11 de abril de 2008

Boicote da UE à cerimónia de abertura de Beijing?!

O Parlamento Europeu votou ontem, 10 de Abril, uma resolução não vinculativa de boicote à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 se a China não se comprometer a falar com o Dalai Lama sobre a situação no Tibete.
Não sei se é bom ou se é mau. Também não sei se o que motiva a UE é a situação no Tibete que perdoem-me a expressão já tem barbas...
Não defendo um boicote a Beijing. Tenho uma desconfiança pemanente destas coisas: de que serviu o boicote aos Jogos de Montreal pelas nações africanas, ou o boicote a Moscovo pelos americanos ou o boicote a Los Angeles pelo bloco leste?
Hitler teria desistido dos seus planos se os jogos de Berlim tivessem sido boicotados? Não foram... o que permitiu que num ambiente hostil, nuns jogos preparados para o triunfo dos atletas alemães, no meio da propaganda nazi que promovia o conceito de "superioridade ariana" e descrevia os negros como raça inferior, Jesse Owen, um homem (por acaso negro, por acaso neto de escravos) arrebatasse quatro medalhas de ouro. Diz a lenda que na terceira medalha Hitler abandonou o estádio e que não compareceu para ver a quarta... É disto que se fazem os sonhos! É uma visão romântica? Se calhar é!

O video está fixe mas não percebo a parte final!

4 comments:

Gostei demais de seu blog!!
Gostaria de saber se poderia colocar o teu link diante dos meus favoritos em meu blog.
..e nunca é demais : Free Tibet!
Abraços

Obrigada Lica. O prazer é meu...

Sobre o Tibet, vê o video o que OG colocou no blog dele:
http://digreja.blogspot.com/
Olha que dá que pensar.

O fim? Pareceu-me que foi feito para um publico alvo, os indianos. Tata é um carro totalmente indiano feito na India.

Gato Esteves.

Olá Gato. Tens razão dá que pensar! As coisas nunca são a preto e branco.