S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

22 de fevereiro de 2011

Os números da fraude eleitoral em Cabo Verde

Repórter X tem acompanhado com muita atenção a fraude eleitoral. Após duas semanas de investigação e reflexão a conclusão é taxativa e mera lógica silogistica: os únicos cabo-verdianos íntegros, não corrompíveis e sérios deste país são o tri-perdedor e os seus activistas e apoiantes. Porquê? Vejamos de acordo com a única fonte séria e credível, Carlos Veiga e os seus fiéis apoiantes:
1 (e um antebraço) em cada 2 eleitores cabo-verdianos é corrupto. Porquê? Porque os votos do PAICV foram comprados.
Mas extrapolemos para a população cabo-verdiana: meio milhão (para facilitar as contas desde os mais tenrinhos bebés aos veteranos já centenário) e 106 354 votantes no PAICV. Um cabo-verdiano (e dois dedos) em cada 5 é corrupto!!
Adicionemos as abstenções (compradas afirmam as nossas fontes sérias e credíveis através do tal esquema do BI…) 106 354 mais 50.975 dá: 157 329 ou seja 31% da população cabo-verdiana ou seja 1 cabo-verdiano e meio em cada 5 são corruptos.
Neste ponto Repórter X teve dúvidas… se calhar o PAICV comprou só os votos que fizeram a diferença – 23.293 - o que equivaleria a 4% da população cabo-verdiana, um número razoável de corruptos em qualquer país. Telefonou para a séria e credível fonte que esclareceu: _ Não leu o Liberal? _Não eu lia o Já mas já acabou… e não me deram o IPAD_ Vai ler o Liberal para tirares as dúvidas
Lido o Liberal, Repórter X não tem dúvidas. A fraude é imensa nem os militantes e activistas do PAICV votaram a estrela sem ver a cor do dinheiro.
Espera! Tudo parado! Estopssssssssssss! E eu? Votei no PAICV e não recebi nem um tostão?! Acuso o PAICV de discriminação nas instâncias internacionais ou crio a Associação-dos-cabo-verdianos-que-os-cataventos-gostam-de-tomar-por-parvos???
JOGO: identifique os corruptos

14 de fevereiro de 2011

Importa-se de repetir??

Miguel Sousa ex-deputado do MpD analisa - ler AQUI - o momento dos cataventos:
"A presidencialização e a personificação da campanha, as omissões tácticas e o silencio cumplice de certos dirigentes, com responsabilidades no MpD, quando no terreno o partido era dividido, revelaram-se desastrosas e nefastas para o partido. De quem é a responsabilidade, pergunta-se. Tais estratégias não renderam votos – como se diz. Foi erro de oportunidade, pelo que a culpa não pode morrer solteira, apenas por se tratar de Carlos Veiga. O erro pode alastrar-se à medida que Carlos Veiga vá continuando a ocupar a cadeira de presidente do MpD. A sua saída da liderança do MPD deve ser, por isso, vista e considerada como uma necessidade. Não se deve ficar pelo reconhecer dos resultados, sobretudo nas actuais circunstancias. É também importante que se tirem conclusões políticas de que a estratégia adoptada falhou e uma das conclusões óbvias a tirar deve ser a que suscita a demissão do cargo de liderança do partido" (bolds de Sanpadjud)
Pois é bebé! Importa-se de repetir??
Depois de vários dias a ler análises de dirigentes, militantes, simpatizantes e pseudo-independentes dos cata-ventos é refrescante ler alguém que olha para dentro e não se limita a afirmar que os cata-ventos perderam porque os cabo-verdianos não sabem o que fazem (tradução meiga para burros), os cabo-verdianos não compreenderam a mensagem e as propostas (quais?), o PAICV comprou mais de 20000 votos (1 em cada dez eleitores...)e falta democracia (pois é bebé)
Pois é bebé!! De nada lhe valerá repetir... nas presidenciais legislativas os jovens foram queimados de forma triste. A cara da derrota é Cristina Leite, o Milton Paiva vê-se fora e o Elísio (o único que assustou o PAICv quando mostrou que compreendia que o discurso não podia ser do bota-abaixo) foi humilhado em todo este percurso!
Os cata-ventos estão numa encruzilhada. Mudar ou assumir a monarquia.

13 de fevereiro de 2011

Sabe bem...

12 de fevereiro de 2011

Espectacular

Spot publicitário muito bem conseguido. Vale o click.

Pode ver o making off AQUI

10 de fevereiro de 2011

Protesto!!!

O Jornal Já vai suspender a sua publicação. Sanpadjud não pode aceitar que o melhor jornal do país - declarado como tal AQUI neste blog - suspenda a sua publicação. Isto é mau perder!!!
É verdade que o Já gastou milhares de contos a promover a campanha do Carlos Veiga e do MPD mas a derrota não é motivo para fechar portas.
O Já deve continuar. Sanpadjud precisa do papel para limpar os vidros. Mas se isso não é razão suficiente aqui vão outras: é de borlaaaaaaaaaa, faz rirrrrrrrrrr e pode ser que os jornais da praça descubram o truque para melhorar a qualidade do papel, da impressão e suportar um custo de distribuição de mais de 2000 contos semanaissem nos obrigar a pagar os 100$00.
Ah e o ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-candidato-a-segundo-entre-os-primeiro-novamente-derrotado pode mudar de ideias e decidir apresentar-se pela terceira vez como candidato a primeiro entre os primeiros e assim já se justificaria continuar como o Já.

9 de fevereiro de 2011

Rescaldo 2011

Legislativas 2011 terminaram. Com a vitória do PAICV. Terceiro mandato com maioria absoluta. O povo votou e não deixou margem para dúvidas.
A derrota é pesada para o MPD
que de há 3 anos para cá vem proclamando o desgaste do Governo e concorre num quadro eleitoral aprovado em pleno mandato PAICV que favorece os partidos mais pequenos. Afinal os fo6 ganharam!
Toda a estratégia eleitoral do MPD baseou-se no marketing viral característico dos partidos que estão em má posição na campanha. Desde o Já, à manipulação dos números – segundo o Veiga 2 em cada 3 cabo-verdianos não têm casa – às montagens, às farsas, ao insulto e difamação tudo foi utilizado. A intervenção das Câmaras foi directa e imagem desta campanha é sem dúvida aquela da guarda municipal e dos bombeiros a retirar bandeirinhas do PAICV. Isto depois da decisão da CNE que relembra à CMP que ela não tem competência para o efeito. Desrespeito pela Constituição, pela lei e pelas entidades públicas que alguns teimam em branquear!
Pérola de campanha a declaração da advogada da CMP de que a tenda do PAICV na Praça é uma construção clandestina. O rrrrrhhhnaaauuuuuu dum conhecido artista é outro momento alto da campanha do MPD só ultrapassado pelo “boca na botija”.
Momentos tristes como a familiar do Veiga a acusar, num tempo de antena do MPD, a Janira H. Almada de lhe oferecer dinheiro pelo voto. Triste porque o MPD acredita que o povo cabo-verdiano não pensa ou é destituído!!
Campanha dispendiosa por parte do MPD. Sim do MPD. Rampas halfpipe, dirigíveis, outdoors há meses nas ruas, o Já cujo custo de distribuição semanal ronda os 2 mil contos são meios de campanha que ultrapassam em muito os habituais pendões, bandeirolas, cartazes, fitas de pulso e t-shirts. Mas vê e compara quem quer... é efectivamente mais fácil meter tudo no mesmo saco.
Foi também uma campanha que deu a conhecer alguns novos políticos. Alguns absorveram de imediato o pior que há na política e não tiveram dúvidas em descer ao insulto, à difamação e à mentira outros assumiram-se como verdadeiramente independentes e conseguiram fazer uma campanha com ideias e propostas. O Mário Lúcio foi irrepreensível. Mostrou que a sua entrada na política aconteceu porque quer contribuir para uma política melhor e não porque precisa da política. Marcou a diferença.
E foi a diferença que conduziu o PAICV à vitória. Conseguiram não descer o nível da campanha e continuar a apresentar propostas. Não cair na tentação de fazer o mesmo, de responder na mesma moeda não deve ter sido fácil. Manter o rumo face a ataques pessoais, mostrar o que foi feito, o que há para fazer e como fazer demonstra a enorme maturidade política do PAICV.
Merecido este terceiro mandato mas a confiança depositada gera uma enorme responsabilidade como foi patente no discurso de vitória de todos os dirigentes do PAICV e do JMN.
Acredito que serão capazes. Do Cabo Verde de 2001 ao Cabo Verde de hoje vai uma enorme diferença. A obra feita permite fazer ainda melhor. Quem o disse? Santo Antão.
YES I BELIEVE

4 de fevereiro de 2011

Sampaleaks

Amarelou! Veiga amarelou. Após protagonizar uma campanha absolutamente viral própria de quem está a perder feio de acordo com as regras do marketing, o ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-e-agora-candidato-a-segundo-ou-a-qualquer-coisa-que-apareça foi apanhado pela onda amarela e vestiu-se de amarelo para "inocentemente" tentar levar à prática o ditado "se não podes com eles junta-te a eles". Eu quero ser amarelo. Mi deixemmmmmmmmmm ser amarelo."
Consta que os marketeers de serviço adoraram a ideia e comentaram que a única forma de desencorajar o voto no PAICV é convencer os cabo verdianos que o Veiga é amarelo.

2 de fevereiro de 2011

Importa-se de repetir?

A vereadora e jurista da CMP que vem publicamente insistindo que a Câmara tem competências no processo eleitoral - a despeito da CNE ter dito que a Câmara Municipal da Praia vem actuando de forma ilegal - proferiu hoje uma pérola:
"A praça digital instalada pelo PAICV na Praça 12 de Setembro é uma construção clandestina!"
Pois é bébé. Importas-te de repetir???
Continuando as pérolas afirmou que notificou o PAICV no dia 30 (domingo) para retirar a estrutura amovível no prazo de 48 horas! Mas na calada da noite de 30 para 31 (segunda-feira) já a CMP a tinha retirado.
Pois é bebé? Importas-te de repetir??
Não vale a pena justificar. Toda a gente já percebeu que a CMP usa todos os meios e recursos para favorecer o MPD e prejudicar o PAICV. Prémio: nomeação como 1º ministro substituto! LOL lá vamos ter dois primeiros outra vez.
Pois é bebé!
Mas quem vai repetir é o PAICV...