25 de março de 2013

Gravidez na adolescência


Esta notícia dando conta de casos de gravidez precoce no liceu despertou-me a atenção principalmente pelos comentários. O assunto da gravidez precoce deve ser tratado com seriedade e custa muito admitir que neste país ainda haja quem faça este tipo de comentário: «Qual e a diuference em trazer o filhinho para o mundo aos 16 em vez de 36 ?Aos 16 deve receber cuidados especiais da parte da familia das autoridades das associacoes etc Aos 26 -36 ja tem un corpo cheio de toxinas ,alcol droga ,talvez sera uma desempregada ,frustrada e como outros problemas e dai vai afectar a educacao da criança» - transcrito tal e qual, nem os erros ortográficos corrigi. 
Ou ainda quem considere que «E dever de governo educar a juventude».
Estes comentários dão conta de uma mentalidade que teima em permanecer viva e de uma desresponsabilização que continua a ser tolerada e se calhar bem vista na nossa sociedade. Uma jovem de 16 anos pode até ter a capacidade física mas sem dúvida não terá a capacidade financeira para sustentar e educar uma criança. Ou será que temos os filhos para outros sustentarem??? E coloca em causa a sua própria formação profissional preparando-se isso sim para uma vida difícil.
Nos comentários não se fala do futuro papá, nem dos casos em que o papá é um adulto que devia ser processado criminalmente por violação ou abuso de menores.
Mas enfim! Há coisas que só o tempo… e o investimento na educação curam. 

0 comments: