S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

27 de fevereiro de 2009

Post perigoso

Quando os blogs opinam, criticam, insinuam, lançam suspeitas ou, mesmo, condenam sumariamente alguém (em especial políticos ou sempre políticos) é sempre em nome da liberdade de informação e de opinião, sem limites. Quando, ao invés, um blog se permitir criticar outros blogs, será a "censura" ou a politização.
Este é um post perigoso, vai contra a maré dominante mas sinto-me crítica ou melhor sinto-me como pessoa que se vangloria de ser de satisfação difícil, porque ninguém lhe tenta agradar (Dicionário do Diabo) e cá vai:
No bloguismo dominante avulta um estilo habitualmente apostado em negar qualquer progresso e qualquer perspectiva de saída favorável para Cabo Verde. Segundo essa visão, falhámos todos os desafios da história recente e estamos condenados a arrastar-nos numa apagada e vil tristeza até ao fim dos séculos. Qualquer acontecimento mais grave é transformado numa demonstração inequívoca da nossa incapacidade e da nossa condenação.
Para provar essa condenação atiram contra tudo o que mexe, apoiando indiscriminadamente todos os protestos, piscando o olho aos ressabiados dos vários quadrantes, fazendo de cada fládu flá uma certeza e um facto, numa autêntica histeria especulativa e ai das pessoas que gostam de pensar aquilo que estão a ler!!!
Mandar bocas, fixar frases soltas, e criticar negligentemente o que nem sequer conhece tornou-se um must intelectual ainda mais interessante quando não se olha a meios e se procura sistematicamente ferir na honra e dignidade. O ruído ganha sempre. ..
Hesitei entre três textos qualquer deles pleno de significado, para mim, neste momento, um de Robert Musil do O Homem sem Qualidades, outro de Ortega y Gasset em A Rebelião das Massas e acabei por optar por este de Aldous Huxley, do Regresso ao Admirável Mundo Novo sempre tão actual e insidioso:
“Os ideais da democracia e da liberdade chocam com o facto brutal da sugestibilidade humana. Um quinto de todos os eleitores pode ser hipnotizado quase num abrir e fechar de olhos, um sétimo pode ser aliviado das suas dores mediante injecções de água, um quarto responderá de modo pronto e entusiástico à hipnopédia. A todas estas minorias demasiado dispostas a cooperar, devemos adicionar as maiorias de reacções menos rápidas, cuja sugestibilidade mais moderada pode ser explorada por não importa que manipulador ciente do seu ofício, pronto a consagrar a isso o tempo e os esforços necessários.”
Para quem enfiar a carapuça: (i) a carapuça tem razões que a razão desconhece (ii) é uma atitude de abertura ao olhar dos outros (iii) avaliar se nos serve é um juízo de honestidade intelectual só disponível, evidentemente, para quem possua um certo grau de auto-estima. Por isso nada de reclamações...

19 de fevereiro de 2009

A verdade em dois minutos

O congressista americano Ron Paul, opondo-se à resolução aprovada por Democratas e Republicanos em 9 de Janeiro, que expressou "o apoio inequívoco a Israel para a invasão de Gaza" e considerou o Hamas como organização terrorista que ameaça a segurança de Israel teve dois minutos e meio de espantosa franqueza. Demolidor!

16 de fevereiro de 2009

Apetece

Apetece-me! Assim sem mais. Outlandish - I Only Ask Of God.
I only ask of God
He won't let me be indifferent to the wars
It`s a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
It`s a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
People...people, people
I only ask of God
He won't let me be indifferent to the injustice
That they do not slap my other cheek
After a claw has scratched my whole body


14 de fevereiro de 2009

Blue Earth

“Blue Earth” da Samsung é o primeiro telemóvel que funciona apenas com energia solar.
O “Blue Earth” pode ser carregado numa hora através do painel solar colocado na traseira do aparelho. A capa é feita de plástico reciclado de garrafas de água para reduzir o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono do processo de produção e a embalagem é feita de papel reciclado.
As funcionalidades são várias, tem ecrã táctil, opção Eco mode, que permite um consumo de energia muito reduzido, função «Eco walk» - um «medidor» de passos que permite calcular as emissões de CO2 poupadas enquanto se caminha.
Eu quero um desses…

6 de fevereiro de 2009

Importa-se de repetir

O líder do MpD Jorge Santos estranha a atitude do PGR em suscitar a fiscalização da legalidade e constitucionalidade da Resolução da Assembleia Nacional que elegeu Raúl Varela como juiz conselheiro do STJ aos 83 anos de idade. E estranha porque os partidos estão de acordo e em clima de entendimento! Afirma que até votaram por unanimidade!
Pois é bébé! Importa-se de repetir? Pode repetir? Mais alto? Continuo a não ouvir bem...
Fiscalização da constitucionalida e da legalidade só quando os partidos discordarem, não? Já agora separação de poderes e Estado de Direito Democrático só quando der jeito, não?
Pois é bebé... Ora essa!! O PGR importunar o entendimento, o consenso e o acordo com fiscalizações previstas na Constituição é demais ou será que foi Lapsus linguae?!
Pois é bébé!

Porquê ter um blog?

Porquê ter um blog????? Que raio de pergunta!
Para começar o "um" não se aplica. Ao longo dos últimos quatro anos tive vários blogs. Alguns estão inactivos ou porque me esqueci da password ou por razões técnicas - tipo dar cabo do layout e nunca mais conseguir acertar.
O Sanpadjud continua.
Voltando ao assunto. Porquê ter um blog?????
Porque me apetece.
E quando me apetece.
E ...

3 de fevereiro de 2009

Red Alert

É viciante. É adictivo. O JOGO referido no post anterior é um perigo e tem-me afastado da Net e dos blogs. Confesso... estou dependente. Comecei por conseguir aprovação popular... arruinei a economia. Consegui reduzir drásticamente as emissões de CO2... dei cabo da economia! Agora que consigo "aguentar" a economia e manter a aprovação não desisto de tentar melhorar as performances!!
E a experiência de introduzir taxas nos combustíveis dá-nos ideia do que sofrem os MF!
Hehehehe

1 de fevereiro de 2009

Testa as tuas habilidades sociopolíticas

O Bush foi péssimo... os políticos não sabem o que fazem, etc. etc.
Este jogo "Climate challenge" é uma oportunidade divertida para pôr em prática as nossas convicções sobre o que deve ser feito para governar com sustentabilidade e proteger o ambiente. És o presidente das Nações Europeias, tens como responsabilidade diminuir as emissões de carbono globais de 2000 a 2100.
Governa verde enquanto vais negociando com as outras nações, mantendo a competitividade económica e a satisfação popular.
Experimenta. JOGA AQUI

Pensa bem as opções... não é tão simples como parece!