S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

30 de janeiro de 2008

Perguntas indiscretas

Alguém que se dá ao trabalho de ouvir as transmissões radiofónicas das sessões da Assembleia Nacional perguntou-me se alguns deputados recebem subsídios dos seus grupos parlamentares para dizerem disparates.
Diz o ditado que as perguntas nunca são indiscretas mas que as respostas podem sê-lo.
Como sou uma pessoa discreta não respondi mas pensei com os meus botões que há pelo menos um que merece um prémio pela quantidade de disparates que consegue dizer numa só sessão.
Alguém quer arriscar um nome? Ou vários...

29 de janeiro de 2008

Atravessou o Sahara a pé e continua solteiro

Título de uma notícia de primeira página dum jornal: Atravessou o Saara (prefiro Sahara) a pé e continua solteiro.
Não li a notícia e talvez por isso o título continua a assombrar-me: atravessou o Sahara a pé…
OK, é um feito – trata-se do segundo maior deserto do mundo e é conhecido por ter um dos climas mais ásperos do mundo. A sua travessia a pé, é (ou pode ser) notícia de jornal principalmente se o feito é de um cabo-verdiano.
Mas que porra tem isso a ver com o facto de o moço continuar solteiro??? E que tipo de solteiro??? Hum? hum? Do tipo que escolhe ser solteiro, do tipo que está solteiro por acaso? Do tipo que quer casar a qualquer preço para deixar de ser solteiro? Etc, etc. porque há imensas variações no estado de solteiro, ou não?
E daí? Atravessou o Sahara a pé como pagamento de promessa para conseguir casamento ou para fugir do dito?
Sonhou encontrar a cara-metade nessa travessia e pretendia arranjar uma noiva tuaregue?
Atravessar o Sahara sem casar é um factor acrescido de dificuldade? Quem atravessa a pé o Sahara é perseguido por hordas de mulheres que querem casar??
Ou é um emigrante que chegou aqui depois de atravessar o Sahara a pé na mira de casar com uma cabo-verdiana??
E se atravessar a Antárctica a pé? Casa?
Não aguento, não resisto!
Vou comprar o jornal… só para saber porque atravessou ele o Sahara para continuar solteiro!
Se souberes por favor diz…

Humor inteligente

Muito bons! Sem palavras, não precisam.

27 de janeiro de 2008

Barack Obama

A vitória do senador Barack Obama na Califórnia do Sul implica que tem de ser levado a sério naquela luta fratricida entre o género e a raça em que os Democratas se conseguiram envolver. Não só pela clara margem que obteve sobre Hillary Clinton – 28 pontos percentuais!!!! – mas também pela proeza de levar às urnas mais democratas que o habitual. Há quatro anos atrás houve 293 000 votos democratas nas primárias, neste sábado Barack Obama, sozinho, obteve mais que aquele número de votos.
Depois de uma semana cheia de troca de palavras e acusações mútuas – utilização do factor raça/género – Barack Obama no seu discurso de vitória afirmou que as eleições “not about black vs. white, but about the past vs. the future."
Acredito. Parece-me, cada vez mais, que qualquer que seja o resultado, destas eleições nos USA, o passado foi posto em causa e o futuro pode ser diferente.Uma coisa é certa, a pressão sobre os Clinton (sim, parece-me uma candidatura a dois a Hillary e o Bill hehe) agora (Feveriro) que começam as rondas em Estados mais populosos, California, New York, Colorado, New Jersey, Arizona, é sem dúvida maior.

26 de janeiro de 2008

Livros para download

Interessante este site. Tem mais de 330 livros grátis para download‏ e é óptimo para estudantes, imenso material de pesquisa, teses, monos etc.
O "Portal Domínio Público", foi lançado em Novembro de 2004 e tem como objectivo promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), que já se encontrem em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
Aproveitei para ler os Poemas de Álvaro de Campos

24 de janeiro de 2008

Fazedor de Utopias

Não pude estar presente no lançamento do “O Fazedor de Utopias – Uma Biografia de Amílcar Cabral» do escritor e jornalista angolano António Tomás. Gostaria de ter lá estado, quatro dias depois de se completarem 35 anos sobre a morte de Amílcar, em Janeiro de 1973 é bom ver publicada aqui em Cabo Verde uma biografia que tenta reconstituir a vida de Cabral e dar conta da época conturbada em que se desenrolou a gesta nacionalista africana.
Citando José Eduardo Agualusa “Tenho para mim que foi uma das figuras mais interessantes do século XX, uma espécie melhorada (muito melhorada mesmo) de Che Guevara africano. O facto de o seu nome e de a sua obra dizerem hoje tão pouco às novas gerações de intelectuais africanos, e de ser praticamente desconhecido fora do continente, afigura-se-me uma enorme injustiça”
Nalguns sectores estranha-se que o autor seja angolano! É-me indiferente, julgo que Amílcar atingiu o estatuto de personalidade mundial e talvez seja importante que esta primeira biografia tenha sido escrita nem por um caboverdiano nem por um guineense permitindo-lhe assim evitar a idolatria nacionalista e os equívocos e estereótipos (que já chateiam) partidarizantes com que teimamos em reescrever a história.
Em entrevista à Lusa António Tomás afirmou:
“Amílcar Cabral tinha um lado ingénuo muito grande. Entregou-se generosamente à causa da independência, na qual depositava uma grande esperança. Acreditou até ao fim, mesmo quando começaram algumas traições dentro do próprio PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde)”
“Em nome desse futuro, (Amílcar Cabral) ofereceu os melhores anos da sua vida e por ele morreu. Hoje, desaparecidas as utopias que animaram a luta por tais futuros, que lugar tem Amílcar Cabral?”, interroga-se o escritor e jornalista.
Amílcar tem um lugar maior! Na nossa história, na africanidade e na História Mundial!

23 de janeiro de 2008

Caricaturas, caricatures, Karikaturen

Espectaculares. Gosto particularmento da testa do Sean Connery (que charme este senhor tem). Lol


22 de janeiro de 2008

Li e gostei

Leio no “Semana” que o Tribunal da Comarca da Praia considerou improcedente – por falta de fundamento - a coima aplicada pelo Ministério da Agricultura e Ambiente à Electra pelas descargas de águas residuais com que essa empresa do nosso descontentamento nos presenteou em finais de Abril de 2007 e que levaram mesmo à interdição das praias.
Gostei da atitude do MAA (peca por curta a coima) e agora da posição do tribunal.
A alegação de “estado de necessidade desculpante” pela Electra para justificar as descargas de águas residuais não tratadas com a consequente contaminação microbiana das águas costeiras e das praias que nos alimentam e que constituem a nossa “galinha de ovos" de oiro é, no mínimo, divertida. Sobretudo espelha a falta de consciência, de um sector chave, de que o desenvolvimento não pode ser dissociado do ambiente e da sua protecção.

21 de janeiro de 2008

Lido

no Diário Económico:
"Por diversas razões, Porton di Nos Ilha, o portal de Cabo Verde, é um bom exemplo de administração electrónica. Em primeiro lugar pela racionalização de meios que demonstra. Em vez de dispersar a informação por diversos portais sectoriais, Cabo Verde concentrou num único Portal, a vertente cidadania (incluindo questões eleitorais de emigração e relações com o fisco), a vertente negócios, a intranet da Administração pública e as informações sobre o país (Di nos Terra). Depois, pela visão integrada que partilha. Desde logo a visão multicanal. Ao portal corresponde, no atendimento presencial, a Casa do Cidadão que abriu no mesmo dia em Santiago. Inspirada no conceito de Loja do Cidadão, beneficiará das novas possibilidades de integração disponibilizadas pelas TIC. O portal partilha ainda o sistema de informação com o canal telefónico (voz/sms), considerado de grande potencial pelo seu baixo custo e acessibilidade."
É bom este reconhecimento que parte dos outros sobre aquilo que se vai fazendo por cá e que passa despercebido ou é menosprezado.
O portal da Casa do Cidadão, www.portondinosilha, merece, efectivamente, esta chamada de atenção (aos mais distraídos como eu) pois é um instrumento que cá dentro e lá fora permite à Administração Pública responder mais rapidamente às nossas solicitações. Na Net, claro está, mas também (ou principalmente) ao balcão!
Fiquei com o ego (colectivo) em cima!!!

20 de janeiro de 2008

Cinema

Para quem gosta de cinema, este site “65 anos de cinema” é um verdadeiro achado com fichas técnicas, sinopses, críticas, fotografias, cenas e músicas de filmes.
E, para quem, como eu, não guarda a memória de nomes é um site extremamente útil para identificar filmes que procuramos para rever. Finalmente (re)descobri o nome de um dos meus filmes de culto “Butch Cassidy and the Sundance Kid”! Nunca me lembro do raio do nome do filme…

Amílcar Cabral

Um post no Café Margoso fez-me recordar Amílcar Cabral, meu herói de sempre, e uma frase proferida em 1969 no Seminário de Quadros que não resisto a partilhar:

"Compromisso
Jurei a mim mesmo que tenho que dar a minha vida, toda a minha energia, toda a minha coragem, toda a capacidade que posso ter como homem, até ao dia em que morrer, ao serviço do meu povo, na Guiné e Cabo Verde. Ao serviço da causa da humanidade, para dar a minha contribuição, na medida do possível, para a vida do homem se tornar melhor no mundo. Este é que é o meu trabalho."

Apesar de ser possivel encontrar imenso material, sobre as suas ideias, convicções e percurso on-line às vezes parece-me que Amílcar Cabral é um ilustre desconhecido entre nós!

17 de janeiro de 2008

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Por estes dias perguntavam-me se o acordo ortográfico da Língua Portuguesa já tinha entrado em vigor. Não soube responder!
Claro que esta ignorância tem directa relação com o facto de não ser grande apoiante do acordo ortográfico, assinado em 1990, com o objectivo de unificar a língua portuguesa escrita e criar um espaço lusófono sem barreiras linguísticas. A verdade é que entro em stress quando o meu filho me diz que aprendeu na escola que história se escreve estória (a propósito: julgo que a eliminação do h inicial, mudo, não foi contemplada) !!
Li há pouco tempo, no Público, um artigo interessante do Vital Moreira, sobre esta temática e há que reconhecer que não existe nenhuma ortografia sacralizada pela tradição.
Além disso o Português deve ser a única língua do Mundo ocidental falada por mais de cinqüenta milhões de pessoas que tem mais de uma ortografia oficial. Mesmo o castelhano apresenta dezenas de variações de pronúncia na Espanha e América hispânica mas apenas uma ortografia.
Reconheço que pode haver vantagens na uniformização ortográfica, desde logo quando a ortografia aproxima a língua escrita da língua falada e elimina divergências que não são reais… mas assusta-me.
Achei interessante o argumento de que a grande oposição a este acordo, em Portugal – e um dos fundamentos para defesa duma moratória de 10 anos - provém, desde o princípio, das editoras portuguesas não só porque não desejam reeditar os seus fundos bibliográficos mas principalmente porque temem a concorrência brasileira na edição de livros escolares e técnicos nos mercados portugueses e também africanos onde vigora a norma ortográfica portuguesa.
O texto original do Acordo previa a sua entrada em vigor no dia 1 de Janeiro de 1994, após ratificação por todos os Estados mas só Portugal, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe concretizaram a ratificação e as coisas ficaram em banho maria.
Entretanto, o protocolo modificativo de 2004, assinado em S. Tomé (entrou em vigor um mês após o depósito por três dos Estados membros da CPLP dos respectivos instrumentos de ratificação que os vincularam ao Protocolo) permite que o acordo vigore com a ratificação de apenas três países da CPLP, sem necessidade de aguardar que todos os outros membros da organização adoptem (ou adotem) o mesmo procedimento.
Este protocolo foi ratificado pelo Brasil, por Cabo Verde e por São Tomé. Portugal ainda não o ratificou!
Em Cabo Verde, se o anúncio do depósito do instrumento de ratificação já foi publicado no Boletim Oficial (o que ainda não consegui verificar) o facto é que o Acordo já se encontra em vigor!
Se isso é bom ou mau...

15 de janeiro de 2008

Praia - fotos

Vivo na Cidade da Praia, ilha de Santiago. Gosto da diversidade desta ilha e dos encantos e recantos que vamos encontrando por aí e das gentes.
Ficam algumas fotos do passado fim de semana com a promessa de ir publicando fotos de cada ilha aqui no blog (logo que consiga organizar os albuns LOL).
Um passeio à Cidade Velha e um pôr do sol tranquilo num spot (felizmente) pouco frequentado aqui mesmo na Praia, óptimo para uma caipirinha em boa companhia.


11 de janeiro de 2008

Batuko Santiago

Alguns dias de silêncio como consequência da passagem de ano em S. Vicente! Foi necessário recuperar algumas noites mal (ou nada) dormidas. Dormir é um desperdício na Mindelo em festa mas o corpo já pedia tréguas: "quando a cabeça não tem juízo corpo é que paga" lol!
Recuperação activa na Praia. Há algum tempo que não ia ao Quintal da Música, o espaço continua agradabilíssimo e tive a sorte de acertar com um dos meus espectáculos favoritos, o batuko. Eram as Batucadeiras Tradisson di Terra. O batuko é uma das tradições mais bonitas di nôs terra e uma herança cultural que felizmente parece renascer.
São mulheres que se juntam para cantar e tocar. Cantar sobre a vida que levam, os sonhos, as esperanças, as desilusões, as tristezas, a dureza, os homens, os filhos. Tudo pode ser tema! Tocar a tchabeta feita de um monte de panos envolvidos em si mesmos. A energia que estas mulheres transmitem é fantástica.
Não paro de me surpreender com a capacidade de superarem o cansaço e depois de um dia de trabalho duro brindarem-nos com uma actuação de mais de duas horas.
Fica um pequeno registo mas há videos disponíveis no youtube.