21 de março de 2008

Criatividade

Daniel Sheridan um jovem estudante de design, impressionado com as dificuldades energéticas que encontrou em África, mais precisamente no Kenya, inventou um sistema de iluminação para escolas (e não só) partindo daquela velha brincadeira do cavalinho! A inspiração surgiu-lhe durante uma acção de voluntariado em Wasimi, a sul de Mombasa onde ajudou a construir uma escola: "The number of children we saw there that loved to play, and their energy and their vibrancy, I thought it would be great if I could somehow make use of this.".”
É simples! E por ser simples brilhante! O movimento de sobe e desce produzido pela criança enquanto brinca produz energia que é transferida para a unidade de armazenamento através de um cabo subterrâneo. Dez minutos de brincadeira iluminam uma sala de aula durante uma tarde…
Tal como Sheridan disse à BBC desenvolvimento sem energia é impossível. Nestas pequenas/grandes ideias estão muitas vezes as soluções para problemas concretos.
África precisa desta criatividade e destas soluções alternativas. Pensar os problemas e resolvê-los com criatividade.
As potencialidades de aplicação deste invento não se esgotam nas escolas do Kenya… é também uma solução para a pequena produção de energia para satisfazer, por exemplo, parte das necessidades domésticas e é bom lembrar mais uma vez a questão do ambiente e a importância da poupança energética - mesmo para quem aparentemente tem energia 24 horas dia/365 dias ano. A redução da dependência do combustível fóssil é hoje um imperativo global.
O nosso problema com a electricidade não começa nem se esgota na Electra. Se não reduzirmos a nossa dependência - e sejamos claros: o petróleo vai continuar a aumentar ou no mínimo o preço pouco vai descer - vamos ter problemas sérios. Criatividade e iniciativa precisam-se.

0 comments: