11 de janeiro de 2008

Batuko Santiago

Alguns dias de silêncio como consequência da passagem de ano em S. Vicente! Foi necessário recuperar algumas noites mal (ou nada) dormidas. Dormir é um desperdício na Mindelo em festa mas o corpo já pedia tréguas: "quando a cabeça não tem juízo corpo é que paga" lol!
Recuperação activa na Praia. Há algum tempo que não ia ao Quintal da Música, o espaço continua agradabilíssimo e tive a sorte de acertar com um dos meus espectáculos favoritos, o batuko. Eram as Batucadeiras Tradisson di Terra. O batuko é uma das tradições mais bonitas di nôs terra e uma herança cultural que felizmente parece renascer.
São mulheres que se juntam para cantar e tocar. Cantar sobre a vida que levam, os sonhos, as esperanças, as desilusões, as tristezas, a dureza, os homens, os filhos. Tudo pode ser tema! Tocar a tchabeta feita de um monte de panos envolvidos em si mesmos. A energia que estas mulheres transmitem é fantástica.
Não paro de me surpreender com a capacidade de superarem o cansaço e depois de um dia de trabalho duro brindarem-nos com uma actuação de mais de duas horas.
Fica um pequeno registo mas há videos disponíveis no youtube.

0 comments: