11 de fevereiro de 2008

Atentado em Dili contra Ramos Horta

O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, foi ferido durante um ataque à sua residência em Dili. Indivíduos dispararam contra a casa de Ramos-Horta, a partir de dois automóveis, por volta das 7 horas da manhã locais.
No tiroteio que se seguiu o major rebelde, Alfredo Reinado, que liderava o ataque, foi morto a tiro pelos guardas presidenciais. Um dos guardas também foi morto no ataque.
Ramos-Horta sofreu um ferimento de bala no estômago, e foi submetido a uma intervenção cirúrgica por médicos militares australianos, no heliporto de Díli (capital).
Segundo parece Xanana Gusmão também foi atacado na mesma altura em que o Presidente de Timor, Ramos-Horta, foi alvejado num ataque à sua residência quando seguia de Balíbar para Díli, para a cidade, tendo a sua viatura ficado completamente destruída.
Dois ataques em simultâneo que não indiciam nada de bom!
O ataque ao Presidente Ramos Horta ocorre num momento em que diversos ministros e diplomatas da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) se encontram em Dili para a VIII Reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP prevista para os dias 11 e 12 e que teria lugar no Palácio Presidencial. Entre eles encontra-se o Ministro do Trabalho Família e Solidariedade, de Cabo Verde, Sidónio Monteiro e António Neves, Presidente do INPS.
A reunião esteve prevista para o ano passado, mas não se realizou devido à instabilidade política que se vivia em Timor.
Ramos Horta assumiu a Presidência de Timor em 20 de Maio de 2007, sucedendo a Xanana Gusmão e antes disso foi Ministro de Negócios Estrangeiros de Timor-Leste desde a independência em 2002 e durante a ocupação indonésia entre 1975 e 1999 foi o porta-voz da resistência timorense. Foi laureado em 1996 com o Prémio Nobel da Paz conjuntamente com Bispo Ximenes Belo pelo contínuo esforço para mudar a situação em Timor-Leste.

0 comments: