11 de março de 2009

Aquecimento global

Segundo especialistas em alterações climáticas, reunidos em Copenhaga, em vez de uma subida do nível do mar de entre 18 a 59 centímetros até ao final do século - relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas de 2007 – pode-se admitir uma subida dos oceanos superior a um metro e nunca inferior a 50 centímetros e apontam como dois dos principais factores do agravamento a aceleração da fusão de gelos polares e de glaciares devido ao aquecimento global.

O congresso Alterações Climáticas: Riscos Globais, Desafios e Decisões que reúne climatologistas, meteorologistas, oceanógrafos, epidemiologistas e economistas decorre até quinta-feira e serve de preparação para a cimeira do clima em Dezembro onde se pretende alcançar um novo acordo global sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa para suceder ao Protocolo de Quioto, que expira em 2012.
Penso no impacto duma subida do nível do mar de um metro no Sal ou na Boavista, penso na nossa dupla vulnerabilidade económica e insular... melhor fazer zapping de pensamento!

0 comments: