11 de março de 2008

¿Por qué no me calla?

Prometi não postar! Nem uma palavrinha sobre aquela coisa. Pelo menos enquanto não sair do choque. E não vou postar, nem falar, nem teclar, nem comentar. Contudo:
Faz-me rir de tão aplicável uma frase do Manuel Serrão: "Basta possuir umas noções básicas de Direito(como aquelas que se adquirem nos consultórios jurídicos de revistas como a Maria ou a Ragazza) para saber que...".
E as palavras de Brecht perseguem-me desde esse dia. Palavras mais perigosas que qualquer conspiração terrorista: "Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis; ninguém consegue induzi-los a fazer justiça."
E de Brecht também um texto de que gosto muito, longo mas vale a pena:
“Sente-se.Está sentado? Encoste-se tranquilamente na cadeira.
Deve sentir-se bem instalado e descontraído. Pode fumar.
É importante que me escute com muita atenção. Ouve-me bem? Tenho algo a dizer-lhe que vai interessá-lo.
Você é um idiota.
Está realmente a escutar-me? Não há pois dúvida alguma de que me ouve com clareza e distinção?
Então repito: você é um idiota. Um idiota. I como Isabel; D como Dinis; outro I como Irene; O como Orlando; T como Teodoro; A como Ana.
Idiota. Por favor não me interrompa. Não deve interromper-me. Você é um idiota.
Não diga nada. Não venha com evasivas. Você é um idiota. Ponto final.
Aliás não sou o único a dizê-lo. A senhora sua mãe já o diz há muito tempo. Você é um idiota. Pergunte pois aos seus parentes. Se você não é um idiota…claro, a você não lho dirão, porque você se tornaria vingativo como todos os idiotas.
Mas os que o rodeiam já há muitos dias e anos sabem que você é um idiota.
É típico que você o negue. Isso mesmo: é típico que o Idiota negue que o é. Oh, como se torna difícil convencer um idiota de que é um Idiota. É francamente fatigante.
Como vê, preciso de dizer mais uma vez que você é um Idiota e no entanto não é desinteressante para você saber o que você é e no entanto é uma desvantagem para você não saber o que toda a gente sabe.
Ah sim, acha você que tem exactamente as mesmas ideias do seu parceiro. Mas também ele é um idiota.
Faça favor, não se console a dizer que há outros Idiotas: Você é um Idiota. De resto isso não é grave. É assim que você consegue chegar aos 80 anos.
Em matéria de negócios é mesmo uma vantagem. E então na política! Não há dinheiro que o pague. Na qualidade de Idiota você não precisa de se preocupar com mais nada. E você é Idiota (Formidável, não acha?)”
E para terminar esta maré de citações vem-me à memória uma que ouvi muitas vezes da minha mãe e que me consola sempre:
"Algum dia em qualquer parte, inevitavelmente, você há de encontrar-se consigo mesmo, e só de você depende que seja a mais amarga de suas horas ou seu melhor momento"

0 comments: