10 de maio de 2008

Solar Shades

Quem por aqui passa decerto já reparou que acredito convictamente na energia solar. Na energia solar e na quantidade de soluções que na última década têm aparecido nesta matéria, com designers e engenheiros a encontrarem maneiras cada vez mais inovadoras de trazer estas soluções para as nossas vidas.
Falo muito sobre isso e sobre a necessidade de investirmos na energia solar - pariculares e Estado. Normalmente recebo como resposta que o investimento ainda é elevado. Será? Com o barril a 126 dólares? Cabo Verde tem tido um percurso admirável, com opções certas – a aposta na rega gota a gota tentando garantir alguma autonomia alimentar parece agora muito certa, não é… - apesar duma economia mundial em constante crise na qual as dificuldades para os pequenos países aumentam a olhos vistos, mas o futuro não se avizinha fácil.
Acredito que a energia solar é a ideal para este país (haja dinheiro que de vontade não se trata, certamente, para esse investimento) e que equipamentos como este da foto abaixo são soluções viáveis. O VEIL Solar Shades transforma luz solar em energia e dá sombra! E tem um design fantástico, é um óptimo mobiliário urbano capaz de valorizar uma cidade. É fácil imaginar coisas como esta no pátio duma escola, sombra para os miúdos e escola autónoma do ponto de vista energético.
Um projecto da empresa australiana de design Buronorth para a Victorian Eco-Innovation Lab (VEIL)

0 comments: