5 de março de 2013

O Liberal e a auto-estima

O Liberal encontra-se indisponível há alguns dias. É pena porque neste regresso à WEBlândia cabo-verdiana tentei recuperar o atraso nas leituras e pôr-me a par das crónicas de mal-dizer características desse site.
O Liberal é um exemplo (há outros) da necessidade urgente de auto-estima da Nação cabo-verdiana. 
Que outro país aceitaria sem questionar motivações e competências, editoriais escritos por um indivíduo que cumpriu 12 (doze) anos de prisão efectiva? Em Portugal cumprir 12 anos de cadeia significa que se foi condenado a 16 anos (saiu ao terço da pena) ou 24 anos (saiu ao meio da pena). Em qualquer dos casos, 16 ou 25, estamos face a penas reservadas a crimes graves tipo: homicídio, tráfico de droga, pedofilia, roubo... venha o Diabo e escolha.
Que outro país aceitaria que um intitulado órgão de comunicação social fosse dirigido por um cadastrado fosse ele pedófilo, homicida ou traficante?
Cabo Verde precisa de auto-estima! É sempre esse o pensamento que me assalta quando leio os editoriais ou as ditas notícias sempre destrutivas - o que é diferente de crítico - de tudo o que não se insere no sistema aprovado pelos mandantes do Liberal. E fazem-no através de simples maledicência. O problema de facto não é do Liberal. É da impunidade que decorre da lentidão de um sistema judicial ainda imberbe e despreparado... É da falta de auto-estima de alguns sempre prontos à maledicência que nem se dão ao trabalho de reflectir um pouco que seja por maior e mais evidente que seja a demagogia.
Cabo Verde precisa de investimento, de desenvolvimento, de empreendedorismo mas precisa acima de tudo de auto-estima. Precisa de auto-estima para deitar fora esse complexo de inferioridade que permite  por exemplo que um qualquer individuo nos trate (com evidente paternalismo) como colonizados sub-desenvolvidos. Mas precisa de auto-estima acima de tudo para que as pequenas (grandes) vitórias de desenvolvimento que vamos tendo sejam consolidadas e sustentáveis.

26 comments:

Fazias falta nos blogs. Este regresso é para durar? Gostei do post.

Uma vez que quem escreveu isto se esconde e não se identifica, vou eu dar-lhe um nome: "ANORMAL".
O Anormal que escreveu isto não sabe o que diz, não investiga, inventa histórias e ainda por cima critica jornalistas. Ou então está a fazer um "favor" ou um "frete" a alguém.
Ó Anormal, não sei sequer se sabes ler português, mas se conseguires entender estas palavras: Vai-te foder!
Porque escrever artigos, esquece! Não é para qualquer um.

E já agora, vê lá se tens tomates para publicar este comentário. É que é capaz de te dar um pouco de auto-estima...

Resposta ao primeiro comentário: Obrigada! é bom estar de volta mas há coisas que não mudam

Resposta ao 2º comentário: a falta de argumentos resulta sempre no insulto não é?
Este blog está na Net há muito e tem nome, Sanpadjud... Jornalista neste país tem carteira e está inscrito na AJOC... é preciso mais do que ser português. E sim, parece que doeu mas é verdade... 12 (doze anos) de cadeia. Resta saber porquê! As opções como se vê não são muitas!
Quanto ao sentimento de superioridade (bem expresso no "não sei se sabes ler" que mancada...) aqui não resulta. Cabo Verde com muito orgulho! Toda a gente pode comentar, sem filtros. Claro que o vernáculo bem à portuguesa seria cortado se fosse dirigido a outrem que não a mim. Volte sempre... na normalidade

O Individuo em questão, não estve preso 20 nos, mas sim nove anos e meio e, não foi nem de longe nem de perto pelo que o acusam, foi um crime de falsificação de documentos, que nada têm a ver com o que se diz nesse BLOG, pagou pelo que fez, fez uma revolta nas cadeias portuguesas e, muito contribuiu para que o sistema melhoresse, não podemos ver só o lado mau. Tenho muita coisa contra ele, mas essa eu tenho que defender!

Sr. Sampadjud... FRACO, muito fraco... Fraquiiiinho... elogio o seu esforço em prol da nossa nação, Cabo Verde bem precisa, mas sinceramente este post está muito fraco. Cabo Verde precisa de conteúdo, profundeza, clareza e sustentabilidade. Mentes e espíritos abertos. Quer dizer então que pessoas que cumpriram pena de prisão não deviam dirigir jornais? Já agora, podem trabalhar? Que tipo de profissões? Este espírito leviano e inconsequente, impregnado de futilidades, não faz falta a Cabo Verde, com todo o respeito sr. bloguista. Espero ver um post seu melhorzinho, para o bem de Cabo Verde.

P.S: Cabo Verde precisa também de pessoas que se assumem. Eu, chamo-me Seidi dos Santos ;)

Abraço, caminho é pa frenti.

Seidi:
Nada contra a ressocialização de reclusos... acho óptimo mas nem todos os países aceitam este tipo de situações. A questão mantém-se: a cidadania passa pela auto-estima e não podemos aceitar todas as maledicências e tudo o mais que nos despejam a pretexto duma pretensa superioridade moral e intelectual que afinal não existe. O Liberal lança pretensas notícias através de editoriais da responsabilidade da direcção sem qualquer respeito pelas regras do jornalismo e afinal onde está a legitimidade da superioridade moral que se arrogam?? Q questão não é o director (mero instrumento/joguete) é a nossa aceitação passiva. Gostei que tivesse questionado o post e criticado, oxalá o faça quando são "notícias" publicadas em órgãos de comunicação social. E tenha a mesmo nível de exigência que tem para com este blog. Agradecemos todos os contributos e através dum contributo foi possível precisar que foram 9 anos e meio cumpridos por falsificação de documentos

kuse ki nhos fla? jornalista ka ten di apresenta registo criminal pa ten cartera? ke lá ka podi ser normal
Walter

O Sr. do Blog, esqueceu-se do mais importante do meu comentário, deixou pela rama os nove anos e meio de pisão, mas nada disse acerca do muito que ele fez pelas melhores condições de vida dentro das prisôas, através de muitas greves de fome, ele mudou o sistema prisional português. As prisões portuguesas nunca mais foram as mesmas, fundan do inclusivé uma associação para a defesa dos direitos dos. Lutou por UMA JUSTIÇA JUSTA, que é coisa que pelos vistyos o Sr. não sabe o que é! Falar é fácil, estar nlo terreno é bem mais difícil.
SOFIA GANHÃO

Óptimo Sofia. Ainda bem que o tempo de cadeia foi bem aproveitado e que as cadeias portuguesas nunca mais serão as mesmas! Não passei por elas mas acho óptimo e julgo que todos os que lá estão agradecem. E isso dá-lhe legitimidade para a tal paternalista superioridade moral e intelectual e ainda justifica que se aceite todo e qualquer vomitado despejado (não esquecer que é essa a questão). Percebi! BooooaA

Não vou alimentar o que eu chamo de falta de carácter de quem anda a mando do poder instituído. Deve estar a ganhar algo com esta trica, talvez um lugar no Governo, quem sabe? Tal como todos os países africanos, só se governa quem está com o poder e com todas as suas manobras, enquanto o POVO, esse sim vive na miséria e, é com isso que se devia preocupar, mas não pode, não é?

Quem não aplaude o Liberal anda a mando do poder? OO Liberal é um joguete do poder isntituído que quer continuar a ser poder à força. LOL A arrogância que o Sanpa falava já se mostrou na forma que fala dos africanos.

Não é anónimo. É o Eliseu. A opção do google não funciona. Atacam os governos de esquerda sempre que conseguem desenvolvimento. Não podem ver um país africano a desenvolver e com gente instruída

Sofia: aprecio os seus comentários e a sua defesa. Lamento informá-la que os mercenários são outros... quem a mando dos que querem o poder a qualquer custo faz dum auto-intitulado órgão de comunicação social um espaço de "tricas". O Sanpadjud é um blog portanto uma página pessoal que no entanto tem o cuidado de publicar factos. E neste caso estamos perante um facto, cumprimento de pena maior (que a própria Silva confirma) por crime de falsificação. Desengano-a mais uma vez: Cabo Verde não é Portugal e aqui é mais fácil "governar-se" quem fala mal do Governo. Sanpadjud critica quando tem criticar mas tal como a maioria dos cabo-verdianos não ignora o trabalho feito. Uma informação gratuita: não sou militante do PAICV e nunca votei neste Governo. Quanto à sua referência ao países africanos... sim Cabo Verde é um país africano. Com orgulho!

Eliseu: Acho que basta colocar o email quando a caixa abre
Obrigada por comentares e sim tens razão!

O feitiço virou contra o feiticeiro...os apoiantes do Liberal não gostam. São factos não são suspeitas.

O feitiço não se virou nada, eu não apoio, nem nunca apoei o Loberal, era mais um jornal, se dizia verdades ou mentiras, a vocês diz respeito, vocês é que são daí! Eu sou democrata e prezo a democracia, é óbvio que a democracia europeia, não pode ser transportada para África, são culturas diferentes. Para vossa informação sou de esquerda e não apoio ditaduras, sejam elas de onde forem, Não apoio partidos únicos e como vivi em Angola uns anos, vi bem de perto o que aquele POVO sofre e sofreu com a ditadura instalada, vivi de 1992 a 1995, não foi no tempo do fascismo!
Quanto ao crime de colarinho branco, o Sr. não sabe do que está a falar, crime de colarinho branco é aqueles que fizeram e fazem o que vocês acolhem no vosso País, tal como o Isaltino de Morais como o Dias Loureiro que descapitalou o BPN para formar aí um banco e não só e, tudo com o dinheiro dos contribuintes portugueses, mas pelos vistos não vos chegou, vocês estão ne mesma que nós. Esses sim são crimes de colarinho branco que nunca vão chegar a tribunal, são fuguras importantes.
Penso Sr do Blog evia ver mais esta vertente e a corrupção de vai por aí, tal como cá, em vez de se preocupar tanto com um indíviduo, à frente de um jornal e ser branco, pensei que vocês já tinham ultrapassado esta questão, mas não, está-lhes na massa do sangue. Preocupe-se sim com o que se passa por aí e tente mudar alguma coisa, não com calúnias, mas com verdades!

Sofia: O comentário do feitiço não é meu. Parece muito interessada nas coisas por cá! Não sei (nem me interessa) se o indivíduo é branco mas sei que esteve preso. Facto confirmado por si. Falsificação de documentos portanto crime de colarinho branco e não de sangue. Facto. Provado e comprovável. Difamação é o que o Liberal fazia aqui e nesse aspecto este blog não segue essa linha e portanto também eu não concordo com esse comentário. Quanto às suas opiniões sobre África... são suas e a liberdade de opinião é uma realidade no Sanpadjud. Por isso volte sempre e continue a opinar.
Quanto ao BPN foram as autoridades cabo-verdianas que denunciaram o Insular... leia o relatório (está na Net) da vossa Assembleia. Este blog também já se referiu à proximidade entre alguns políticos deste país - Carlos Veiga por exemplo - e alguns políticos mal-afamados daí numa relação que vem desde a década de 90. Como vê :D não trás novidade mas terá aqui sempre espaço para se referir a isso

Eu sou uma cidadã do mundo, interesso-me o que se passa nos países do mundo, mais ainda o que se passa com os paíes que estiveram ligados a Portugal, isso para vocês, criolos, raça superior, pelos vistos, não tem importância, importância sim é denegrir a imagem de quem vocês não gostem! Vasculhem o meu passado e para vossa satisfação estou mais limpa que muitos dos vossos governanantes, não tenho telhados de vidro felizmente, a não ser ajudar, quem não merece, como é o caso de alguns membros da vossA comunidade. Obrigada por me lembrarem que há coisas que não devemos fazer, como caso de muitas vezes vos defender. Virem a espada para quem está a atulhar esse país na miséria!

SOFIA: correndo o risco de eternizar este diálogo cá vai:
1. O Sanpadjud é um blog portanto uma página pessoal; não é um órgão de comunicação social
2. O post que está a comentar não se refere a si (acho! porque a leitura do seu último comentário deixa dúvidas) e vasculhar dá muito trabalho. Preferimos procurar informação já confirmada na Net. Se quiser confessar alguma coisa não há problema mas retomo o 1: é blog, não confessionário.
3. O Sanpadjud acha que os cabo-verdianos devem saber que o director de um auto-intitulado jornal cumpriu pena maior por crime de falsificação de documentos (informação sua). É mentira ou era segredo? Já se sabe que é verdade... por isso a sua insistência só pode ter a ver com segredo... de Polichinelo kkk
4. A verdade não denigre, liberta
5. Você é que veio aqui... e vai ficando pelos vistos
6. Obrigada pela defesa. Se especificar onde e quando (e se quiser) publica-se a sua defesa dos cabo-verdianos. Todos gostamos de ser defendidos... a propósito ou não: defende-nos do quê?
7. Quanto às considerações pessoais a propósito do autor deste blog e outras mais gerais a propósito dos crioulos e cabo-verdianos... acredito na liberdade de expressão

Não sei porque essa senhora venha defender esse senhor, ele deixou-a com uma dívida avultadissima em Portugal, vivia ainda com ela e já vivia na Praia com a Vera Pires, levou-lhe coisas de casa, como lençois e mais coisas de casa para viver com ela em C. Verde e vivia com essa senhora, que não deve ser séria, porque se fosse não aceitava o que ele lebvou de Portugal. Ele de facto é um homem que não tem caracter e mais é um vigarista. vigarizou esta senhora|

O disparate anda à solta por aqui, misturam-se meias verdades com lençóis e maledicência. Conheço há vários anos o António Alte Pinho, sou cabo-verdiano, vivo em Lisboa há muitos anos e não me escondo por detrás do anonimato. Chamo-me Jorge Furtado Morais e estou bem identificado no Facebook. Quem os tiver no sítio que vá lá bolçar ódio insano ou, então, que diga na cara do António o que aqui vem defecar.
https://www.facebook.com/jorge.furtadomorais?ref=tn_tnmn

Este Sr. Furtado, não conhece nem de sombras. o Alte Pnho, se o conhecesse, saberia que o siz não é verdade. Ele que lhe pergunte as dívias que ele deixou em Portugal e quais oos amigos?

O meu amigo António Alte Pinho, se deixou dívidas em Portugal, pode contar comigo para o ajudar.
E termino por aqui os meus comentários, os "anónimos" só nessa condição se permitem vomitar sobre um homem íntegro e um combatente da justiça e da liberdade.

Homem integrego? Um homem de esquerda passa à direita, que é o MPD denão de direita, ele que foi do MRRPP que tenhha vergonha! Quanto a si Sr. Furtado se quer ajudá-lo a pagar as dívidas,pergunte-lhe o que ficou a dever à Sra com quen vivia, talvez assim lhe alivie um pouco, pois da ma vez que veio a Portugal ela teve que lhe pagar uma mlta de 400 euros ao tribunal pata ele poder entrar!

Então Sr. Furtado era só conversa? Ou está na disposição de pagar a essa sanhora? Vá chegue-se à frente, ou é igual a ele?