S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

31 de janeiro de 2009

Luz solar

Sabia que a luz solar que chega ao nosso planeta num minuto é suficiente para suprir as necessidades de energia mundiais durante um ano? Eu também não sabia mas faz sentido. O que não faz sentido é que continuemos a usar tão pouco essa energia.
É certo que o investimento necessário para equipar uma casa com energia solar não está ao alcance de todos, mas existem gadgets úteis e que nos fazem poupar uns trocos que bem que podiam estar disponíveis no nosso país (parece um bom negócio para qualquer empreendedor).
A Stainless Steel Solar Light é um desses exemplos. Feita de aço parece durável, o design é elegante e pode sem custos energéticos iluminar um jardim ou um quintal.

30 de janeiro de 2009

If there’s anything more important than my ego

"If there’s anything more important than my ego around, I want it caught and shot now."
The Hitchhiker's Guide to the Galaxy de Douglas Adams.
Devia ser de leitura ou audição ou visionamento obrigatório. Para não nos levarmos tão a sério.

29 de janeiro de 2009

Estudos de impacto ambiental on-line

O site do Sistema de Informação Ambiental de Cabo Verde disponibiliza on-line estudos de impacto ambiental. Por preguiça recupero um extrato de um post com quase um ano em que tentei contribuir para divulgar o site que descobri absolutamente por acaso pouco depois da sua criação e que hoje já conta com mais de 800 000 visitas:
"Vale a pena uma visita demorada (e repetida) para absorver a imensa informação presente no site.
Informação sobre o Perfil Ambiental de Cabo Verde, os estudos de impacto ambiental já levados a cabo, legislação nacional em vigor - muita coisa feita nos últimos anos em matéria de Ambiente e Pescas - convenções internacionais ratificadas por Cabo Verde e portanto em vigor no nosso país.

Tudo sobre o ambiente no nosso país levando à letra a definição de sistema de informação ambiental: “toda a informação referente ao estado do ambiente, bem como as actividades ou as medidas susceptíveis de afectar ou protege-lo”.Pequeno aparte para referir que desde a publicação do Decreto-Lei n.º 2/2002, de 21 de Janeiro que a extracção e exploração de areias, nas dunas, nas praias, nas águas interiores, na faixa costeira e no mar territorial, é proibida mas trata-se de uma contra-ordenação (e não crime). Quando a legislação "anda muito à frente" das pessoas a que serve torna-se ineficiente mas depois de cinco anos julgo que já se pode dar mais um passo e criminalizar ainda que levemente para preparar uma futura (mas não distante) criminalização forte."

28 de janeiro de 2009

Raúl Varela?

Segundo o jornal A Semana o MpD indicou o juiz Raul Varela para o STJ. O mesmo que se encontra sem mandato há mais de seis anos... o mesmo juiz que segundo a Nação mandou soltar o Barbosa e o Tita. O mesmo que já passou a idade da reforma... o mesmo que... deixa para lá!
Alguém me explica o porquê desta confirmação?

27 de janeiro de 2009

Fórum Social Mundial, 2009

A crise económica mundial parece provocar alterações na agenda do Fórum Social Mundial, 2009, que vai ter lugar no Belém do Pará, na Amazónia, local escolhido justamente porque seria o primeiro fórum onde temas como a sustentabilidade ambiental, a desflorestação, as alterações climáticas e o modelo económico como predador do meio ambiente seriam centrais.
O agravamento da crise ditou leis e a partir de hoje, mais de 100 mil pessoas começam a discutir “a falência do modelo neoliberal que regeu a globalização”, sem esquecer a abordagem ecológica.
A comissão organizadora do Fórum de Mídia Livre, que aconteceu na segunda-feira em Belém, no Pará, considera que há ainda dificuldades de integração e barreiras para a mídia alternativa nos países lusófonos.
O Fórum Social Mundial é o contraponto do Fórum Económico Mundial que reúne os países mais ricos do planeta em Davos, na Suíça, e é um evento sempre interessante e diversificado pois paralelamente acontecem outros debates. Ontem, segunda-feira teve lugar o Fórum de Mídia Livre e a comissão organizadora considerou que há ainda dificuldades de integração e barreiras para os media alternativos nos países lusófonos. O editor-chefe da Revista Fórum, criada após o primeiro Fórum Social, em 2001, Renato Rovai, que integrou a comissão organizadora, lamentou o facto da relação entre os países lusófonos não ser tão forte como a existente no mundo de língua espanhola. Segundo afirmou, o movimento de media livre já é um fenómeno sólido e foi favorecido pelo avanço das novas tecnologias de comunicação e de informação. "Pode ter uma rede de blogs de diferentes países que falam português, de Cabo Verde, Angola e Moçambique", disse, acrescentando que esta relação, ainda, está marcada pelas barreiras e distanciamentos geográficos.

25 de janeiro de 2009

Importa-se de repetir

O primeiro ministro italiano, Sílvio Berlusconi comentou os recentes e sucessivos casos de violação em Itália com um: "Teríamos que ter (nas ruas) tantos soldados quantas mulheres italianas bonitas existem, creio que não o conseguiremos nunca".
Pois é bébé... sempre em grande forma.
A reacção não se fez esperar e o líder do Partido Democrata, Walter Veltroni, classificou a expressão como "piadas de mau gosto" do chefe do Governo "perante o drama de tantas mulheres que foram violadas nos últimos dias".

23 de janeiro de 2009

Importa-se de repetir?

O líder parlamentar do MpD afirmou na rádio que a proposta de lei de lavagem de capitais pode afectar os investimentos dos emigrantes cabo-verdianos no país. Pois é bébé... importa-se de repetir? Não percebi bem.
A proposta aplica-se às vantagens obtidas com o crime. Ser emigrante não é crime. Temos muitos emigrantes a trabalhar (e muito) por esse fora que com sacrifício fazem poupanças para investir aqui no país. Não são criminosos e portanto não são afectados por esta proposta ou outra que fosse de lavagem de capitais.
Temos (felizmente poucos) cabo-verdianos envolvidos no tráfico de droga que transferem proventos para Cabo Verde para os lavar... são criminosos; não são emigrantes nem se confundem com eles.
A proposta prevê obrigações e declarações que são corriqueiras lá fora. Na Holanda trocar uma nota de 500 euros obriga a ir ao banco e explicar a proveniência e os nossos emigrantes sabem isso e conseguem facilmente justificar as transferências ou o dinheiro que trazem a Cabo Verde.
Os nossos emigrantes não precisam de demagogias e não gostam de ser confundidos com criminosos.
A proposta considera como indício de origem ilícita dos bens para efeitos da sua apreensão a desproporção entre os rendimentos declarados e os rendimentos exibidos. Ou seja: o "desgustim" arguido num processo de tráfico, tem três carros, duas moradias, um apartamento uma moto de água, está desempregado, nunca trabalhou, não é herdeiro nem ganhou o Totoloto; na decisão de condenação o juiz pode declarar aqueles bens perdidos a favor do Estado. Como é que isso afecta os emigrantes ou os impede de investir em Cabo Verde?
Pois é bébé!!

20 de janeiro de 2009

Que o teu filho viva amanhã no mundo dos teus sonhos.

Pensar com as nossas próprias cabeças… contar em primeiro lugar com os nossos próprios esforços, com os nossos próprios sacrificios.

18 de janeiro de 2009

Museu do Prado on-line

O Google Earth já proporciona uma visita on-line ao Museu do Prado, em Madrid. É possível «visitar» o museu recorrendo a modelos 3D e visionar com detalhes quarenta obras.
Saudades de tardes de domingo deambulando pelo Paseo entrando no museu da rainha Sofia para me perder frente ao Picasso ou de no Prado me deixar ficar olhando "El Bosco" e aquele triptico espantoso do Jardim das Delícias com a mesma perturbação da primeira vez.
Ok, não é a mesma coisa – o Prado tem qualquer coisa que nos encanta e nos prende por lá – mas vale a pena a visita.

A blogolândia

Coscuvilhice tem a função de válvula de escape social antiquíssima: Uma comadre mexerica sobre outra, a outra apercebe-se e lá iam os rockets: “Andas a dizer mal de mim, sua p#*&?” E num instante, toda a gente ficava a saber da briga. Seguem-se normalmente episódios rocambolescos de peixeirada que deliciam uma plateia interessada num bom motivo para passar o tempo e normalmente sedenta de sangue.
Hoje, qualquer um que se preze como ser socialmente bem inserido, nesta lógica mercantilista de vida, tem de ser mexericado. Caso contrário tem como pena cruel e desumana: o anonimato. Vai daí a malta “auto-mexerica-se”.
A blogolândia não ficou imune à cultura da auto-promoção através do mexerico. Há quem seja figurante de novela com enredos ora épicos ora trágicos, dirigindo os sentimentos do pretenso público entre a compaixão em relação às vítimas e o ódio em relação aos mauzões. A “vítima” passou a ser a heroína de quem se fala pelos motivos mais confusos e os mauzões descem em popularidade.
Qual é a causa primeira deste fenómeno? O mercado leia-se o número de leitores – aproveitando esta tendência o blogger sarcasticamente lançou a moda dos “seguidores” hehehe!!!

O Hamas, Israel, Obama, armas e coincidências

A violenta retaliação israelita na faixa de Gaza coincidentemente antes da tomada de posse de Obama que terminou coincidentemente com a tomada de posse (ou quase) lembrou-me uma não coincidência que teve lugar logo após a vitória de Obama.
Uma semana após a eleição os Estados Unidos verificaram um aumento na compra de armas e munições. As explicações apontavam a preocupação com uma eventual proibição de compra de armas de fogo pela administração de Obama. O «LA Times», frisava que os vendedores de armas diziam nunca ter assistido a nada igual e que tinham sido superadas as vendas dos dias que se seguiram ao 11 de Setembro de 2001.
Antecipação a uma eventual medida de Obama! Boa jogada se de xadrez se tratasse.
Será o meu cinismo ou aconteceu algo parecido em Gaza? Estou de mau-humor ou é mais uma demagógica e combinada manobra política?

17 de janeiro de 2009

What about now...

O nível de expectativas é tanto e às vezes tão estapafúrdio que me apetece dar-te colo brother. Ao mínimo erro eles vão estar lá, prontos para te imolar... todos os bajuladores, adoradores e outros que tais.

16 de janeiro de 2009

Gestão por resultados

Numa pequena cidade viviam duas mulheres com o mesmo nome: Flávia. Uma era freira e a outra, taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao céu, foram recebidas por São Pedro: - O teu nome?
- Flávia
- A freira?
- Não, a taxista.
São Pedro consulta as suas notas e diz: - Bem, ganhaste o paraíso. Leva esta túnica com fios de ouro. Podes entrar. A seguir... O teu nome?
- Flávia
- A freira?
- Sim, eu mesma.
- Bem, ganhaste o paraíso. Leva esta túnica de linho. Podes entrar.
A religiosa diz: - Desculpe, mas deve haver algum engano. Eu sou Flávia, a freira!
- Sim, minha filha, e ganhaste o paraíso e levas esta túnica de linho...
- Não pode ser! Eu conheço a outra, Senhor. Era taxista, vivia na minha cidade e era um desastre! Subia as calçadas, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 65 anos pregando todos os domingos na paróquia. Como é que ela recebe a túnica com fios de ouro e eu esta?
- Não há nenhum engano – diz São Pedro. É que, aqui no céu, adoptamos uma gestão profissionalizada...
- Não entendo!
- Eu explico: Já ouviste falar de GESTÃO DE RESULTADOS? Agora somos orientados por objectivos. De cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E de cada vez que ela conduzia o táxi, as pessoas rezavam!! Resultado é o que importa!!!

15 de janeiro de 2009

Importa-se de repetir?

Ehud Olmert, primeiro-ministro israelita do Governo de transição – demitiu-se em Setembro e está spob investigação por alegados crimes de corrupção - afirmou que foi um telefonema seu para Bush que forçou Condolezza Rice, a abster-se durante a votação na passada quinta-feira, no Conselho de Segurança das NU, da resolução que pedia um cessar-fogo imediato para a Faixa de Gaza: “Ele deu a ordem à secretária de Estado e ela não votou a favor – a resolução que ela própria concebeu, formulou, organizou e manobrou para ser aprovada. Ela ficou bastante envergonhada e absteve-se na resolução que ela própria criou.”
Estados Unidos foi o único dos 15 membros do Conselho de Segurança que se absteve tendo os demais votado a favor da resolução. Resolução que como se esperava não foi suficiente para parar a ofensiva israelita na Faixa de Gaza nem o lançamento de rockets por parte do Hamas.
Pois é bébé... ainda dizes. Pois é Rice, até na despedida!

8 de janeiro de 2009

Africa, Yes we are doing

Em três meses de trabalho duro foi possível, em Kibera, no Kénia, transformar uma lixeira numa quinta orgânica produtora de legumes frescos. A comunidade beneficiada, cerca de trinta famílias, trabalhou duro para conseguir o milagre ilustrado nas fotos. Podem ver mais pormenores AQUI



7 de janeiro de 2009

2009

Este cartoon fez-me rever a posição "nada de prognósticos para 2009". Está espectacular! A mordacidade está bem presente do primeiro ao último quadrado mas Maio e Dezembro são os meus favoritos. Junho também. LOL Encontrado no Notas ao Café.

6 de janeiro de 2009

Gaza

Multiplicam-se manifestações. A favor! Contra! No princípio, no entretanto e no fim que continua ausente, o problema parece bem ilustrado nestes dois cartoons: