estado. Inquieta-me que nos nossos tribunais não exista um processo por crime de abandono de menor por cada criança nas nossas ruas. Isso inquieta-me porque desresponsabiliza. Qualquer trabalho social começa com a responsabilidade! E, a crítica social, clara e aberta, a esse tipo de comportamentos pode ser uma poderosa ferramenta para a mudança de mentalidades, tal como a publicidade (este anúncio está muito bom).

2 comments:

Excelente! Muy buen post...

Saludos desde Canada

Gabriel - Live from Waterloo