S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

20 de setembro de 2009

Carregar o móvel com o calor do corpo

O Prémio «Swisselectric research award 2009», foi atribuído ao inventor Wulf Glatz, de 35 anos, que desenvolveu um gerador termoeléctrico que converte o calor em corrente eléctrica, utilizando a diferença de temperatura entre a fonte de calor e a do ambiente.
O processo de fabrico é dez vezes mais barato do que o clássico, as emissões não são poluentes e estes geradores Glatz tornam possível gerar electricidade em casa através do aquecimento central, alimentar a parte electrónica de um carro através do calor do motor - permitiria poupar 10% em combustível e, quem sabe, carregar um telemóvel usando o calor do próprio corpo.
O «Swisselectric Research Award » é um prémio anual atribuído pelas empresas suíças de electricidade no valor de 16.458 euros a um cientista cujo trabalho tenha contribuído para o avanço da investigação no campo da electricidade pelo que a "coisa" é mesmo séria. Com o calor humano que temos por cá até podíamos exportar energia.
Confirmar AQUI

18 de setembro de 2009

Escutas? Não, não te oiço... manda e-mail

Sempre me pareceu pouco plausível a notícia de que Sócrates escutava Cavaco. Não fazia muito sentido um líder incapaz de ouvir pôr-se à escuta do Cavaco, não é?
Mas sinceramente não sei o que é pior: um PM escutar o PR ou o PR inventar que o PM o escuta. Ó dúvida existencial. Bolas, nem vou conseguir dormir.

15 de setembro de 2009

Pois, temos pena! Tadinho do crocodilo

Uma volta pela blogolândia e pelos media obriga-me a prestar solidariedade ao ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-agora-auto-nomeado-líder-do-MpD-e-futuro-candidato-a-qualquer-coisa (para simplificar o ex-ex).
Que grande arapuca.
Depois de duas tentativas para ser o primeiro entre os primeiros, toca a recuar para tentar ser apenas-primeiro outra outra vez! Pois, não há outro remédio… perder as legislativas significa outro baile nas presidenciais. Perder pois os cata-ventos nem por engano acertam com a política de oposição tal o trauma da orfandade
Pois temos pena! Tadinho do crocodilo.
Forçado a auto nomear-se líder dos cata-ventos – ok, ok tanta incompetência para fazer oposição irritaria qualquer um, mas carga de ombro a destempo no todos-sabiam-menos-ele-líder-mais-um-para-queimar?! – para tentar um milagre.
Forçado a enfrentar um Snows (assim baptizado pelo Abraão) ganhador de duas (bah não vale a pena referir as outras) eleições a quem uma eventual derrota não faz mossa – reputação internacional invejável, líder incontestado e, caramba, cada dia mais charmoso, imagino a fila para consolar... será que aceitam reservas de lugar?!
Convenhamos ao ex-ex a derrota calha mesmo muito mal… seria um this is the end my dear friend the end of our elaborated plans (cantado pelos Doors claro) e fila hohoho: o Pai Natal a contar uma estórinha ao à-procura-de-dono que chora por ficar sem prendinhas.
É caso para um sincero pois, temos pena. Tadinho do crocodilo.

14 de setembro de 2009

De volta

Um misto de férias e preguiça mental tem-me mantido longe do blog mas cá estou de volta e para celebrar o regresso, Eugénio de Andrade

No fim do verão
No fim do verão as crianças voltam,
correm no molhe, correm no vento.
Tive medo que não voltassem.
Porque as crianças às vezes não regressam.
Não se sabe porquê mas também elas morrem.
Elas, frutos solares: laranjas romãs dióspiros.
Sumarentas no outono.
A que vive dentro de mim também voltou; continua a correr nos meus dias.
Sinto os seus olhos rirem; seus olhos pequenos brilhar como pregos cromados.
Sinto os seus dedos cantar como a chuva.
A criança voltou. Corre no vento.

5 de agosto de 2009

Biús

Charme? A MJ tem charme??

Num distraído passar de olhos pelo Expri salta-me à vista uma afirmação que me obriga a repetir a leitura. A Ministra da Justiça vende charme... Qual é?! A "nossa" ministra da Justiça? Charme? Ó meu Deus! Do Casimiro de Pina tudo se espera de negativo sobre o Governo e sobre os alvos do seu ódio de estimação mas desta vez surpreendeu-me(confesso que geralmente não consigo passar do 1º paragrafo não por má vontade mas por não conseguir compreender um décimo do que ele escreve).
Saio do torpor dos últimos meses e corro para o blog para partilhar este espanto. Nada tem abalado este "não me apetece bloggar"; nem o Estado da Nação, nem saber que se atreveram - e guarda costas já têm? - a congelar a conta do Bemba, nem os números das apreensões, nem a minha paixão pelas questões ambientais e energias alternativas me tem motivado a postar.
Mas a Ministra da Justiça vender charme é provocação a mais.
Impávida, serena e vende charme? Caramba. Está tudo louco?
Não me interpretem mal. Serenidade tem, determinação e dose de loucura também me parece. Mas charme? Charme?

24 de julho de 2009

Pergunta indiscreta


Os cata-ventos defendem que têm de ser criadas condições na Constituição para que a Justiça seja independente. O que significa que o modelo actual consagra uma Justiça não independente.
Ora se bem me lembro o actual modelo de Justiça foi desenhado pelos cata-ventos quando tinham maioria qualificada! Os cata-ventos reclamam-se como pais (e mães) da Constituição. A tal que diz que o PR nomeia um juiz para o STJ e o seu Presidente. A tal que foi desenhada para o ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líder-do-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa_mas_sempre_perdedor...
É o próprio modelo que criaram e impuseram que consideram incapaz de garantir a independência da Justiça? O discurso actual dos cata-ventos significa o reconhecimento que tentaram partidarizar o funcionamento da Justiça através da Constituição? Finalmente reconhecem que davam ordens ao STJ, instância onde sequer havia distribuição e os processos eram entregues a quem convinha?
Os cata-ventos acabam de confirmar que tentaram partidarizar e subjugar a Justiça? É isso?

12 de julho de 2009

Importa-se de repetir?!

O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líder-do-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa, Carlos Veiga, afirma que Cabo Verde regrediu…
Importa-se de repetir?! Pois é bébé…
Onde andou ele nos seus 10 anos de governação? A passear sem dúvida… é a única explicação para não ter conhecido o Cabo Verde de há dez anos. E tem andado distraído neste ainda novo milénio.
É que o que avançámos é graças a trabalho duro de todos, do nosso suor… falar mal do Governo é uma coisa, desprezar o que temos trabalhado e feito de bom é outra loiça, principalmente porque se trata das coisas que teve oportunidade e tempo (dez anos) para fazer e não fez.
Pois é bebé!
A propósito de regredir, este ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líderdo-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa quer protagonizar a novela “Regresso ao Passado”.
Pois é bébé…Vamos ter um casting interessante…