24 de novembro de 2010

Parques solares!!! YESSSSSSSSS


De volta após uma sabática de 363 dias Sanpadjud encontra novidades boas. Parque solar fotovoltaico! Uau! Dois parques. BOAAAA.
Só o do Sal - o primeiro parque solar fotovoltaico de Cabo Verde - com cerca de 10 hectares produz 2.5 Megawatts de energia o que representa uma poupança de toneladas de petróleo por ano.
O parque solar da Praia, com cerca de 13 hectares, tem uma produção estimada de 8.120 MWh/ano é maior central fotovoltaica do continente africano.
E com estas duas centrais evita-se a emissão de 13 mil toneladas por ano de CO2. Além de reduzirmos a nossa dependência do petróleo e de nos tornarmos menos vulneráveis.
Tenho de dizer isto: o Governo está de parabéns! Estou a estourar de orgulho!!
Mas Sanpadjud tem de protestar. Andava aqui a postar reclamando e eles calados a construir e depois toma lá: dois parques fotovoltaicos prontinhos e a funcionaRRRRRR. Bom é da maneira que posso dizer que a ideia foi minha e a DG Energia copiou.
Além das duas centrais fico a saber que estão em construção quatro parques eólicos, em Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista, que devem estar concluídos em 2011!! E isso representa uma taxa de penetração de 25%!! Bom muito bom. E tem em conta a questão da diversificação ou seja não pode ser só solar ou só eólica.
E fico sem palavras.
E remeto para tantos posts deste blogs em que se reclamou energias renováveis em Cabo Verde.
E amanhã vou visitar o fotovoltaico da Praia outra vez!

0 comments: