S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

25 de novembro de 2009

25 Novembro

25 de Novembro. Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. Anúncio antigo mas muito bem feito. Vale a pena ver.

23 de novembro de 2009

Confusionistas

A sensibilidade política do MpD sempre me confundiu. Mas agora descobri: são confusionistas.
Os cataventos afirmam-se liberais - da família do CDS-PP, na última convenção, imagine-se - e clamam a torto e a direito por intervenção do Estado numa verdadeira subsidiodependência das economias de monopólio estatal. Os cataventos afirmam-se democratas e afirmam intenções de reeducar no mais puro estilo estalinista.
O discurso também me confunde. No OE de 2010 podem ler-se as medidas de incentivo fiscal e outras para os jovens; o MpD diz que não que é como quem diz que eu (e milhares de outros cabo-verdianos) não sei ler... A pensão social aumenta para 4500$00, o MpD diz que não e lembra que aumentou para 1300$00 mas ai de quem se lembre que nessa altura abrangia 6000 pessoas e que hoje abrange 24000!!!
São confusionistas...
Quem assiste na AN aos debates (e mesmo quem acompanha pela rádio) apercebe-se dos insultos com que a bancada catavento brinda os deputados do PAICV (verdadeiros papainhas doces) e os ministros no decurso das suas intervenções. Mas ai se um deles responde à letra... é um Deus nos acuda de princesas de porcelana guardiãs da democracia e da boa educação. Se um catavento chama a um papainha doce mentiroso e aldrabão isso é exercício da democracia... se for ao contrário é ditadura.
São confusionistas...
PS: não confundir com discíplos de Confúcio lol

17 de novembro de 2009

Copenhaga

O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmussen, admitiu hoje é pouco provável que se consiga um tratado que substitua o Protocolo de Quiotoque na cimeira de Copenhaga, em Dezembro.
Entretanto Estados Unidos e China (os maiores poluidores) anunciaram que vão trabalhar para que em Copenhaga seja alcançado um acordo com efeito imediato sobre alterações climáticas.
Sem comentários. Vale o cartoon.
Cartoon de Paresh Nath para o The Khaleej Times

14 de novembro de 2009

Lixo e saneamento - recuperando posts

Recupero parte de um post publicado em plena campanha para as autárquicas, mais precisamente a 20 de Março de 2008:
"Durante algum tempo pensei (naif que sou) que o saneamento e o tratamento dos resíduos sólidos seriam temas quentes na campanha autárquica e ai do candidato que não propusesse soluções. Mas nem cheiro dos temas que dos resíduos há muito! Umas fotos em placards denunciando aquilo que não precisa de denúncia porque está há vista... e verdade se diga que bastaria a CMP responder com umas fotos de há 10 anos e pronto, tínhamos, empate técnico.
Uma coisa é reclamar (isso todos fazemos que Graças a Deus somos convictamente reclamantes) outra é propôr soluções para um problema que só se resolve com dinheiro (muito) numa área onde é difícil encontrar financiamento. Mudar comportamentos também é bom mas só funciona para o futuro e ver a malta num mutirão à brasileira para uma limpeza… não é assim tão fácil e mantém-se a questão: o que fazer ao lixo!"

Decididamente enganei-me quanto ao mutirão. E fico feliz por me ter enganado... Se quiserem podem ler mais AQUI
Recupero também este post porque me parece bem pertinente (podem obter mais informação AQUI)


"Em três meses de trabalho duro foi possível, em Kibera, no Kénia, transformar uma lixeira numa quinta orgânica produtora de legumes frescos. A comunidade beneficiada, cerca de trinta famílias, trabalhou duro para conseguir o milagre ilustrado nas fotos."



12 de novembro de 2009

Dengue, Nós e o caminho percorrido.

Foi possível observar nestes dias da dengue a capacidade de resposta de Cabo Verde a uma crise. Ver o trabalho da máquina pública posta em marcha. Com agilidade. Sem titubear. Sem falar em dificuldades financeiras. Mostrando recursos, competências e dedicação.
Em Outubro detectam-se os primeiros casos rapidamente apelidados de sacudim djam bem, o sistema de saúde estranha e pede análises que vêm negativas, insiste com novas análises e sabe-se: dengue. A “coisa” para a qual o Ministro da saúde já tinha alertado e afirmava relacionada com o mosquito tem nome. É DENGUE.
A resposta surge. Global e organizada. Certamente com muito trabalho de formiga envolvido:
Temos laboratório de teste para dengue, tivemos soro para aguentar os primeiros dias, campanha de comunicação massiva nas ruas e na comunicação social, mapeamento das zonas de onde provinham os afectados, capacidade de intervenção anti-vectorial nas áreas mais afectadas, estatísticas diariamente actualizadas e credíveis, militares formados nas ruas, números de atendimento, acompanhamento telefónico dos doentes em casa (que diga quem foi surpreendido por um telefonema do técnico de saúde reafirmando instruções e questionando no momento crítico da evolução a importância deste “pormaior”). Centros de saúde a funcionarem. Repelente nas farmácias – com quebras claro, assisti a compras de uma dúzia e quando as farmácias começaram a limitar… toca a levar a família toda, rabidantes a açambarcar cravinho, condição humana...
Tivemos campanha de limpeza nas ruas e uma população que assumiu a sua cidadania.
Tivemos mortos. Por evolução da doença. E é triste.
Tivemos um governo que reagiu rápida e firmemente liderado - como não podia deixar de ser num momento de crise – por um primeiro-ministro que assumiu a primeira linha de batalha, um ministro de saúde sereno e incansável. Grande Basílio é nestes momentos que se vê os homens e a resposta que o sistema de saúde foi capaz de dar, testemunha o trabalho feito na saúde!! Afinal o Plano Nacional de Saúde (está na Net) não se esgota em palavras!
Foi surpresa, confesso, saber que estávamos preparados. Saber que o país está preparado. A ajuda internacional afirma de forma inequívoca que veio complementar um sistema bem organizado que já se encontrava em marcha e que aguentou o pico de 4 de Novembro. Fico feliz testemunhar esta capacidade totalmente inédita. E não tenho vergonha disso.
Desconfianças e politização têm tentado abrir caminho. Estranhamente ou talvez não. Se calhar têm, como eu, na memória os dias negros da epidemia de cólera, nos idos de 95 da qual até hoje não se sabem os números certos, mais de 200 mortos diz-se no PNLP de 1997. Se calhar por isso querem encontrar ocultação de informação! Não esqueceram, como eu, que a situação foi apelidada pelo primeiro ministro da altura como “casos isolados”! Falha-me aqui a memória: quem se ausentou no pico da crise, o Veiga ou o Djinny?
As diferenças de actuação são visíveis mas não se pode falar nelas… nem criticar as câmaras no que toca ao saneamento básico!!! Mas sobre isso o Sanpadjud postou antes das autárquicas.
Não importa. Acredito que fizeram o melhor que podiam.
Importa o hoje. Um momento em que o país mostrou capacidade de enfrentar uma séria crise. Sem qualquer demagogia penso que o país se pode sentir orgulhoso do trabalho feito. Dá coragem para continuar.
Um sistema de saúde capaz de corresponder a um pico superior a mil casos. Julgavas possível? Eu não.
Um sistema de saúde capaz de aguentar sem roturas o primeiro impacto. Julgavas possível? Eu não.
Um orçamento capaz de aguentar duas crises sucessivas. Julgavas possível? Eu não.
Uma população capaz de responder presente. Julgavas possível? Eu sim. OK tinha dúvidas.
Temos muito trabalho pela frente, muita luta anti-vectorial e anti-larval, mas anima ver que fomos capazes de transformar o país e estar melhor preparados! Saber que temos sistema de saúde!

