S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

24 de julho de 2009

Pergunta indiscreta


Os cata-ventos defendem que têm de ser criadas condições na Constituição para que a Justiça seja independente. O que significa que o modelo actual consagra uma Justiça não independente.
Ora se bem me lembro o actual modelo de Justiça foi desenhado pelos cata-ventos quando tinham maioria qualificada! Os cata-ventos reclamam-se como pais (e mães) da Constituição. A tal que diz que o PR nomeia um juiz para o STJ e o seu Presidente. A tal que foi desenhada para o ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líder-do-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa_mas_sempre_perdedor...
É o próprio modelo que criaram e impuseram que consideram incapaz de garantir a independência da Justiça? O discurso actual dos cata-ventos significa o reconhecimento que tentaram partidarizar o funcionamento da Justiça através da Constituição? Finalmente reconhecem que davam ordens ao STJ, instância onde sequer havia distribuição e os processos eram entregues a quem convinha?
Os cata-ventos acabam de confirmar que tentaram partidarizar e subjugar a Justiça? É isso?

12 de julho de 2009

Importa-se de repetir?!

O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líder-do-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa, Carlos Veiga, afirma que Cabo Verde regrediu…
Importa-se de repetir?! Pois é bébé…
Onde andou ele nos seus 10 anos de governação? A passear sem dúvida… é a única explicação para não ter conhecido o Cabo Verde de há dez anos. E tem andado distraído neste ainda novo milénio.
É que o que avançámos é graças a trabalho duro de todos, do nosso suor… falar mal do Governo é uma coisa, desprezar o que temos trabalhado e feito de bom é outra loiça, principalmente porque se trata das coisas que teve oportunidade e tempo (dez anos) para fazer e não fez.
Pois é bebé!
A propósito de regredir, este ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-candidato-a-líderdo-MpD-futuro-candidato-a-qualquer-coisa quer protagonizar a novela “Regresso ao Passado”.
Pois é bébé…Vamos ter um casting interessante…

Lembrando que

Não se escolhe a família, escolhem-se os amigos!

4 de julho de 2009

Blogolândia em silêncio

A "bomba" no Sal deixou a blogolândia sem reacção ou ela está simplesmente desinteressada? As três semanas do julgamento foram interessantes e foi visível uma nova postura do MP. Uma equipa no Sal (dois procuradores e um procurador geral adjunto) apoiada pela equipa especializada em criminalidade organizada da PGR aqui na Praia.
E, esse trabalho deu frutos. Viu-se que foi preparado com tempo e com coordenação firme.
Frutos que estranhamente não são referidos numa blogolândia que há bem poucos dias reclamava acção. Um silêncio estranho quando é também visível a tentativa de politização nalguns on-line - o advogado que pertenceu ao MpD e ao PRD do Dico de repente é transformado no irmão querido do PM. Tenham paciência!
Mas se assim é a mensagem é muito clara: nem o meio-irmão do PM está acima da lei.
A mão do PGR (com costas quentes na MJ) é bem visível neste processo.
A prisão preventiva foi decretada mas independentemente de quaisquer resultados a verdade é que se marcou posição de forma ousada.
PS: Interessante que nas news se diga que o Dico foi nomeado pela OACV que rapidamente descobriu que nenhum advogado do Sal defenderia o Barbosa e contactou o Dico, nomeou-o (será assistência judiciária?) e colocou-o no Sal a tempo do primeiro interrogatório!!! Grande eficácia.

3 de julho de 2009

Incongruências

A taxa da iluminação pública não passa na AN. O MpD regressando a um discurso assistencialista (cabo-verdianos são coitados) chumbou uma proposta apoiada pelos municípios destinada a garantir a sustentabilidade do serviço (a iluminação pública é da responsabilidade dos municípios e a dívida à Electra é dos município).
Paralelamente a CMP lança através de regulamento uma taxa de resíduos sólidos (com a qual concordo) e o MpD aplaude (ou não?!) e diz que os munícipes têm de contribuir para que o serviço seja prestado com qualidade. Queremos o lixo fora das ruas? Contribua-se para isso... é simples e é normal (pelo menos nos países com que gostamos de nos comparar...).
Queremos iluminação pública? Só o que faltava dizem os cata-ventos, a responsabilidade é das câmaras mas é o Governo que se desgasta com a escuridão nas ruas e as eleições vêm aí. Não pagamos, somos coitados, é o lema do MpD.
Há aqui qualquer coisa de incongruente… como pode um município fazer aquilo que ao Governo só é permitido com maioria qualificada?

27 de junho de 2009

Cidade Velha

Cidade Velha classificada como Património da Humanidade. Excelente notícia.
Aconselha-se a uns quantos "achistas" de serviço um passeio à Cidade Velha de hoje, talvez consigam lobrigar o trabalho feito. Olhar a Cidade Velha de há dez anos e olhar a Cidade Velha de hoje. Ajuda a perspectivar o futuro
Reconhecer que há trabalho feito nunca invalidou a necessidade de se fazer mais. A necesidade de fazer ainda mais não invalida a celebração do que foi conseguido.

14 de junho de 2009

Coisas de madeira

Objectos inesperados feitos com madeira. Alguns são autênticas peças de arte ou de design.



Pode encontrar mais fotos aqui

11 de junho de 2009

Dúvida

O ALUPEC é um alfabeto ou uma língua? Tanto quanto me parecia era um alfabeto que permitiria escrever as diversas variantes do crioulo.

Na blogolância e em artigos de opinião na comunicação social está a ser tratado como se língua fosse...

Alphabet or language here is the question. Ora bolas ia jurar que usei o alfabeto português e a frase saiu em inglês.