28 de fevereiro de 2008

Profile in Success: Africa’s Cape Verde

Título de um artigo de J. Peter Pham, publicado recentemente (21 de Fevereiro 2008) na revista americana Family Security Matters. Um artigo longo que pode ser lido AQUI.
Gosto destas referências positivas sobre Cabo Verde, fazem bem ao ego colectivo, principalmente quando são feitas com consciência do nosso ponto de partida e do caminho já percorrido.
Ponto de partida que muita gente parece ignorar ou querer ignorar – um dos países mais pobres do mundo e naturalmente uma vulnerabilidade das mais altas a nível mundial e nem vale a pena falar de PIB e produtividades ou coisas assim!
No mês passado (Janeiro) a Freedom House divulgou os resultados da mais recente edição de “Freedom in the World”, o seu relatório anual sobre a situação dos direitos políticos globais e liberdades civis no mundo.
De acordo com o relatório o ano 2007 foi marcado por um retrocesso a nível mundial nomeadamente no Sul da Ásia nos territórios da antiga União Soviética anterior e no Oriente.
Cabo Verde é considerado um país de liberdade, tanto no que toca aos Direitos políticos como às liberdades civis. Afirma-se claramente que Cabo Verde é um país em que a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa estão garantidas.
Digam o que disserem é motivo de orgulho colectivo pois é um feito colectivo (e tanta falta nos faz este orgulho).
É bom ter consciência (pena é que sejam sistematicamente os de fora a despertá-la) que somos hoje menos vulneráveis e menos dependentes do que éramos e a certeza de que liberdade não é mijar na rua.

2 comments:

Mas há muito o hábito do Caboverdiano mijar na rua?

hehehehe algum, algum, mas vai passando de moda...