10 de fevereiro de 2008

Mudando as lâmpadas

Mudar as lâmpadas incandescentes das nossas casas para lâmpadas que economizam energia é uma das campanhas lançadas a nível mundial para combater as alterações climáticas. Parece pouco? Não é! A iluminação é responsável por cerca de 10 a 15% do consumo de electricidade total duma habitação.
E nós por cá não podemos ser alheios a isso. Porquê? Ora essa! Somos ilhas no meio do Atlântico e parece que as ilhas são extremamente sensíveis aos fenómenos de alteração climática, particularmente, à elevação do nível médio do mar. Mas se não quisermos dar atenção a isso pensemos na necessidade de reduzir a nossa dependência energética – brigam as comadres, o barril do petróleo sobe e a malta fica à rasca a protestar o aumento do custo de vida.
A verdade é que as energias renováveis como a eólica e a solar fazem parte da resposta mas a intervenção mais rápida (e efectiva) é simplesmente usar menos energia.
E neste ponto cada um de nós tem um papel a desempenhar. E podemos começar com uma simples troca de lâmpadas.
Já estão a comentar: preço e disponibilidade! Ora essa! Começando pelo fim: não é preciso trocar hoje todas as lâmpadas lá de casa. Com as lâmpadas fluorescentes normais (ou melhor ainda com as compactas) obtêm-se poupanças de energia que compensam a diferença de preço – as fluorescentes têm 10 vezes mais horas de vida (toca a multiplicar o preço da lâmpada por 10) e consomem 5 a 6 vezes menos electricidade. Contas feitas:
Não é tão complicado assim. Poupa-se dinheiro.
Claro que não é só sobre lâmpadas incandescentes. Mudar as lâmpadas é apenas um modo de começar. De qualquer maneira de cada vez que usamos uma lâmpada daquelas que economiza energia poupamos o planeta de uns bons kg de dióxido de carbono .

0 comments: