22 de março de 2009

Água

O 5° Fórum Mundial da Água que decorreu durante uma semana em Istambul, terminou sem que o direito de acesso à água fosse consagrado como direito fundamental na declaração final, assinada hoje Dia Mundial da Água.
Do documento constam uma série de compromissos como a necessidade de economizar água, em particular no sector agrícola, e de lutar contra poluição.
De acordo com um estudo divulgado pela UNICEF na sexta-feira passada, a falta de água potável é a segunda maior causa de morte de crianças com menos de cinco anos. Cerca de 4.200 crianças morrem por dia em todo o mundo devido a doenças relacionadas com a falta de água potável.
Cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e 125 milhões de crianças com menos de cinco anos vivem em lugares sem acesso a fontes seguras de água potável. 2,5 mil milhões de pessoas vivem sem saneamento básico.
Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, que organizou o 5º Fórum Mundial da Água, alertou:
“O mundo evoluiu rapidamente, às vezes de forma brutal, e essas mudanças afectam dramaticamente os recursos hídricos. Cada dia nos falta mais água para criar energia e para dar de beber às metrópoles”.
E se somarmos estas estatísticas com o aquecimento global…

2 comments:

"They made their world so hard, everyday we got to keep on fighting" diria o Bob marley.

Olá caboverdiano. Obrigada pela visita. Rise up.