7 de novembro de 2009

One Move

Ás vezes o que é preciso é movimentarmo-nos. One move. A Praia Maria moveu-se. One move. O primeiro de muitos outros.

6 de novembro de 2009

Dengue - a solução está nas nossas mãos

Uma volta pela blogolândia e a dengue é o tema. Posts informativos e úteis, apelos válidos ao trabalho de todos a par de desinformação e pânico pouco justificado para quem tem as ferramentas da informação nas mãos ou já apanhou dengue mais do que uma vez no Rio de Janeiro – a cidade dos Jogos e o maior foco de dengue do mundo…
Começar dentro de casa e sair à rua e limpar é a palavra de ordem. A resolução do problema está nas nossas mãos. Começar por casa: verificar os depósitos, os bidons que temos no quintal, os lindos vasos, as goteiras do ar condicionado… começar pela nossa rua: tapar valas com areia, deitar óleo queimado ou gasóleo nas poças de água, recolher as garrafas e latas que andam por aí (aproveitar e retirar os sacos de plástico), os pneus e tantas outras coisas que sabemos que facilitam a propagação do mosquito e como tal da dengue e de outras doenças que estão e sempre estiveram à espreita além de necessário, e óbvio é fácil. Somos senhores do nosso destino. Cabe-nos a nós a nossa salvação. Cabe-nos a nós aceitar o tratamento paliativo porque ele existe e está ao nosso dispor.
Faltasse soro ou capacidade de tratamento e seria pior…
Vejo a Praia mobilizar-se e fico contente.
Chateia-me a sistemática desinformação. As tentativas de culpabilização e desresponsabilização.
A situação é preocupante, estamos em crescendo
- e ainda não atingimos o pico - e os factores que favorecem a propagação estão aí à solta; e não são só os de saneamento, são também os outros: gente que não se cuida, não se protege, não aceita tratamento e que mesmo após semanas de formação (estou a falar da formação que teve lugar na delegacia da Praia com o objectivo de preparar agentes para sensibilização no terreno) recusam pôr repelente porque cheira mal e vestir calças e pôr meias porque está calor!! Caramba.
O vector existe em Cabo Verde e duvido que seja desde o ano passado
– não tínhamos capacidade para detectá-lo mas já temos – aliás existe em toda esta zona, caso da Madeira (desde 2005 pelo menos) e mesmo na Europa, na Catalunha por exemplo. A diferença: a Câmara do Funchal não dorme e faz fumigações anuais mesmo tendo um saneamento básico muitoooooo superior ao nosso. Limito-me a constactar factos: o saneamento básico é da responsabilidade do poder local e é notoriamente deficitário e não me venham com meios porque tapar valas, recolher pneus não carece assim de tantos meios. OK é estranha a ausência, a demissão mas agora é tempo de trabalhar.
Mas atenção. Já se afirmou neste blog: o lixo não cai do céu, logo somos todos responsáveis.
Fico estupefacta quando se tenta problematizar e politizar uma afirmação do Delegado de Saúde da Praia, em 2008, quando se detectou mosquitos contaminados no Sal de que que era remota a possibilidade de epidemia e há quem de imediato tente retirar a ilação de que houve falha do Governo! As condições são dinâmicas e não são iguais a 2008. Há mais lixo, mais água… Espantosa a política da dengue.
Facto é que em 2009 o mosquito finalmente encontrou as condições propícias, começou pela Praia (e não pelo Sal) e a mobilidade fez o resto.
Curiosamente reclamam-se medidas que já estão tomadas. O exército e a protecção civil estão nas ruas há vários dias, médicos e enfermeiros não regateiam esforços, as farmácias estão abertas até mais tarde, o ministro da saúde que em Junho ou Julho alertou para a necessidade de combater o mosquito dá a cara todos os dias, os hospitais bem ou mal vão dando resposta, os hospitais de campanha já estão montados, os equipamentos laboratoriais já estão aí. A informação flui as estatísticas mostram-nos a evolução e o que podemos esperar mas reclama-se que está escondida porque há quem não vá ao hospital!
Reclama-se números de informação como se não fosse necessário treinar pessoas para dar informação (os médicos e enfermeiros estão no terreno não podem estar ao telefone)
Reclama-se declaração de calamidade pública como se não existissem regras para tal declaração! Reclama-se ajuda da comunidade internacional quando a primeira reunião com a ela sobre a dengue teve lugar há duas semanas – o nosso caso se calhar não é dos mais alarmantes para a OMS e a ajuda pode ser programada nas melhores condições. Reclama-se porque o MS diz que tem a situação sob controlo (ou seja tem medicamentos e dinheiro para os comprar) pois não é função do MS andar a limpar mas sim ter condições para tratar as pessoas infectadas. Reclama-se protecção para limpar os vasos que estão à nossa porta… A par disso o negócio dos açambarcadores de cravinho e cânfora floresce… e os que não fazem negócio açambarcam à mesma – desde que usem pois quando se protegem, retirando ao mosquito o seu alimento favorito, também me protegem pois menos se propaga…
Mas são pormenores porque a Praia reagiu.
Tal como eu muitos não esperaram por hoje para deitar as mãos ao trabalho.
Tal como eu vão recolhendo garrafas pelos caminhos onde andam, chamam a atenção para vasos, irritam-se por causa de um bidon destapado e chateiam-se a sério por causa dum depósito também destapado ou da água do ar condicionado a escorrer para a rua.
A Praia mobiliza-se e gosto de ver esta mobilização. Hoje (amanhã e depois) estarei na rua e sei que a meu lado estarão muitos outros. Juntos, unidos. Esta é a nossa cidade, se calhar estávamos esquecidos mas raios me partam se a porra do mosquito nos leva a melhor!

3 de novembro de 2009

Se não me deixas ganhar não jogo

Repórter X testemunhou com admiração e respeito a firmeza da declaração "ou o PAICV dá o braço a torcer ou não há revisão". Repórter X não vai embarcar nas críticas a este "a bola é minha ou jogas como eu quero e me deixas ganhar ou acabou o jogo".
Não é estalinismo, não é arrogância e muito menos birra como querem fazer crer as vozes dissonantes (não se cuidem que acabam reeducados reconvertidos). É democracia verdadeira e em acção, seus totalitários.
Repórter X está solidário; afinal muitas vezes na meninice, dono da bola, afirmou com a mesma convicção: "a bola é minha, se não ganho não há jogo". Absolutamente natural e finissíma expressão da democracia e do Estado de Direito como foram entendidos por Estaline. Uma verdadeira lição para os "outros do costume". Tomem lá com a Democracia.
Repórter X acaba de se reeducar reconverter pelo que não há nexexidade de campo de reconversão nem das tácticas e técnicas de reconversão.
Sois Rei, sois rei, sois rei, sois rei...
PS: posso ficar com o lugar do Dono?

2 de novembro de 2009

Importa-se de repetir?

Veiga diz que vai reconverter o PAICV.
De dedo em riste e cara de mau o ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-finalmente-presidente-catavento-e-futuro-candidato-a-qualquer-coisa prometeu reconverter o PAICV.
Importa-se de repetir?! Pois é bébé…Reconverter! Caramba, reconverter! Assumiu a sua verdadeira condição ideológica? Reconverter. Estalinista... nem sei bem. Já estou a imaginar os campos de reeducação ou de "reconvertimento"...
Pois é bebé. Importa-se de repetir?
Mais alto? Continuo a não ouvir bem...
Até me apetece dizer como o Eurico Monteiro a propósito de um outro catavento: "Desculpem-me mas eu acho que ele diz mais é tontices. Diz mais tontices do que coisa com coisa."
Pois é bebé. Importa-se de repetir? lol...lol...lol
Afinal não mudásti

30 de outubro de 2009

Defender o mar

Em Novembro a Assembleia Geral das NU voltará ao tema da pesca de profundidade em águas internacionais e deve decidir os próximos passos para a implementação da Resolução 61/105. Esta resolução pede a tomada de medidas imediatas que administrem os stocks de peixe de maneira sustentável e que protejam os ecossistemas marinhos (e os países) vulneráveis de práticas de pesca destrutivas.
Assina a petição da Greenpeace.
Vê o video, vale a pena.

28 de outubro de 2009

Perplexidades

Estamos a braços com uma série de casos de dengue. Estamos a braços com uma séria proliferação de mosquitos. Ninguém pergunta o que fazem as câmaras?
No caso da Praia são valas que nunca mais acabam; valas que deviam ser tratadas, tapadas ou qualquer coisa que fosse antes das chuvas.
A CMP andou aí com uns buldozzers e muita comunicação social atrás e tudo o que conseguiu fazer foi deitar a baixo o muro do palácio da Várzea!! Nos bairros a situação é péssima e estão reunidas todas as condições para uma epidemia.
Ninguém pergunta o que fez a CMP para prevenir - sempre tivémos o vector, o raio do mosquito - e agora para remediar? Fico perplexa com esta não interrogação.
Este ano nem choveu por aí além na Praia Maria... o que falhou?

27 de outubro de 2009

A caminho de Copenhaga

No International Herald Tribune, mais um cartoon que dispensa comentários.

16 de outubro de 2009

Espectacular

Dispensa comentários. Vale a pena ver. Qualidade BBC

Esta é a hora

Repórter X investigou e descobriu a a letra completa do slogan do se-não-me-deixam-ser-PR-quero-ser-PM.
Não vamos mais lembrar do passado
O tempo é curto e muito há pra fazer
Hora chegou para a geração voltar a ser eleita
Proclamar a salvação dos nossos bolsos sem mais demora
Oh, esta é a hora, esta é a hora
Hora chegou, vamos ser determinados
Proclamar a salvação dos nossos bolsos sem mais demora
Oh, esta é a hora, esta é a hora
Letra da conhecidíssima música "Esta é a hora" de Cristina Mel com adaptações em azul de RX

14 de outubro de 2009

2009 Right Livelihood Awards

Os Right Livelihood Award de 2009 - os prémios Nobel alternativos - distinguiram o congolês René Ngongo pela sua luta pela protecção das florestas do Congo, o neozelandês Alyn Ware pelo seu trabalho de mais de 20 anos em prol da paz e contra a proliferação de armas nucleares, a etíope Catherine Hamlin que ao longo dos últimos 15 anos tratou milhares de mulheres africanas que sofriam problemas de fístula obstétrica e o canadiano David Suzuki, prémio honorário, pelo seu trabalho na promoção de uma ciência responsável e contribuição na difusão dos problemas provocados pelas mudanças climáticas.

12 de outubro de 2009

Reuse Reduce Recycle or Regret

Os três "R". Reutiliza. Reduz. Recicla. Ou... (tem) Remorsos.



De Mike Calaquian para Agência de Publicidade: Dentsu Philippines

1 de outubro de 2009

Google Earth Climate

Apresentação do simulador de mudanças climáticas do Google em versão resumida com introdução por Al Gore (eu sei, eu sei). Com o Google Earth Climate podes explorar os impactos potenciais de mudança de clima tendo em conta diversas variáveis. Uma boa forma de testar as soluções que todos nós temos.

28 de setembro de 2009

Merkel agradeceu a Neves

Repórter X acabadinho de chegar à Alemanha utilizou o sofisticadíssimo OAP (ouvido atrás da porta) para escutar a ultra secreta chamada de Merkkel para o nosso (e segundo os cata-ventos do mundo) PM:
"Alô, alô Neves? Sou eu a Merkel. Lembras-te de mim?... da UE? Ja, Ja sou eu.
Como estás? Tentei ligar ontem mas estava sempre interrompido… ah o Sócrates, eu desconfiei… Ah a Manela também?! Pois coitada! Foi um desgosto mas antes ela que eu… Telefonei para te agradecer. Schuldner für die Unterstützung… Sem ti estaria no desemprego… Não sejas modesto, lieben Schnee. Sim… Schnee é Neves em alemão.
Ouve… Posso ir aí?... Não me venhas novamente com essa do hotel. A Hillary foi… já disse que vai novamente… sim, ainda ontem falei com ela… Ah! comunicou aos media e apareceu sem perguntar? Typischen Amerikaner Ah… Hum... Também posso ficar no Sal… desde que possa dizer que estive aí!… Sabes que ir a Cabo Verde é um factor político determinanteklar, se puser isso no Programa de Governo não vou ter dificuldades no Parlamento… ja, ja... eu espero que digas alguma coisa.
Ouve lieben, agradece também ao Inhaber Ahn? Dono de quem!? Nãooo… um que escreve. A ideia de dizer que me apoiavas foi dele... Inhaber ou Mitarbeiter… Ah já sabes quem é?... Da oposição!?... Julguei que era teu fã... ja, ja... mas faz tantos elogios à tua influência internacional… como é que sei?... Ele foi o primeiro a dizer que sem ti o Sócrates não ganharia... também li aquele artigo que diz que Cabo Verde está muito mal governado e tu é que obrigaste o Obama a afirmar que Cabo Verde é um exemplo...
Hahaha exagero da oposição? Ó Schnee tás a ser modesto… Quem me dera ter uma oposição a afirmar que consigo obrigar o Obama a dizer o que eu quero… Ah tenho?… seu galanteador…
Ah, tens uma chamada em espera?? É o Obama??... Não me vais dizer? Vá lá, prometo não fazer cena de ciúmes!... Hum tenho a certeza que é ele… Lieben, se puderes diz-lhe que estavas a falar comigo… vá, sê miguinho... era bom que ele me desse alguma importância. Afinal Alemanha também é Europa e somos parceiros de Cabo Verde. Pronto, pronto. Vai lá, vai.
Auf Wiedersehen und danke ihr lieben…"

27 de setembro de 2009

Repórter X nas legislativas portuguesas

Repórter X infiltrado no Hotel Altis conseguiu descobrir o parágrafo – o primeiro parágrafo diga-se – que foi cortado do discurso do Sócrates:

"Ganhámos graças ao Neves. Se ele cá tivesse estado mais tempo a maioria absoluta era certinha. Se os meus assessores lessem o que escreve o-tal-que-tem-dono-ou-anda-à-procura-de-dono-melhorzito viam logo que o homem tinha de ficar pelo menos mais duas horas por cá. O Neves que convenceu o mundo inteiro a dizer em uníssono que Cabo Verde é um país bem governado, que pôs o Obama, a Hillary e até a Merkkel a falar dumas ilhas perdidas no meio do oceano era o único capaz de convencer a esquerda socialista a votar PS. Já telefonei ao Neves a pedir-lhe conselhos para formar governo."

Numa rápida incursão ao quartel general do PSD, Repórter X conseguiu apurar que a MFL demorou a vir a público devido às discussões com os assessores que apenas à última da hora a convenceram a cortar o primeiro parágrafo do discurso:

"Perdemos por culpa do Neves. Infelizmente apesar dos alertas dum tal dono ou empregado um dos maiores obstáculos que enfrentámos foi o Neves e todos sabemos a força e influência que ele detém no mundo. A influência dele na Europa só é comparável à do Obama que se recusou a apoiar-nos quando soube pelo dono ou empregado (nem sei bem) que o Neves estava com o Sócrates. O Sócrates teve um aliado demasiado poderoso. Já telefonei ao Neves a dar-lhe os parabéns."

Publicidades...

20 de setembro de 2009

Carregar o móvel com o calor do corpo

O Prémio «Swisselectric research award 2009», foi atribuído ao inventor Wulf Glatz, de 35 anos, que desenvolveu um gerador termoeléctrico que converte o calor em corrente eléctrica, utilizando a diferença de temperatura entre a fonte de calor e a do ambiente.
O processo de fabrico é dez vezes mais barato do que o clássico, as emissões não são poluentes e estes geradores Glatz tornam possível gerar electricidade em casa através do aquecimento central, alimentar a parte electrónica de um carro através do calor do motor - permitiria poupar 10% em combustível e, quem sabe, carregar um telemóvel usando o calor do próprio corpo.
O «Swisselectric Research Award » é um prémio anual atribuído pelas empresas suíças de electricidade no valor de 16.458 euros a um cientista cujo trabalho tenha contribuído para o avanço da investigação no campo da electricidade pelo que a "coisa" é mesmo séria. Com o calor humano que temos por cá até podíamos exportar energia.
Confirmar AQUI

18 de setembro de 2009

Escutas? Não, não te oiço... manda e-mail

Sempre me pareceu pouco plausível a notícia de que Sócrates escutava Cavaco. Não fazia muito sentido um líder incapaz de ouvir pôr-se à escuta do Cavaco, não é?
Mas sinceramente não sei o que é pior: um PM escutar o PR ou o PR inventar que o PM o escuta. Ó dúvida existencial. Bolas, nem vou conseguir dormir.

15 de setembro de 2009

Pois, temos pena! Tadinho do crocodilo

Uma volta pela blogolândia e pelos media obriga-me a prestar solidariedade ao ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-agora-auto-nomeado-líder-do-MpD-e-futuro-candidato-a-qualquer-coisa (para simplificar o ex-ex).
Que grande arapuca.
Depois de duas tentativas para ser o primeiro entre os primeiros, toca a recuar para tentar ser apenas-primeiro outra outra vez! Pois, não há outro remédio… perder as legislativas significa outro baile nas presidenciais. Perder pois os cata-ventos nem por engano acertam com a política de oposição tal o trauma da orfandade
Pois temos pena! Tadinho do crocodilo.
Forçado a auto nomear-se líder dos cata-ventos – ok, ok tanta incompetência para fazer oposição irritaria qualquer um, mas carga de ombro a destempo no todos-sabiam-menos-ele-líder-mais-um-para-queimar?! – para tentar um milagre.
Forçado a enfrentar um Snows (assim baptizado pelo Abraão) ganhador de duas (bah não vale a pena referir as outras) eleições a quem uma eventual derrota não faz mossa – reputação internacional invejável, líder incontestado e, caramba, cada dia mais charmoso, imagino a fila para consolar... será que aceitam reservas de lugar?!
Convenhamos ao ex-ex a derrota calha mesmo muito mal… seria um this is the end my dear friend the end of our elaborated plans (cantado pelos Doors claro) e fila hohoho: o Pai Natal a contar uma estórinha ao à-procura-de-dono que chora por ficar sem prendinhas.
É caso para um sincero pois, temos pena. Tadinho do crocodilo.

14 de setembro de 2009

De volta

Um misto de férias e preguiça mental tem-me mantido longe do blog mas cá estou de volta e para celebrar o regresso, Eugénio de Andrade

No fim do verão
No fim do verão as crianças voltam,
correm no molhe, correm no vento.
Tive medo que não voltassem.
Porque as crianças às vezes não regressam.
Não se sabe porquê mas também elas morrem.
Elas, frutos solares: laranjas romãs dióspiros.
Sumarentas no outono.
A que vive dentro de mim também voltou; continua a correr nos meus dias.
Sinto os seus olhos rirem; seus olhos pequenos brilhar como pregos cromados.
Sinto os seus dedos cantar como a chuva.
A criança voltou. Corre no vento.

5 de agosto de 2009

Biús

Charme? A MJ tem charme??

Num distraído passar de olhos pelo Expri salta-me à vista uma afirmação que me obriga a repetir a leitura. A Ministra da Justiça vende charme... Qual é?! A "nossa" ministra da Justiça? Charme? Ó meu Deus! Do Casimiro de Pina tudo se espera de negativo sobre o Governo e sobre os alvos do seu ódio de estimação mas desta vez surpreendeu-me(confesso que geralmente não consigo passar do 1º paragrafo não por má vontade mas por não conseguir compreender um décimo do que ele escreve).
Saio do torpor dos últimos meses e corro para o blog para partilhar este espanto. Nada tem abalado este "não me apetece bloggar"; nem o Estado da Nação, nem saber que se atreveram - e guarda costas já têm? - a congelar a conta do Bemba, nem os números das apreensões, nem a minha paixão pelas questões ambientais e energias alternativas me tem motivado a postar.
Mas a Ministra da Justiça vender charme é provocação a mais.
Impávida, serena e vende charme? Caramba. Está tudo louco?
Não me interpretem mal. Serenidade tem, determinação e dose de loucura também me parece. Mas charme? Charme?

24 de julho de 2009

Pergunta indiscreta


Os cata-ventos defendem que têm de ser criadas condições na Constituição para que a Justiça seja independente. O que significa que o modelo actual consagra uma Justiça não independente.
Ora se bem me lembro o actual modelo de Justiça foi desenhado pelos cata-ventos quando tinham maioria qualificada! Os cata-ventos reclamam-se como pais (e mães) da Constituição. A tal que diz que o PR nomeia um juiz para o STJ e o seu Presidente. A tal que foi desenhada para o ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líder-do-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa_mas_sempre_perdedor...
É o próprio modelo que criaram e impuseram que consideram incapaz de garantir a independência da Justiça? O discurso actual dos cata-ventos significa o reconhecimento que tentaram partidarizar o funcionamento da Justiça através da Constituição? Finalmente reconhecem que davam ordens ao STJ, instância onde sequer havia distribuição e os processos eram entregues a quem convinha?
Os cata-ventos acabam de confirmar que tentaram partidarizar e subjugar a Justiça? É isso?

12 de julho de 2009

Importa-se de repetir?!

O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líder-do-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa, Carlos Veiga, afirma que Cabo Verde regrediu…
Importa-se de repetir?! Pois é bébé…
Onde andou ele nos seus 10 anos de governação? A passear sem dúvida… é a única explicação para não ter conhecido o Cabo Verde de há dez anos. E tem andado distraído neste ainda novo milénio.
É que o que avançámos é graças a trabalho duro de todos, do nosso suor… falar mal do Governo é uma coisa, desprezar o que temos trabalhado e feito de bom é outra loiça, principalmente porque se trata das coisas que teve oportunidade e tempo (dez anos) para fazer e não fez.
Pois é bebé!
A propósito de regredir, este ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líderdo-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa quer protagonizar a novela “Regresso ao Passado”.
Pois é bébé…Vamos ter um casting interessante…

Lembrando que

Não se escolhe a família, escolhem-se os amigos!

4 de julho de 2009

Blogolândia em silêncio

A "bomba" no Sal deixou a blogolândia sem reacção ou ela está simplesmente desinteressada? As três semanas do julgamento foram interessantes e foi visível uma nova postura do MP. Uma equipa no Sal (dois procuradores e um procurador geral adjunto) apoiada pela equipa especializada em criminalidade organizada da PGR aqui na Praia.
E, esse trabalho deu frutos. Viu-se que foi preparado com tempo e com coordenação firme.
Frutos que estranhamente não são referidos numa blogolândia que há bem poucos dias reclamava acção. Um silêncio estranho quando é também visível a tentativa de politização nalguns on-line - o advogado que pertenceu ao MpD e ao PRD do Dico de repente é transformado no irmão querido do PM. Tenham paciência!
Mas se assim é a mensagem é muito clara: nem o meio-irmão do PM está acima da lei.
A mão do PGR (com costas quentes na MJ) é bem visível neste processo.
A prisão preventiva foi decretada mas independentemente de quaisquer resultados a verdade é que se marcou posição de forma ousada.
PS: Interessante que nas news se diga que o Dico foi nomeado pela OACV que rapidamente descobriu que nenhum advogado do Sal defenderia o Barbosa e contactou o Dico, nomeou-o (será assistência judiciária?) e colocou-o no Sal a tempo do primeiro interrogatório!!! Grande eficácia.

3 de julho de 2009

Incongruências

A taxa da iluminação pública não passa na AN. O MpD regressando a um discurso assistencialista (cabo-verdianos são coitados) chumbou uma proposta apoiada pelos municípios destinada a garantir a sustentabilidade do serviço (a iluminação pública é da responsabilidade dos municípios e a dívida à Electra é dos município).
Paralelamente a CMP lança através de regulamento uma taxa de resíduos sólidos (com a qual concordo) e o MpD aplaude (ou não?!) e diz que os munícipes têm de contribuir para que o serviço seja prestado com qualidade. Queremos o lixo fora das ruas? Contribua-se para isso... é simples e é normal (pelo menos nos países com que gostamos de nos comparar...).
Queremos iluminação pública? Só o que faltava dizem os cata-ventos, a responsabilidade é das câmaras mas é o Governo que se desgasta com a escuridão nas ruas e as eleições vêm aí. Não pagamos, somos coitados, é o lema do MpD.
Há aqui qualquer coisa de incongruente… como pode um município fazer aquilo que ao Governo só é permitido com maioria qualificada?

27 de junho de 2009

Cidade Velha

Cidade Velha classificada como Património da Humanidade. Excelente notícia.
Aconselha-se a uns quantos "achistas" de serviço um passeio à Cidade Velha de hoje, talvez consigam lobrigar o trabalho feito. Olhar a Cidade Velha de há dez anos e olhar a Cidade Velha de hoje. Ajuda a perspectivar o futuro
Reconhecer que há trabalho feito nunca invalidou a necessidade de se fazer mais. A necesidade de fazer ainda mais não invalida a celebração do que foi conseguido.

14 de junho de 2009

Coisas de madeira

Objectos inesperados feitos com madeira. Alguns são autênticas peças de arte ou de design.



Pode encontrar mais fotos aqui

11 de junho de 2009

Dúvida

O ALUPEC é um alfabeto ou uma língua? Tanto quanto me parecia era um alfabeto que permitiria escrever as diversas variantes do crioulo.

Na blogolância e em artigos de opinião na comunicação social está a ser tratado como se língua fosse...

Alphabet or language here is the question. Ora bolas ia jurar que usei o alfabeto português e a frase saiu em inglês.

3 de junho de 2009

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

Trailler do documentário "Home - Nosso Planeta, Nossa Casa" de Yann Artus-Bertrand que tem estreia mundial prevista para o dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente. Interessante. Uma visão da interacção da humanidade no planeta nos últimos quatro bilhões de anos e os seus efeitos.

1 de junho de 2009

Aquecimento global

Depois de 18 meses a discutir os princípios deste documento do novo tratado para o combate ao aquecimento global 181 países começaram finalmente a trabalhar no primeiro esboço do futuro acordo de Copenhaga que sucederá ao Protocolo de Quioto. Quioto assinado em 1997 vincula 37 países industrializados a reduzirem as suas emissões, deixando os restantes países sem qualquer compromisso.
Os Estados Unidos da América que rejeitaram o Protocolo de Quioto pretendem agora assumir uma posição de liderança no combate às alterações climáticas. A ver vamos...
Ler aqui

31 de maio de 2009

Arte na Net

Artcyclopedia é um óptimo site sobre Arte. É possível pesquisar por artista, pelo nome da obra, assunto ou nacionalidade e ver as obras nos Museus onde estão expostas, seja no Louvre, no Prado ou num museu no Japão.

29 de maio de 2009

Iluminação pública solar na Cidade Velha

Fiquei feliz! Foi colocado o primeiro poste do projecto de "Iluminação Pública Solar" no Bairro de S. Sebastião na Cidade Velha. Serão 30 postes de iluminação pública, equipados com painéis solares, totalmente independentes e autónomos.
A Cidade Velha dá um exemplo que espero venha a ser seguido. É um investimento que vale a pena e muitas vezes foi defendido aqui no Sanpadjud como o caminho certo na iluminação pública.
Boa!!!!!!!!!!

28 de maio de 2009

Tartarugas

Fotos de bébés que raramente vemos. Turtles, tortugas, tortues, tartarughe, schildkröten... lindas em qualquer língua estas tartarugas bébés.


14 de maio de 2009

Chicken a la Carte

Não me tem apetecido postar mas este short film produzido em 2005, por Ferdinand Dimadura, merece ser partilhado. Uma visão da fome e da globalização perturbante. Um riso que nos leva às lágrimas de dor. Não posso esquecer... por isso partilho.

30 de abril de 2009

Nível 5

A multiplicação dos casos de gripe suína obrigou a OMS, numa reunião de emergência, a elevar o risco de alerta pandémico para cinco (numa escala de seis).
O Nível 5 significa que «existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico)».
Fase 6 significa que a «a pandemia está instalada: existe um risco aumentado e substancial de transmissão na população em geral».
Por esse mundo fora aumentam as vendas de máscaras cirúrgicas e a cotação das empresas produtoras, assiste-se a uma corrida ao Tamiflu, o medicamento que tem sido apontado como o mais eficaz para o combate à gripe suína, o turismo para Cancun diminui, o consumo da carne de porco diminui, surge na web jogo Swinefighter no qual o jogador é um médico que tem que imunizar porquinhos voadores com uma agulha gigante, (os resultados podem ser compartilhados no Twitter).Ronda feita, nada de novo, afinal em 1976 a gripe suína era motivo de alerta com direito a campanhas de vacinação.

28 de abril de 2009

A vingança dos porcos

27 de abril de 2009

Aquecimento global

Um video com uma perspectiva interessante. Quando sentires o aquecimento global será tarde demais. Vale o click.

23 de abril de 2009

Tortura

Mais uma vez Jon Stewart e uma tirada absolutamente genial: "No one is upset about the fact that America tortures, they’re just upset that they now know about it" ou seja: ninguém está perturbado com o facto da América torturar, estão aborrecidos porque agora sabem...


22 de abril de 2009

Perguntas naif

Hoje na AN o pacote tributário não passou!! O deputado Eurico Monteiro do MpD convidou à retirada do diploma com um parecer extenso contra a criminalização das infracções tributárias mais graves... Pergunta naif: como é possível combater as grandes fraudes fiscais que vivem de mãos dadas com a corrupção se não são penalizadas??
O deputado perguntava ainda quais os bens jurídicos que essa criminalização defende. Pois cá vai a resposta indiscreta: um Estado para poder cumprir as tarefas que lhe incumbem tem de recorrer a meios que só pode exigir dos seus cidadãos. Esses meios são os impostos, cuja cobrança é condição da posterior satisfação das prestações sociais - tipo promover o bem-estar e a qualidade de vida, assegurar o ensino, assegurar o sistema de segurança social para a protecção na doença, velhice, invalidez, viuvez etc. etc. etc. Compreende-se, assim, que o dever de pagar impostos seja um dever fundamental e que o desrespeito por essa obrigação constitucional possa ser considerada como violação de um bem jurídico merecedor de tutela penal.
Mas deixando a teoria de lado parece necessário lembrar ao sr. deputado que a fuga aos impostos impõe aos restantes contribuintes uma carga fiscal acrescida e, este facto atenta directamente o património do contribuinte honesto (como é o meu caso e o da maioria dos cabo-verdianos que trabalham por conta de outrem).
Pergunta naif: só vale a pena proteger os que prevaricam?

Inspiring Action

A Greenpeace celebra o dia da Terra lançando o video Inspirig action e o desafio de mobilizar três milhões de pessoas para a defesa do ambiente.
Vê o video! Participa!

21 de abril de 2009

Secas

Food grows where water flows! A rima é perfeita em inglês e resume a tragédia da seca que assola o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Numa tradução rude: Há "comida" onde há água.

15 de abril de 2009

Bo Obama

Os comentários de Jon Stewart no The Daily Show são como de costume imperdíveis. LOL

12 de abril de 2009

Iluminação solar

Iluminação solar para exterior da Qnuru, empresa da MacArthur Foundation Fellow e do escultor Tom Joyce.
Com design elegante e sofisticado estas lâmpadas solares ficam bem em qualquer jardim, terraço, esplanada e melhor ainda ficariam nas praças de Cabo Verde.
O sistema usa tecnologia LED eficiente, carregada através de painéis solares incorporados nas luzes e as instalações utilizam microcontrollers digitais múltiplos que permitem programação inteligente e wireless.
Um must apesar de não ter fonte secundária de alimentação. Apetece-me ter um terraço, um quintal ou um jardim só para as ter.

11 de abril de 2009

Cata-ventos e regresso anunciado

Anuncia-se o ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente, Carlos Veiga, como candidato à liderança dos cata-ventos (MpD). À incógnita da terceira candidatura consecutiva a Presidente adiciona-se a incógnita da candidatura a PM!!!
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente quer sair da sombra e está em plena forma diz-se… hum hum afinal os cata-ventos não estão tão seguros das suas possibilidades de ganhar as legislativas. A governar em crise desde 2006, e segundo se diz desgovernados, os papainhas doces (PAICV) lá vão dando conta do recado e só quem é pior que cego (aquele que não quer ver) é que não vê o que foi feito neste país…
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa está disposto a liderar os cata-ventos no semear de ventanias dos últimos anos… disposto a expor-se a mais uma derrota.
Curiosamente (ou não?) os cataventos querem retirar da Constituição a cláusula que impede o estabelecimento de bases militares por aqui. Tentando abrir uma porta na economia? Tentando abrir uma via sempre recusada pelos papainhas doces (PAICV) na estratégia de desenvolvimento, só para o caso do ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa ficar com a batata quente nas mãos?
Sabe-se lá…
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa, lembra-me Flaubert "A medida de uma alma é a dimensão do seu desejo". O desejo de ser PR de um Cabo Verde (mergulhado no abismo segundo dizem os cata-ventos) deve ser muito… hum hum preciso de Alka-Seltzer.

8 de abril de 2009

Importa-se de repetir?

Em entrevista ao canal alemão N-TV, o primeiro-ministro italiano Berlusconi comentou desta forma as condições de auxílio às vítimas: “Eles têm tudo o que precisam. Têm apoio médico, comida quente... Claro que o local onde estão é temporário, mas deviam encarar a situação como uma fim-de-semana de campismo”.
Importa-se de repetir?! Pois é bébé…
Berlusconi no seu melhor.
Começam a tornar-se verdadeiros clássicos…
Mas tivesse eu uma mente menos ingénua e estaria a fazer ligação entre aquela ligeireza e as empresas de construção de que é proprietário... Graças a Deus sou naif.
Pois é bébé!

3 de abril de 2009

Volta ao Mundo em 80 Telescópios

Os principais observatórios de todo o mundo estarão apontados para o espaço ao mesmo tempo numa maratona de observações e de troca das imagens captadas em tempo real durante 24 horas, entre as 10h de hoje e as 10h do próximo sábado, numa iniciativa do Ano Internacional de Astronomia.
Esta volta ao mundo é uma das mais de 1500 iniciativas que celebram o ano dos astros em todo o mundo. E faz parte do programa maior, chamado 100 Horas de Astronomia, que teve início ontem, dia 2, e termina no domingo.
Quem não tem telescópio pode juntar-se à iniciativa através do site que transmite em tempo real.

31 de março de 2009

Importa-se de repetir

O vice-presidente da JpD afirma que o Governo alterou uma lei da competência da Assembleia Nacional cuja redacção final cabe a esta última. Mais afirmou que a alteração propositada é truque para o Governo angariar mais receitas e prejudicar a juventude cabo-verdiana.
Importa-se de repetir?? Pois é bébé!
Fica mal tanta ignorância num jovem líder político sobre os procedimentos legislativos constantes da Constituição e do regimento da AN... mas a má-fé e hipocrisia revelam um grande futuro na política.
Pois é bébé! Nem sequer sabe quem faz a redacção final das leis da AN? Também não sabe quem as manda publicar? Claro que também não sabe quem tem competência para as rectificações, pois não? Coitadinho do bébézinho!
Pois é bébé! Este já veio de fraldas sujas...
Ah! O Governo propôs à AN uma isenção para prejudicar os jovens. Boa! Importa-se de repetir? Melhor não... ainda morro de tanto rir.

30 de março de 2009

Apetece

Aria.
Yanni ao vivo na Acrópole.

26 de março de 2009

Carro voador

A ficção torna-se realidade. O primeiro carro voador, Terrafugia transition é um carro que pode metamorfosear-se em aeronave em 15 segundos. Ou será uma aeronave que pode transformar-se em carro.
Este protótipo construído por uma pequena empresa americana está prestes a transformar o mundo da ficção em realidade. O primeiro voo de teste ocorreu este mês de Março. Não será mesmo um carro voador... mas estivemos mais longe disso.

22 de março de 2009

Água

O 5° Fórum Mundial da Água que decorreu durante uma semana em Istambul, terminou sem que o direito de acesso à água fosse consagrado como direito fundamental na declaração final, assinada hoje Dia Mundial da Água.
Do documento constam uma série de compromissos como a necessidade de economizar água, em particular no sector agrícola, e de lutar contra poluição.
De acordo com um estudo divulgado pela UNICEF na sexta-feira passada, a falta de água potável é a segunda maior causa de morte de crianças com menos de cinco anos. Cerca de 4.200 crianças morrem por dia em todo o mundo devido a doenças relacionadas com a falta de água potável.
Cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e 125 milhões de crianças com menos de cinco anos vivem em lugares sem acesso a fontes seguras de água potável. 2,5 mil milhões de pessoas vivem sem saneamento básico.
Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, que organizou o 5º Fórum Mundial da Água, alertou:
“O mundo evoluiu rapidamente, às vezes de forma brutal, e essas mudanças afectam dramaticamente os recursos hídricos. Cada dia nos falta mais água para criar energia e para dar de beber às metrópoles”.
E se somarmos estas estatísticas com o aquecimento global…

21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia

Ser Poeta
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem sejaRei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca


Cantado pelos Trovante ao vivo... simplesmente fabuloso!

18 de março de 2009

Importa-se de repetir

Entre outros mimos diz Eurico Monteiro em entrevista ao Expri sobre o Humberto Cardoso deputado do seu partido: "Não consigo descobrir virtudes. Às vezes dizem que é ideólogo. Desculpem-me mas eu acho que ele diz mais é tontices. Diz mais tontices do que coisa com coisa." Importa-se de repetir?
Pois é bébé! Chama-se a isto "sem papas na língua".
Quando as comadres se zangam... mas depois de ter lido o que o deputado MpD Pascoal disse sobre o seu próprio partido, não faz muito tempo, não é de admirar esta troca de mimos. Ele é mais é tontices.
Pois é bébé! Importa-se de repetir? Com mais papas na língua se faz favor senão fico sem saber o que pensar.

16 de março de 2009

Send your message to G20 world leaders

15 de março de 2009

Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF que tem como objectivo encorajar empresas, comunidades e indivíduos a desligar as luzes durante uma hora no dia 28 de Março de 2009, às 20h30, visando reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e mostrando o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.
Aderir não custa e além de ajudar o ambiente, sempre recordamos os tempos em que a Electra desligava as luzes sem qualquer incentivo da WWF.
Em 2009 a Hora do Planeta quer envolver mais de um bilião de pessoas em 1000 cidades em todo o mundo.
Site aqui e em português

11 de março de 2009

Aquecimento global

Segundo especialistas em alterações climáticas, reunidos em Copenhaga, em vez de uma subida do nível do mar de entre 18 a 59 centímetros até ao final do século - relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas de 2007 – pode-se admitir uma subida dos oceanos superior a um metro e nunca inferior a 50 centímetros e apontam como dois dos principais factores do agravamento a aceleração da fusão de gelos polares e de glaciares devido ao aquecimento global.
O congresso Alterações Climáticas: Riscos Globais, Desafios e Decisões que reúne climatologistas, meteorologistas, oceanógrafos, epidemiologistas e economistas decorre até quinta-feira e serve de preparação para a cimeira do clima em Dezembro onde se pretende alcançar um novo acordo global sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa para suceder ao Protocolo de Quioto, que expira em 2012.
Penso no impacto duma subida do nível do mar de um metro no Sal ou na Boavista, penso na nossa dupla vulnerabilidade económica e insular... melhor fazer zapping de pensamento!

10 de março de 2009

Sócrates e os Magalhães

Li por aí que o Sócrates vem cá passear e doar 12000 Magalhães. Confesso que não percebi nem uma coisa nem outra.
De férias? Três dias a correr de um lado para o outro são férias? A "coisa" deve estar mesmo má quando o PM português não consegue passar uns dias de folga sem o elenco governamental. Claro que outra explicação do tipo: Cabo Verde interessa a Portugal e à UE e pode trazer mais-valias a um Portugal desgastado em África, não serve porque implicaria reconhecer o trabalho de credibilização do país que foi feito. Alguém se lembra da economia cabo-verdiana em 1999? Pois...
Doar 12000 Magalhães? Tenham dó... naif sim mas não tanto. Claro que há outra explicação: Sócrates vem garantir a sobrevivência, neste momento de crise, de uma (ou mais) empresa portuguesa que fabrica pc`s - para descobrir qual usar a Net. São postos de trabalho, famílias fora do desemprego... são 150000 pc`s a acrescer ao negócio da Venezuela e o investimento feito fica salvaguardado sem dumping. Mas esta explicação também não agrada porque implica reconhecer Cabo Verde como um mercado apetecível e também reconhece as ilhas como uma lança na África lusófona.
Pois então deite-se fora a lógica (silogística que seja) e que venha mesmo passear e doar Magalhães. Seja como for é lucro... e a comitiva de 120 pessoas sempre há-de cá deixar uns euro$$$$$

7 de março de 2009

Changes in White House

As mudanças na Casa Branca foram muitas... e significativas hehehehe

5 de março de 2009

Mandato contra Bashir

TPI emite mandato de captura contra o presidente sudanês Bashir.
Mais de 300.000 vítimas aguardam por justiça.

Cartoon encontrado aqui

2 de março de 2009

Importa-se de repetir?

JMN anunciou um pacote de programas para combater os efeitos da crise económica internacional economia, programas para os quais disse, no mesmo discurso e no minuto seguinte, que conseguiu mobilizar financiamentos.
O líder parlamentar do PSD MpD considera que os programas não podem ser realizados porque não têm dotação orçamental!!
Pois é bebé. Importa-se de repetir?
OK, eu também não gosto de ler aquela coisa chata do OE – talvez por isso não esteja nos meus planos ser líder parlamentar, mas se se pode ser líder sem ler o OE e se a malta pode ficar só pelas bocas ainda mudo de ideias, que há velocidade que estão a queimar o Mats certamente o MpD vai precisar de mais um ou dois Mats até às legislativas!
Pois é bebé!
Então não sabes que os financiamentos conseguidos integram o OE do ano? Há um número (fica a pista: nº 2) dum artigo que anda pelo OE há anos… OK, OK o Veiga bem que podia ter alertado. Terá sido excesso de ligeireza ou será que consideram que todos os cabo-verdianos sofrem de iliteracia ou será que gostam de o ver fazer essas figuras?
Pois é bebé! Importa-se de repetir?

27 de fevereiro de 2009

Post perigoso

Quando os blogs opinam, criticam, insinuam, lançam suspeitas ou, mesmo, condenam sumariamente alguém (em especial políticos ou sempre políticos) é sempre em nome da liberdade de informação e de opinião, sem limites. Quando, ao invés, um blog se permitir criticar outros blogs, será a "censura" ou a politização.
Este é um post perigoso, vai contra a maré dominante mas sinto-me crítica ou melhor sinto-me como pessoa que se vangloria de ser de satisfação difícil, porque ninguém lhe tenta agradar (Dicionário do Diabo) e cá vai:
No bloguismo dominante avulta um estilo habitualmente apostado em negar qualquer progresso e qualquer perspectiva de saída favorável para Cabo Verde. Segundo essa visão, falhámos todos os desafios da história recente e estamos condenados a arrastar-nos numa apagada e vil tristeza até ao fim dos séculos. Qualquer acontecimento mais grave é transformado numa demonstração inequívoca da nossa incapacidade e da nossa condenação.
Para provar essa condenação atiram contra tudo o que mexe, apoiando indiscriminadamente todos os protestos, piscando o olho aos ressabiados dos vários quadrantes, fazendo de cada fládu flá uma certeza e um facto, numa autêntica histeria especulativa e ai das pessoas que gostam de pensar aquilo que estão a ler!!!
Mandar bocas, fixar frases soltas, e criticar negligentemente o que nem sequer conhece tornou-se um must intelectual ainda mais interessante quando não se olha a meios e se procura sistematicamente ferir na honra e dignidade. O ruído ganha sempre. ..
Hesitei entre três textos qualquer deles pleno de significado, para mim, neste momento, um de Robert Musil do O Homem sem Qualidades, outro de Ortega y Gasset em A Rebelião das Massas e acabei por optar por este de Aldous Huxley, do Regresso ao Admirável Mundo Novo sempre tão actual e insidioso:
“Os ideais da democracia e da liberdade chocam com o facto brutal da sugestibilidade humana. Um quinto de todos os eleitores pode ser hipnotizado quase num abrir e fechar de olhos, um sétimo pode ser aliviado das suas dores mediante injecções de água, um quarto responderá de modo pronto e entusiástico à hipnopédia. A todas estas minorias demasiado dispostas a cooperar, devemos adicionar as maiorias de reacções menos rápidas, cuja sugestibilidade mais moderada pode ser explorada por não importa que manipulador ciente do seu ofício, pronto a consagrar a isso o tempo e os esforços necessários.”
Para quem enfiar a carapuça: (i) a carapuça tem razões que a razão desconhece (ii) é uma atitude de abertura ao olhar dos outros (iii) avaliar se nos serve é um juízo de honestidade intelectual só disponível, evidentemente, para quem possua um certo grau de auto-estima. Por isso nada de reclamações...

19 de fevereiro de 2009

A verdade em dois minutos

O congressista americano Ron Paul, opondo-se à resolução aprovada por Democratas e Republicanos em 9 de Janeiro, que expressou "o apoio inequívoco a Israel para a invasão de Gaza" e considerou o Hamas como organização terrorista que ameaça a segurança de Israel teve dois minutos e meio de espantosa franqueza. Demolidor!

16 de fevereiro de 2009

Apetece

Apetece-me! Assim sem mais. Outlandish - I Only Ask Of God.
I only ask of God
He won't let me be indifferent to the wars
It`s a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
It`s a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
People...people, people
I only ask of God
He won't let me be indifferent to the injustice
That they do not slap my other cheek
After a claw has scratched my whole body


14 de fevereiro de 2009

Blue Earth

“Blue Earth” da Samsung é o primeiro telemóvel que funciona apenas com energia solar.
O “Blue Earth” pode ser carregado numa hora através do painel solar colocado na traseira do aparelho. A capa é feita de plástico reciclado de garrafas de água para reduzir o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono do processo de produção e a embalagem é feita de papel reciclado.
As funcionalidades são várias, tem ecrã táctil, opção Eco mode, que permite um consumo de energia muito reduzido, função «Eco walk» - um «medidor» de passos que permite calcular as emissões de CO2 poupadas enquanto se caminha.
Eu quero um desses…

6 de fevereiro de 2009

Importa-se de repetir

O líder do MpD Jorge Santos estranha a atitude do PGR em suscitar a fiscalização da legalidade e constitucionalidade da Resolução da Assembleia Nacional que elegeu Raúl Varela como juiz conselheiro do STJ aos 83 anos de idade. E estranha porque os partidos estão de acordo e em clima de entendimento! Afirma que até votaram por unanimidade!
Pois é bébé! Importa-se de repetir? Pode repetir? Mais alto? Continuo a não ouvir bem...
Fiscalização da constitucionalida e da legalidade só quando os partidos discordarem, não? Já agora separação de poderes e Estado de Direito Democrático só quando der jeito, não?
Pois é bebé... Ora essa!! O PGR importunar o entendimento, o consenso e o acordo com fiscalizações previstas na Constituição é demais ou será que foi Lapsus linguae?!
Pois é bébé!

Porquê ter um blog?

Porquê ter um blog????? Que raio de pergunta!
Para começar o "um" não se aplica. Ao longo dos últimos quatro anos tive vários blogs. Alguns estão inactivos ou porque me esqueci da password ou por razões técnicas - tipo dar cabo do layout e nunca mais conseguir acertar.
O Sanpadjud continua.
Voltando ao assunto. Porquê ter um blog?????
Porque me apetece.
E quando me apetece.
E ...

3 de fevereiro de 2009

Red Alert

É viciante. É adictivo. O JOGO referido no post anterior é um perigo e tem-me afastado da Net e dos blogs. Confesso... estou dependente. Comecei por conseguir aprovação popular... arruinei a economia. Consegui reduzir drásticamente as emissões de CO2... dei cabo da economia! Agora que consigo "aguentar" a economia e manter a aprovação não desisto de tentar melhorar as performances!!
E a experiência de introduzir taxas nos combustíveis dá-nos ideia do que sofrem os MF!
Hehehehe

1 de fevereiro de 2009

Testa as tuas habilidades sociopolíticas

O Bush foi péssimo... os políticos não sabem o que fazem, etc. etc.
Este jogo "Climate challenge" é uma oportunidade divertida para pôr em prática as nossas convicções sobre o que deve ser feito para governar com sustentabilidade e proteger o ambiente. És o presidente das Nações Europeias, tens como responsabilidade diminuir as emissões de carbono globais de 2000 a 2100.
Governa verde enquanto vais negociando com as outras nações, mantendo a competitividade económica e a satisfação popular.
Experimenta. JOGA AQUI

Pensa bem as opções... não é tão simples como parece!

31 de janeiro de 2009

Luz solar

Sabia que a luz solar que chega ao nosso planeta num minuto é suficiente para suprir as necessidades de energia mundiais durante um ano? Eu também não sabia mas faz sentido. O que não faz sentido é que continuemos a usar tão pouco essa energia.
É certo que o investimento necessário para equipar uma casa com energia solar não está ao alcance de todos, mas existem gadgets úteis e que nos fazem poupar uns trocos que bem que podiam estar disponíveis no nosso país (parece um bom negócio para qualquer empreendedor).
A Stainless Steel Solar Light é um desses exemplos. Feita de aço parece durável, o design é elegante e pode sem custos energéticos iluminar um jardim ou um quintal.

30 de janeiro de 2009

If there’s anything more important than my ego

"If there’s anything more important than my ego around, I want it caught and shot now."
The Hitchhiker's Guide to the Galaxy de Douglas Adams.
Devia ser de leitura ou audição ou visionamento obrigatório. Para não nos levarmos tão a sério.

29 de janeiro de 2009

Estudos de impacto ambiental on-line

O site do Sistema de Informação Ambiental de Cabo Verde disponibiliza on-line estudos de impacto ambiental. Por preguiça recupero um extrato de um post com quase um ano em que tentei contribuir para divulgar o site que descobri absolutamente por acaso pouco depois da sua criação e que hoje já conta com mais de 800 000 visitas:
"Vale a pena uma visita demorada (e repetida) para absorver a imensa informação presente no site.
Informação sobre o Perfil Ambiental de Cabo Verde, os estudos de impacto ambiental já levados a cabo, legislação nacional em vigor - muita coisa feita nos últimos anos em matéria de Ambiente e Pescas - convenções internacionais ratificadas por Cabo Verde e portanto em vigor no nosso país.

Tudo sobre o ambiente no nosso país levando à letra a definição de sistema de informação ambiental: “toda a informação referente ao estado do ambiente, bem como as actividades ou as medidas susceptíveis de afectar ou protege-lo”.Pequeno aparte para referir que desde a publicação do Decreto-Lei n.º 2/2002, de 21 de Janeiro que a extracção e exploração de areias, nas dunas, nas praias, nas águas interiores, na faixa costeira e no mar territorial, é proibida mas trata-se de uma contra-ordenação (e não crime). Quando a legislação "anda muito à frente" das pessoas a que serve torna-se ineficiente mas depois de cinco anos julgo que já se pode dar mais um passo e criminalizar ainda que levemente para preparar uma futura (mas não distante) criminalização forte."