12 de fevereiro de 2011
10 de fevereiro de 2011
Protesto!!!
O Jornal Já vai suspender a sua publicação. Sanpadjud não pode aceitar que o melhor jornal do país - declarado como tal AQUI neste blog - suspenda a sua publicação. Isto é mau perder!!!É verdade que o Já gastou milhares de contos a promover a campanha do Carlos Veiga e do MPD mas a derrota não é motivo para fechar portas.
O Já deve continuar. Sanpadjud precisa do papel para limpar os vidros. Mas se isso não é razão suficiente aqui vão outras: é de borlaaaaaaaaaa, faz rirrrrrrrrrr e pode ser que os jornais da praça descubram o truque para melhorar a qualidade do papel, da impressão e suportar um custo de distribuição de mais de 2000 contos semanaissem nos obrigar a pagar os 100$00.
Ah e o ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-candidato-a-segundo-entre-os-primeiro-novamente-derrotado pode mudar de ideias e decidir apresentar-se pela terceira vez como candidato a primeiro entre os primeiros e assim já se justificaria continuar como o Já.
9 de fevereiro de 2011
Rescaldo 2011
Legislativas 2011 terminaram. Com a vitória do PAICV. Terceiro mandato com maioria absoluta. O povo votou e não deixou margem para dúvidas.
A derrota é pesada para o MPD que de há 3 anos para cá vem proclamando o desgaste do Governo e concorre num quadro eleitoral aprovado em pleno mandato PAICV que favorece os partidos mais pequenos. Afinal os fo6 ganharam!
Toda a estratégia eleitoral do MPD baseou-se no marketing viral característico dos partidos que estão em má posição na campanha. Desde o Já, à manipulação dos números – segundo o Veiga 2 em cada 3 cabo-verdianos não têm casa – às montagens, às farsas, ao insulto e difamação tudo foi utilizado. A intervenção das Câmaras foi directa e imagem desta campanha é sem dúvida aquela da guarda municipal e dos bombeiros a retirar bandeirinhas do PAICV. Isto depois da decisão da CNE que relembra à CMP que ela não tem competência para o efeito. Desrespeito pela Constituição, pela lei e pelas entidades públicas que alguns teimam em branquear!
Pérola de campanha a declaração da advogada da CMP de que a tenda do PAICV na Praça é uma construção clandestina. O rrrrrhhhnaaauuuuuu dum conhecido artista é outro momento alto da campanha do MPD só ultrapassado pelo “boca na botija”.
A derrota é pesada para o MPD que de há 3 anos para cá vem proclamando o desgaste do Governo e concorre num quadro eleitoral aprovado em pleno mandato PAICV que favorece os partidos mais pequenos. Afinal os fo6 ganharam!
Toda a estratégia eleitoral do MPD baseou-se no marketing viral característico dos partidos que estão em má posição na campanha. Desde o Já, à manipulação dos números – segundo o Veiga 2 em cada 3 cabo-verdianos não têm casa – às montagens, às farsas, ao insulto e difamação tudo foi utilizado. A intervenção das Câmaras foi directa e imagem desta campanha é sem dúvida aquela da guarda municipal e dos bombeiros a retirar bandeirinhas do PAICV. Isto depois da decisão da CNE que relembra à CMP que ela não tem competência para o efeito. Desrespeito pela Constituição, pela lei e pelas entidades públicas que alguns teimam em branquear!
Pérola de campanha a declaração da advogada da CMP de que a tenda do PAICV na Praça é uma construção clandestina. O rrrrrhhhnaaauuuuuu dum conhecido artista é outro momento alto da campanha do MPD só ultrapassado pelo “boca na botija”.
Momentos tristes como a familiar do Veiga a acusar, num tempo de antena do MPD, a Janira H. Almada de lhe oferecer dinheiro pelo voto. Triste porque o MPD acredita que o povo cabo-verdiano não pensa ou é destituído!!
Campanha dispendiosa por parte do MPD. Sim do MPD. Rampas halfpipe, dirigíveis, outdoors há meses nas ruas, o Já cujo custo de distribuição semanal ronda os 2 mil contos são meios de campanha que ultrapassam em muito os habituais pendões, bandeirolas, cartazes, fitas de pulso e t-shirts. Mas vê e compara quem quer... é efectivamente mais fácil meter tudo no mesmo saco.
Foi também uma campanha que deu a conhecer alguns novos políticos. Alguns absorveram de imediato o pior que há na política e não tiveram dúvidas em descer ao insulto, à difamação e à mentira outros assumiram-se como verdadeiramente independentes e conseguiram fazer uma campanha com ideias e propostas. O Mário Lúcio foi irrepreensível. Mostrou que a sua entrada na política aconteceu porque quer contribuir para uma política melhor e não porque precisa da política. Marcou a diferença.
E foi a diferença que conduziu o PAICV à vitória. Conseguiram não descer o nível da campanha e continuar a apresentar propostas. Não cair na tentação de fazer o mesmo, de responder na mesma moeda não deve ter sido fácil. Manter o rumo face a ataques pessoais, mostrar o que foi feito, o que há para fazer e como fazer demonstra a enorme maturidade política do PAICV.
Merecido este terceiro mandato mas a confiança depositada gera uma enorme responsabilidade como foi patente no discurso de vitória de todos os dirigentes do PAICV e do JMN.
Foi também uma campanha que deu a conhecer alguns novos políticos. Alguns absorveram de imediato o pior que há na política e não tiveram dúvidas em descer ao insulto, à difamação e à mentira outros assumiram-se como verdadeiramente independentes e conseguiram fazer uma campanha com ideias e propostas. O Mário Lúcio foi irrepreensível. Mostrou que a sua entrada na política aconteceu porque quer contribuir para uma política melhor e não porque precisa da política. Marcou a diferença.
E foi a diferença que conduziu o PAICV à vitória. Conseguiram não descer o nível da campanha e continuar a apresentar propostas. Não cair na tentação de fazer o mesmo, de responder na mesma moeda não deve ter sido fácil. Manter o rumo face a ataques pessoais, mostrar o que foi feito, o que há para fazer e como fazer demonstra a enorme maturidade política do PAICV.
Merecido este terceiro mandato mas a confiança depositada gera uma enorme responsabilidade como foi patente no discurso de vitória de todos os dirigentes do PAICV e do JMN.
Acredito que serão capazes. Do Cabo Verde de 2001 ao Cabo Verde de hoje vai uma enorme diferença. A obra feita permite fazer ainda melhor. Quem o disse? Santo Antão.
YES I BELIEVE
4 de fevereiro de 2011
Sampaleaks
Amarelou! Veiga amarelou. Após protagonizar uma campanha absolutamente viral própria de quem está a perder feio de acordo com as regras do marketing, o ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-e-agora-candidato-a-segundo-ou-a-qualquer-coisa-que-apareça foi apanhado pela onda amarela e vestiu-se de amarelo para "inocentemente" tentar levar à prática o ditado "se não podes com eles junta-te a eles". Eu quero ser amarelo. Mi deixemmmmmmmmmm ser amarelo."Consta que os marketeers de serviço adoraram a ideia e comentaram que a única forma de desencorajar o voto no PAICV é convencer os cabo verdianos que o Veiga é amarelo.
2 de fevereiro de 2011
Importa-se de repetir?
A vereadora e jurista da CMP que vem publicamente insistindo que a Câmara tem competências no processo eleitoral - a despeito da CNE ter dito que a Câmara Municipal da Praia vem actuando de forma ilegal - proferiu hoje uma pérola:"A praça digital instalada pelo PAICV na Praça 12 de Setembro é uma construção clandestina!"
Pois é bébé. Importas-te de repetir???
Continuando as pérolas afirmou que notificou o PAICV no dia 30 (domingo) para retirar a estrutura amovível no prazo de 48 horas! Mas na calada da noite de 30 para 31 (segunda-feira) já a CMP a tinha retirado.
Pois é bebé? Importas-te de repetir??
Não vale a pena justificar. Toda a gente já percebeu que a CMP usa todos os meios e recursos para favorecer o MPD e prejudicar o PAICV. Prémio: nomeação como 1º ministro substituto! LOL lá vamos ter dois primeiros outra vez.
Pois é bebé!
Mas quem vai repetir é o PAICV...
Inocentemente
Gostei de ouvir a palavra inocentemente dita pelo Zé Tomás Veiga. Docemente afirmou que inocentemente vestiu de amarelo activistas dos cataventos! Enlevadamente afirmou que inocentemente os fazia passar por activistas do PAICV nas fimagens para o tempo de antena!
Adorei ouvir a palavra inocentemente pronunciada pelo Heavy H. Artisticamente afirmou que inocentemente queria usar num clip de paz e amor (passarinhos a cantar, passarinhos a cantar" activistas dos cataventos de amarelo vestidos interpretando activistas do PAICV.
Desde hoje a palavra inocentemente tem um novo significado!!!
Adorei ouvir a palavra inocentemente pronunciada pelo Heavy H. Artisticamente afirmou que inocentemente queria usar num clip de paz e amor (passarinhos a cantar, passarinhos a cantar" activistas dos cataventos de amarelo vestidos interpretando activistas do PAICV.
Desde hoje a palavra inocentemente tem um novo significado!!!
31 de janeiro de 2011
APANHADOS
Liderados pelo Tomás Veiga (é ele não é?) e pelo Heavy H (lololol a venda de discos anda mesmo má não é? culpa dos downloads?) estes ventoinhas/cataventos de amarelo vestidos foram bem apanhados. A cena à porta da CVL /Carlos Veiga Lda. é hilariante.
Mas pergunta-se: qual o objectivo do Pai Tomás ao vestir activistas do MPD de amarelo?
Mas pergunta-se: qual o objectivo do Pai Tomás ao vestir activistas do MPD de amarelo?
30 de janeiro de 2011
Gostei de ver o Abrão
Gostei de ver e ouvir o Abrão Vicente no tempo de antena do MPD. Ri durante meia-hora! Parece que encontrou a sua vocação e caminho e saiu do armário. Com a independência e coerência que se tem visto e ouvido! LOL LOL LOL

Sanpadjud também é um blog independente

27 de janeiro de 2011
Sampaleaks
Esta insistência em que o país está mal e que todos os organismos internacionais mentem pelo JMN (power power power é com o nosso JMN, ele manda e o FMI obedece, Obama e Hillary derretem-se e até a Merkel adoça o sorriso) confirma a verdade que o Repórter X divulgou há algum tempo e em exclusivo, uma verdadeira Sampaleaks:
"Repórter X acabadinho de chegar à Alemanha utilizou o sofisticadíssimo OAP (ouvido atrás da porta) para escutar a ultra secreta chamada de Merkkel para o nosso (e segundo os cata-ventos do mundo) PM:
_ Alô, alô Neves? Sou eu a Merkel. Lembras-te de mim?... da UE? Ja, Ja sou eu.
Como estás? Tentei ligar ontem mas estava sempre interrompido… ah o Sócrates, eu desconfiei… Ah a Manela também?! Pois coitada! Foi um desgosto mas antes ela que eu… Telefonei para te agradecer. Schuldner für die Unterstützung… Sem ti estaria no desemprego… Não sejas modesto, lieben Schnee. Sim… Schnee é Neves em alemão.
Como estás? Tentei ligar ontem mas estava sempre interrompido… ah o Sócrates, eu desconfiei… Ah a Manela também?! Pois coitada! Foi um desgosto mas antes ela que eu… Telefonei para te agradecer. Schuldner für die Unterstützung… Sem ti estaria no desemprego… Não sejas modesto, lieben Schnee. Sim… Schnee é Neves em alemão.
Ouve… Posso ir aí?... Não me venhas novamente com essa do hotel. A Hillary foi… já disse que vai novamente… sim, ainda ontem falei com ela… Ah! comunicou aos media e apareceu sem perguntar? Typischen Amerikaner… Ah… Hum... Também posso ficar no Sal… desde que possa dizer que estive aí!… Sabes que ir a Cabo Verde é um factor político determinante… klar, se puser isso no Programa de Governo não vou ter dificuldades no Parlamento… ja, ja... eu espero que digas alguma coisa.
Ouve lieben, agradece também ao Inhaber… Ahn? Dono de quem!? Nãooo… um que escreve. A ideia de dizer que me apoiavas foi dele... Inhaber ou Mitarbeiter… Ah já sabes quem é?... Da oposição!?... Julguei que era teu fã... ja, ja... mas faz tantos elogios à tua influência internacional… como é que sei?... Ele foi o primeiro a dizer que sem ti o Sócrates não ganharia... também li aquele artigo que diz que Cabo Verde está muito mal governado e tu é que obrigaste o Obama a afirmar que Cabo Verde é um exemplo...
Hahaha exagero da oposição? Ó Schnee tás a ser modesto… Quem me dera ter uma oposição a afirmar que consigo obrigar o Obama a dizer o que eu quero… Ah tenho?… seu galanteador…
Ah, tens uma chamada em espera?? É o Obama??... Não me vais dizer? Vá lá, prometo não fazer cena de ciúmes!... Hum tenho a certeza que é ele… Lieben, se puderes diz-lhe que estavas a falar comigo… vá, sê miguinho... era bom que ele me desse alguma importância. Afinal Alemanha também é Europa e somos parceiros de Cabo Verde. Pronto, pronto. Vai lá, vai.
Auf Wiedersehen und danke ihr lieben…"
25 de janeiro de 2011
Repórter X: Entrevista com a "estória"
Passeando pela cidade Repórter X deparou-se com cartazes com fotos enormes do ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-e-agora-candidato-a-segundo afirmando-se Nôs lider. Impressionado Repórter X não resiste a repostar este post:
Repórter X esteve no lançamento do livro do momento, "O Rosto da(s) mudança(s)", que é como quem diz "antes que a coisa mude, mudo-te". Convidado como todo o cão e gato da Praia Repórter X foi conhecer a estória oficial de vida contada por contador com conta engrossada e conseguiu um minuto de entrevista com o contado por outros.
Repórter X: Esta é a sua estória?
Rosto das mudanças: Claro que é. O contador da estória tem um conhecimento profundo de mim próprio. Rosteou-me na perfeição. Sabe coisas sobre mim que nem eu próprio sabia.
Repórter X: Pois! E parece que desconheceu completamente outras... o episódio da reforma agrária?
Rosto das mudanças: Qual? Mudámos de feijão para milho? Está na estória? Não? Então não existe. Leia a estória para conhecer a minha verdadeira estória...
Repórter X: O episódio com o Dico?
Rosto das mudanças: O da convergência? Mudei-o para outro lado e disse-lhe mudásti. Ele convergiu mas já está convergido novamente. É meu sequaz! Sabe quando mudar e ser mudado. Isso está na estória? Não! Então não aconteceu. Compre a minha estória e vai saber a estória
Repórter X: E o saneamento dos funcionários públicos?
Rosto das mudanças: Qual saneamento? Mudei-os. Afinal eu sou a mudança e mudo móveis, funcionários, colegas de partido, couve, feijão. Mudo e pronto mudásti. Está na estória? Não? Então não aconteceu. Você já leu?
Repórter X: E os mil votos?
Rosto das mudanças: Esses? Uma simples mudança electrónica. Mudanças, viu? Está na estória? Já comprou a minha estória ou não? Você está desinformado e vai continuar se não ler. Nâo vai conhecer o grande mudador que sou.
Repórter X: Nem precisa. O apresentador leu a estória toda para ver se não vendia a estória.
Rosto das mudanças: Ai! Eu mudo-o! Era para ter trazido o Dono... mas este é mais convincente a contar loas, o Dono já não convence ninguém.
Repórter X: Pois esse já parecia um vendedor de banha da cobra. Fez bem em ter mudado. É verdade que mandava no STJ?
Rosto das mudanças: Mandava? Passado? Mas eu sou o futuro, a mudança que regressa. Leia a minha estória. Este minuto nunca mais acaba? Tenho de mudar de relógio.
Repórter X: Desejo para o futuro?
Rosto das mudanças: O que eu queria mesmo mesmo mesmo era ser o primeiro entre os primeiros... ser a mais alta figura da Nação... mas mudei e quero voltar a ser a terceira. Culpa daqueles candidatos tão altos que o PAICV anda a lançar... foi só para me fazer pirraça. Sou mais alto que o Neves não sou?
Repórter X: Claro que é! Li na estória... Última pergunta: Qual o seu pior pesadelo?
Rosto das mudanças: Pedro Pires candidatar-se a primeiro ministro.
24 de janeiro de 2011
Repórter X e as mulheres enfeite
"As mulheres do Governo estão lá só para enfeitar. São amantes do José Maria Neves."
Afirmação do MPD nos comícios.
Afirmações no mínimo chocantes que vão contra toda a política (e prática) em termos de equidade de género do país. Repórter X que como S. Tomé precisa ouvir para crer, tentou confirmar junto dos cata-ventos – por respeito ao ambiente deitámos fora o termo ventoinha -a veracidade da história.
Repórter X não conseguiu chegar à fala com o ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-e-agora-candidato-a-segundo-entre-os-primeiros, um tal “nôs líder” – mesti muda estas tendências estalinistas - mas vestiu uma t-shirt verde e entrou na CVL a tempo de ouvir ao que se passou após dito ter tomado conhecimento.
- O quêÊ? QueEEM? O Filumeno… o nosso ou era o Filú dos outros? O nosso? Filumeno krê desmoralizame? Oito mas oito, oito… como é que ele dá conta? É preciso desmentir imediatamente…
Repórter X suspirou de alívio… só intrigas! Claro que o ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-e-agora-candidato-a-segundo não ia alinhar com essa das mulheres-enfeite. Mas:
- Digam que os números foram manipulados… sim, sim com a ajuda dos americanos e do FMI ou então digam que foi o Filú que disse... sim, infiltrou-se no nosso comício e como somos democratas deixámo-lo falar. (voz do tal)
- Mas futuro-primeirinho, nessa nem os nossos militantes acreditam. Estão confiantes que nôs líder fez e fará melhor (voz de assessorinho altamente colocado)
- O quê? Querem um desempenho do mesmo calibre da minha parte? Oito… oito… oito… como é que ele consegue, tem de ter um segredo… oito, oito… não consigo… o quê?? são nove. Desistooooo!
- Mas futuro-primeirinho não se afobe! Não há problema! Não temos oito mulheres para pôr no Governo… com sorte conseguiremos arranjar uma, no máximo duas...;"(voz de assessorinho altamente colocado)
- O quê?? Estás despedido. Só o que faltava nós não termos mulheres para enfeitar o Governo. O povo não vai acreditar. Vão xuxar comigo e dizer que eu não tenho mulheres. Chamem o mano… mano põe todos os meios da tua secreta à cata de informações, preciso de saber como é que ele consegue… vou dizer que isso não é nada… comigo é o dobro. Descubram o segredo do “hombre”. O homem anda esgotado e mesmo assim oito!! Quem é aquele ali? Cheira-me a amarelo
Reporter X não ficou para ouvir mais... e antes que fosse mandado para o campo de reeducação sprintou... sprintou... sprintou
Afirmação do MPD nos comícios.
Afirmações no mínimo chocantes que vão contra toda a política (e prática) em termos de equidade de género do país. Repórter X que como S. Tomé precisa ouvir para crer, tentou confirmar junto dos cata-ventos – por respeito ao ambiente deitámos fora o termo ventoinha -a veracidade da história.
Repórter X não conseguiu chegar à fala com o ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-e-agora-candidato-a-segundo-entre-os-primeiros, um tal “nôs líder” – mesti muda estas tendências estalinistas - mas vestiu uma t-shirt verde e entrou na CVL a tempo de ouvir ao que se passou após dito ter tomado conhecimento.
- O quêÊ? QueEEM? O Filumeno… o nosso ou era o Filú dos outros? O nosso? Filumeno krê desmoralizame? Oito mas oito, oito… como é que ele dá conta? É preciso desmentir imediatamente…
Repórter X suspirou de alívio… só intrigas! Claro que o ex-ex-primeirinho-derrotado-derrotado-para-primeiro-entre-os-primeiros-e-agora-candidato-a-segundo não ia alinhar com essa das mulheres-enfeite. Mas:
- Digam que os números foram manipulados… sim, sim com a ajuda dos americanos e do FMI ou então digam que foi o Filú que disse... sim, infiltrou-se no nosso comício e como somos democratas deixámo-lo falar. (voz do tal)
- Mas futuro-primeirinho, nessa nem os nossos militantes acreditam. Estão confiantes que nôs líder fez e fará melhor (voz de assessorinho altamente colocado)
- O quê? Querem um desempenho do mesmo calibre da minha parte? Oito… oito… oito… como é que ele consegue, tem de ter um segredo… oito, oito… não consigo… o quê?? são nove. Desistooooo!
- Mas futuro-primeirinho não se afobe! Não há problema! Não temos oito mulheres para pôr no Governo… com sorte conseguiremos arranjar uma, no máximo duas...;"(voz de assessorinho altamente colocado)
- O quê?? Estás despedido. Só o que faltava nós não termos mulheres para enfeitar o Governo. O povo não vai acreditar. Vão xuxar comigo e dizer que eu não tenho mulheres. Chamem o mano… mano põe todos os meios da tua secreta à cata de informações, preciso de saber como é que ele consegue… vou dizer que isso não é nada… comigo é o dobro. Descubram o segredo do “hombre”. O homem anda esgotado e mesmo assim oito!! Quem é aquele ali? Cheira-me a amarelo
Reporter X não ficou para ouvir mais... e antes que fosse mandado para o campo de reeducação sprintou... sprintou... sprintou
16 de janeiro de 2011
IPAd di borla… No Já!
E se não bastasse: o Já é gratuitooo! 100% gratuito, não é 99%, é 100% gratuito o meu Já.
Agora não me apanham a gastar 100$00 com os outros pasquins cá da praça. Só o que faltava. Se podemos ter qualidade a custo zero porquê pagar para ficar com tinta nos dedos e ver fotografias desfocadas? Agora que já compreenderam (e concordaram com) o meu favoritismo voltemos à caixa do “Já”.
Linda! Amordaçados! E a foto? Ilustrativa! Confesso que não li o jornal mas consta - Sanpadjud não confirma nem infirma nem desmente - que face a uma cabala entre A Semana, o Expresso e a Nação para impedir que o Já continuasse a vender – perdão, a distribuir mais do que eles os três juntos - o Já quis transformar-se em áudio paper.
Sim… distribuído com Mp4 incluído, tudo de borla!
Ora a RCV e a Capital quando descobriram foram à redacção e impediram os 20 jornalistas de gravar as notícias - bem que ter deixado distribuir os Mp4. Foram amordaçados. Que chatice! E os coitados lá tiveram de escrevê-las no pc, editá-las, mandar para impressão e distribuí-las!
Mas não faz mal. O meu favorito não desistiu. Consta - Sanpadjud não confirma nem infirma nem desmente mas torce para que sim - que para a próxima semana o Já vai ser distribuído com IPAD totalmente gratuito… ou terá uma caixa com um tuga vendado e o título podem adivinhar!
14 de janeiro de 2011
Importa-se de repetir?
Pois é bebé!!! Importa-se de repetir?
Ora 70.000 x 5 (mãe pai e 3 filhotes) dá 350.000. Ou seja DEixa ver se entendi: 350.000 cabo-verdianos não têm casa. Ora se somos 480.000… arredondando para meio milhão só 150.000 cabo-verdianos têm casa… ooops só 30.000 famílias cabo-verdianas têm casa… só um terço dos cabo-verdianos tem casa. Dois em cada três cabo-verdianos não têm casa.
Eu tenho por isso tu que estás a ler este blog não tens… e o amigo que está ao teu lado também não tem.
Até me apetece dizer como o Eurico Monteiro a propósito de um outro catavento: "Desculpem-me mas eu acho que ele diz mais é tontices. Diz mais tontices do que coisa com coisa."
Pois é bebé. Importa-se de repetir?
25 de novembro de 2010
24 de novembro de 2010
Parques solares!!! YESSSSSSSSS
De volta após uma sabática de 363 dias Sanpadjud encontra novidades boas. Parque solar fotovoltaico! Uau! Dois parques. BOAAAA.
Só o do Sal - o primeiro parque solar fotovoltaico de Cabo Verde - com cerca de 10 hectares produz 2.5 Megawatts de energia o que representa uma poupança de toneladas de petróleo por ano.
O parque solar da Praia, com cerca de 13 hectares, tem uma produção estimada de 8.120 MWh/ano é maior central fotovoltaica do continente africano.
E com estas duas centrais evita-se a emissão de 13 mil toneladas por ano de CO2. Além de reduzirmos a nossa dependência do petróleo e de nos tornarmos menos vulneráveis.
E com estas duas centrais evita-se a emissão de 13 mil toneladas por ano de CO2. Além de reduzirmos a nossa dependência do petróleo e de nos tornarmos menos vulneráveis.
Tenho de dizer isto: o Governo está de parabéns! Estou a estourar de orgulho!!
Mas Sanpadjud tem de protestar. Andava aqui a postar reclamando e eles calados a construir e depois toma lá: dois parques fotovoltaicos prontinhos e a funcionaRRRRRR. Bom é da maneira que posso dizer que a ideia foi minha e a DG Energia copiou.
Além das duas centrais fico a saber que estão em construção quatro parques eólicos, em Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista, que devem estar concluídos em 2011!! E isso representa uma taxa de penetração de 25%!! Bom muito bom. E tem em conta a questão da diversificação ou seja não pode ser só solar ou só eólica.
E fico sem palavras.
E remeto para tantos posts deste blogs em que se reclamou energias renováveis em Cabo Verde.
E amanhã vou visitar o fotovoltaico da Praia outra vez!
25 de novembro de 2009
25 Novembro
25 de Novembro. Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. Anúncio antigo mas muito bem feito. Vale a pena ver.
23 de novembro de 2009
Confusionistas
Os cataventos afirmam-se liberais - da família do CDS-PP, na última convenção, imagine-se - e clamam a torto e a direito por intervenção do Estado numa verdadeira subsidiodependência das economias de monopólio estatal. Os cataventos afirmam-se democratas e afirmam intenções de reeducar no mais puro estilo estalinista.
O discurso também me confunde. No OE de 2010 podem ler-se as medidas de incentivo fiscal e outras para os jovens; o MpD diz que não que é como quem diz que eu (e milhares de outros cabo-verdianos) não sei ler... A pensão social aumenta para 4500$00, o MpD diz que não e lembra que aumentou para 1300$00 mas ai de quem se lembre que nessa altura abrangia 6000 pessoas e que hoje abrange 24000!!!
São confusionistas...
Quem assiste na AN aos debates (e mesmo quem acompanha pela rádio) apercebe-se dos insultos com que a bancada catavento brinda os deputados do PAICV (verdadeiros papainhas doces) e os ministros no decurso das suas intervenções. Mas ai se um deles responde à letra... é um Deus nos acuda de princesas de porcelana guardiãs da democracia e da boa educação. Se um catavento chama a um papainha doce mentiroso e aldrabão isso é exercício da democracia... se for ao contrário é ditadura.
São confusionistas...
PS: não confundir com discíplos de Confúcio lol
17 de novembro de 2009
Copenhaga
O primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmussen, admitiu hoje é pouco provável que se consiga um tratado que substitua o Protocolo de Quiotoque na cimeira de Copenhaga, em Dezembro.
Entretanto Estados Unidos e China (os maiores poluidores) anunciaram que vão trabalhar para que em Copenhaga seja alcançado um acordo com efeito imediato sobre alterações climáticas.
Sem comentários. Vale o cartoon.
Entretanto Estados Unidos e China (os maiores poluidores) anunciaram que vão trabalhar para que em Copenhaga seja alcançado um acordo com efeito imediato sobre alterações climáticas.
Sem comentários. Vale o cartoon.
Cartoon de Paresh Nath para o The Khaleej Times14 de novembro de 2009
Lixo e saneamento - recuperando posts
Recupero parte de um post publicado em plena campanha para as autárquicas, mais precisamente a 20 de Março de 2008:
"Durante algum tempo pensei (naif que sou) que o saneamento e o tratamento dos resíduos sólidos seriam temas quentes na campanha autárquica e ai do candidato que não propusesse soluções. Mas nem cheiro dos temas que dos resíduos há muito! Umas fotos em placards denunciando aquilo que não precisa de denúncia porque está há vista... e verdade se diga que bastaria a CMP responder com umas fotos de há 10 anos e pronto, tínhamos, empate técnico.
Uma coisa é reclamar (isso todos fazemos que Graças a Deus somos convictamente reclamantes) outra é propôr soluções para um problema que só se resolve com dinheiro (muito) numa área onde é difícil encontrar financiamento. Mudar comportamentos também é bom mas só funciona para o futuro e ver a malta num mutirão à brasileira para uma limpeza… não é assim tão fácil e mantém-se a questão: o que fazer ao lixo!"
Decididamente enganei-me quanto ao mutirão. E fico feliz por me ter enganado... Se quiserem podem ler mais AQUI
Recupero também este post porque me parece bem pertinente (podem obter mais informação AQUI)
"Durante algum tempo pensei (naif que sou) que o saneamento e o tratamento dos resíduos sólidos seriam temas quentes na campanha autárquica e ai do candidato que não propusesse soluções. Mas nem cheiro dos temas que dos resíduos há muito! Umas fotos em placards denunciando aquilo que não precisa de denúncia porque está há vista... e verdade se diga que bastaria a CMP responder com umas fotos de há 10 anos e pronto, tínhamos, empate técnico.
Uma coisa é reclamar (isso todos fazemos que Graças a Deus somos convictamente reclamantes) outra é propôr soluções para um problema que só se resolve com dinheiro (muito) numa área onde é difícil encontrar financiamento. Mudar comportamentos também é bom mas só funciona para o futuro e ver a malta num mutirão à brasileira para uma limpeza… não é assim tão fácil e mantém-se a questão: o que fazer ao lixo!"
Decididamente enganei-me quanto ao mutirão. E fico feliz por me ter enganado... Se quiserem podem ler mais AQUI
Recupero também este post porque me parece bem pertinente (podem obter mais informação AQUI)
"Em três meses de trabalho duro foi possível, em Kibera, no Kénia, transformar uma lixeira numa quinta orgânica produtora de legumes frescos. A comunidade beneficiada, cerca de trinta famílias, trabalhou duro para conseguir o milagre ilustrado nas fotos."




12 de novembro de 2009
Dengue, Nós e o caminho percorrido.
Foi possível observar nestes dias da dengue a capacidade de resposta de Cabo Verde a uma crise. Ver o trabalho da máquina pública posta em marcha. Com agilidade. Sem titubear. Sem falar em dificuldades financeiras. Mostrando recursos, competências e dedicação.
Em Outubro detectam-se os primeiros casos rapidamente apelidados de sacudim djam bem, o sistema de saúde estranha e pede análises que vêm negativas, insiste com novas análises e sabe-se: dengue. A “coisa” para a qual o Ministro da saúde já tinha alertado e afirmava relacionada com o mosquito tem nome. É DENGUE.
Em Outubro detectam-se os primeiros casos rapidamente apelidados de sacudim djam bem, o sistema de saúde estranha e pede análises que vêm negativas, insiste com novas análises e sabe-se: dengue. A “coisa” para a qual o Ministro da saúde já tinha alertado e afirmava relacionada com o mosquito tem nome. É DENGUE.
A resposta surge. Global e organizada. Certamente com muito trabalho de formiga envolvido:
Temos laboratório de teste para dengue, tivemos soro para aguentar os primeiros dias, campanha de comunicação massiva nas ruas e na comunicação social, mapeamento das zonas de onde provinham os afectados, capacidade de intervenção anti-vectorial nas áreas mais afectadas, estatísticas diariamente actualizadas e credíveis, militares formados nas ruas, números de atendimento, acompanhamento telefónico dos doentes em casa (que diga quem foi surpreendido por um telefonema do técnico de saúde reafirmando instruções e questionando no momento crítico da evolução a importância deste “pormaior”). Centros de saúde a funcionarem. Repelente nas farmácias – com quebras claro, assisti a compras de uma dúzia e quando as farmácias começaram a limitar… toca a levar a família toda, rabidantes a açambarcar cravinho, condição humana...
Tivemos campanha de limpeza nas ruas e uma população que assumiu a sua cidadania.
Tivemos mortos. Por evolução da doença. E é triste.
Tivemos um governo que reagiu rápida e firmemente liderado - como não podia deixar de ser num momento de crise – por um primeiro-ministro que assumiu a primeira linha de batalha, um ministro de saúde sereno e incansável. Grande Basílio é nestes momentos que se vê os homens e a resposta que o sistema de saúde foi capaz de dar, testemunha o trabalho feito na saúde!! Afinal o Plano Nacional de Saúde (está na Net) não se esgota em palavras!
Foi surpresa, confesso, saber que estávamos preparados. Saber que o país está preparado. A ajuda internacional afirma de forma inequívoca que veio complementar um sistema bem organizado que já se encontrava em marcha e que aguentou o pico de 4 de Novembro. Fico feliz testemunhar esta capacidade totalmente inédita. E não tenho vergonha disso.
Desconfianças e politização têm tentado abrir caminho. Estranhamente ou talvez não. Se calhar têm, como eu, na memória os dias negros da epidemia de cólera, nos idos de 95 da qual até hoje não se sabem os números certos, mais de 200 mortos diz-se no PNLP de 1997. Se calhar por isso querem encontrar ocultação de informação! Não esqueceram, como eu, que a situação foi apelidada pelo primeiro ministro da altura como “casos isolados”! Falha-me aqui a memória: quem se ausentou no pico da crise, o Veiga ou o Djinny?
As diferenças de actuação são visíveis mas não se pode falar nelas… nem criticar as câmaras no que toca ao saneamento básico!!! Mas sobre isso o Sanpadjud postou antes das autárquicas.
Não importa. Acredito que fizeram o melhor que podiam.
Importa o hoje. Um momento em que o país mostrou capacidade de enfrentar uma séria crise. Sem qualquer demagogia penso que o país se pode sentir orgulhoso do trabalho feito. Dá coragem para continuar.
Um sistema de saúde capaz de corresponder a um pico superior a mil casos. Julgavas possível? Eu não.
Um sistema de saúde capaz de aguentar sem roturas o primeiro impacto. Julgavas possível? Eu não.
Um orçamento capaz de aguentar duas crises sucessivas. Julgavas possível? Eu não.
Uma população capaz de responder presente. Julgavas possível? Eu sim. OK tinha dúvidas.
Temos muito trabalho pela frente, muita luta anti-vectorial e anti-larval, mas anima ver que fomos capazes de transformar o país e estar melhor preparados! Saber que temos sistema de saúde!
Temos laboratório de teste para dengue, tivemos soro para aguentar os primeiros dias, campanha de comunicação massiva nas ruas e na comunicação social, mapeamento das zonas de onde provinham os afectados, capacidade de intervenção anti-vectorial nas áreas mais afectadas, estatísticas diariamente actualizadas e credíveis, militares formados nas ruas, números de atendimento, acompanhamento telefónico dos doentes em casa (que diga quem foi surpreendido por um telefonema do técnico de saúde reafirmando instruções e questionando no momento crítico da evolução a importância deste “pormaior”). Centros de saúde a funcionarem. Repelente nas farmácias – com quebras claro, assisti a compras de uma dúzia e quando as farmácias começaram a limitar… toca a levar a família toda, rabidantes a açambarcar cravinho, condição humana...
Tivemos campanha de limpeza nas ruas e uma população que assumiu a sua cidadania.
Tivemos mortos. Por evolução da doença. E é triste.
Tivemos um governo que reagiu rápida e firmemente liderado - como não podia deixar de ser num momento de crise – por um primeiro-ministro que assumiu a primeira linha de batalha, um ministro de saúde sereno e incansável. Grande Basílio é nestes momentos que se vê os homens e a resposta que o sistema de saúde foi capaz de dar, testemunha o trabalho feito na saúde!! Afinal o Plano Nacional de Saúde (está na Net) não se esgota em palavras!
Foi surpresa, confesso, saber que estávamos preparados. Saber que o país está preparado. A ajuda internacional afirma de forma inequívoca que veio complementar um sistema bem organizado que já se encontrava em marcha e que aguentou o pico de 4 de Novembro. Fico feliz testemunhar esta capacidade totalmente inédita. E não tenho vergonha disso.
Desconfianças e politização têm tentado abrir caminho. Estranhamente ou talvez não. Se calhar têm, como eu, na memória os dias negros da epidemia de cólera, nos idos de 95 da qual até hoje não se sabem os números certos, mais de 200 mortos diz-se no PNLP de 1997. Se calhar por isso querem encontrar ocultação de informação! Não esqueceram, como eu, que a situação foi apelidada pelo primeiro ministro da altura como “casos isolados”! Falha-me aqui a memória: quem se ausentou no pico da crise, o Veiga ou o Djinny?
As diferenças de actuação são visíveis mas não se pode falar nelas… nem criticar as câmaras no que toca ao saneamento básico!!! Mas sobre isso o Sanpadjud postou antes das autárquicas.
Não importa. Acredito que fizeram o melhor que podiam.
Importa o hoje. Um momento em que o país mostrou capacidade de enfrentar uma séria crise. Sem qualquer demagogia penso que o país se pode sentir orgulhoso do trabalho feito. Dá coragem para continuar.
Um sistema de saúde capaz de corresponder a um pico superior a mil casos. Julgavas possível? Eu não.
Um sistema de saúde capaz de aguentar sem roturas o primeiro impacto. Julgavas possível? Eu não.
Um orçamento capaz de aguentar duas crises sucessivas. Julgavas possível? Eu não.
Uma população capaz de responder presente. Julgavas possível? Eu sim. OK tinha dúvidas.
Temos muito trabalho pela frente, muita luta anti-vectorial e anti-larval, mas anima ver que fomos capazes de transformar o país e estar melhor preparados! Saber que temos sistema de saúde!








