7 de maio de 2008

Blog “Generación Y”

A autora do blogue “Generación Y”, Yoani Sánchez, não conseguiu autorização para sair de Cuba.
Yoani Sánchez que não é jornalista reside em Havana e foi galardoada com o prémio Ortega y Gasset de Jornalismo na categoria “Jornalismo digital” prémio que lhe seria entregue hoje em Madrid mas Raúl Castro não lhe deu autorização para sair do país.
O blog fala do quotidiano de Cuba, lança muitas interrogações sobre a situação política e social vivida no país e por diversas vezes a censura cubana já bloqueou os acessos. A própria autora para actualizar o blog tinha de fintar os censores mas persistiu sem medos (ou com eles) ou auto-censuras. Como de costume na Net os bloqueios funcionaram como publicidade e em Fevereiro deste ano, por exemplo, o blog teve mais de um milhão de visitas… a revista Time incluiu a autora na lista das 100 pessoas mais influentes do planeta.
O Governo cubano apesar de não ter dito um explícito não ao pedido de autorização para a deslocação, também não autorizou e burocracia administrativa para trás e para a frente e o tempo útil para Yoani estar presente na cerimónia de entrega dos prémios em Madrid.
Uma coisa fica certa em Cuba: mudanças mas pouco. A abertura vai-se ficando pelas palavras…
Parabéns aqui do Sanpadjud para o Generacion Y cantarolando o "não há machado que corte a raiz ao pensamento"

0 comments: