24 de janeiro de 2008

Fazedor de Utopias

Não pude estar presente no lançamento do “O Fazedor de Utopias – Uma Biografia de Amílcar Cabral» do escritor e jornalista angolano António Tomás. Gostaria de ter lá estado, quatro dias depois de se completarem 35 anos sobre a morte de Amílcar, em Janeiro de 1973 é bom ver publicada aqui em Cabo Verde uma biografia que tenta reconstituir a vida de Cabral e dar conta da época conturbada em que se desenrolou a gesta nacionalista africana.
Citando José Eduardo Agualusa “Tenho para mim que foi uma das figuras mais interessantes do século XX, uma espécie melhorada (muito melhorada mesmo) de Che Guevara africano. O facto de o seu nome e de a sua obra dizerem hoje tão pouco às novas gerações de intelectuais africanos, e de ser praticamente desconhecido fora do continente, afigura-se-me uma enorme injustiça”
Nalguns sectores estranha-se que o autor seja angolano! É-me indiferente, julgo que Amílcar atingiu o estatuto de personalidade mundial e talvez seja importante que esta primeira biografia tenha sido escrita nem por um caboverdiano nem por um guineense permitindo-lhe assim evitar a idolatria nacionalista e os equívocos e estereótipos (que já chateiam) partidarizantes com que teimamos em reescrever a história.
Em entrevista à Lusa António Tomás afirmou:
“Amílcar Cabral tinha um lado ingénuo muito grande. Entregou-se generosamente à causa da independência, na qual depositava uma grande esperança. Acreditou até ao fim, mesmo quando começaram algumas traições dentro do próprio PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde)”
“Em nome desse futuro, (Amílcar Cabral) ofereceu os melhores anos da sua vida e por ele morreu. Hoje, desaparecidas as utopias que animaram a luta por tais futuros, que lugar tem Amílcar Cabral?”, interroga-se o escritor e jornalista.
Amílcar tem um lugar maior! Na nossa história, na africanidade e na História Mundial!

2 comments:

livro é sempre bom, principalmente o de biografias, tem sempre conteúdo.
Levei teu banner pro meu blog e obrigada pela colocação do meu aqui, beijos

É verdade! E esta biografia, descomprometida e com uma linguagem leve parece ter bastante conteúdo mesmo.
Obrigada por levar o banner.
Bjs