22 de abril de 2008

Mais uma super terça feira...

Esta terça feira as urnas já abriram na Pensilvânia, e os democratas continuam a votos nesta saga Clinton versus Obama. Hillary Clinton é favorita e precisa duma vitória esmagadora para se manter na corrida às presidenciais dos EUA.
Com 139 delegados menos do que Obama, Hillary tem de vencer por cerca de 20 pontos percentuais ou mais na Pensilvânia e vencer as nove primárias que faltam para chegar à liderança. Possível? Sei lá.
Claro que nenhum dos candidatos será capaz de juntar os 2025 candidatos necessários para vencer a nomeação, pelo que a escolha do candidato presidencial deve caber aos super-delegados - são aproximadamente 800 e podem votar em qualquer um dos candidatos, independentemente do resultado das votações dos estados.
O que é motivo suficiente para Clinton continuar esta luta se obtiver um segundo fôlego hoje, como prevêem as sondagens que lhe dão cerca de dez pontos de vantagem sobre Obama.
O que é certo e facto incontestável é o dinheiro gasto por ambos os candidatos. Perdi a conta aos milhões. Obama previa gastar 42 milhões de dólares em Abril e Clinton que recolheu apenas 20 milhões está no vermelho, com dívidas superiores a 10 milhões de dólares.
Caramba! Isto só Março e Abril!! No total Obama obteve fundos superiores a 235 milhões de dólares para esta campanha e Clinton apesar de mais modesta deve ter ultrapassado e bem a centena.
Ainda bem que são ambos humanistas e preocupados com as questões mundiais!!!
Por isso nada como transmitir-lhes umas notícias que lhes devem ter passado despercebidas numa campanha tão envolvente:
A directora do programa alimentar mundial, Josette Sheeran, afirma que 100 milhões de pessoas necessitam de intervenção urgente e o chefe do Banco Mundial, Robert Zoellick, divulgou que o Programa Alimentar Mundial necessita de 500 milhões de dólares para aliviar a fome face à duplicação dos preços do trigo e do arroz.

0 comments: