30 de abril de 2009

Nível 5

A multiplicação dos casos de gripe suína obrigou a OMS, numa reunião de emergência, a elevar o risco de alerta pandémico para cinco (numa escala de seis).
O Nível 5 significa que «existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico)».
Fase 6 significa que a «a pandemia está instalada: existe um risco aumentado e substancial de transmissão na população em geral».
Por esse mundo fora aumentam as vendas de máscaras cirúrgicas e a cotação das empresas produtoras, assiste-se a uma corrida ao Tamiflu, o medicamento que tem sido apontado como o mais eficaz para o combate à gripe suína, o turismo para Cancun diminui, o consumo da carne de porco diminui, surge na web jogo Swinefighter no qual o jogador é um médico que tem que imunizar porquinhos voadores com uma agulha gigante, (os resultados podem ser compartilhados no Twitter).Ronda feita, nada de novo, afinal em 1976 a gripe suína era motivo de alerta com direito a campanhas de vacinação.

0 comments: