S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

12 de abril de 2009

Iluminação solar

Iluminação solar para exterior da Qnuru, empresa da MacArthur Foundation Fellow e do escultor Tom Joyce.
Com design elegante e sofisticado estas lâmpadas solares ficam bem em qualquer jardim, terraço, esplanada e melhor ainda ficariam nas praças de Cabo Verde.
O sistema usa tecnologia LED eficiente, carregada através de painéis solares incorporados nas luzes e as instalações utilizam microcontrollers digitais múltiplos que permitem programação inteligente e wireless.
Um must apesar de não ter fonte secundária de alimentação. Apetece-me ter um terraço, um quintal ou um jardim só para as ter.

11 de abril de 2009

Cata-ventos e regresso anunciado

Anuncia-se o ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente, Carlos Veiga, como candidato à liderança dos cata-ventos (MpD). À incógnita da terceira candidatura consecutiva a Presidente adiciona-se a incógnita da candidatura a PM!!!
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente quer sair da sombra e está em plena forma diz-se… hum hum afinal os cata-ventos não estão tão seguros das suas possibilidades de ganhar as legislativas. A governar em crise desde 2006, e segundo se diz desgovernados, os papainhas doces (PAICV) lá vão dando conta do recado e só quem é pior que cego (aquele que não quer ver) é que não vê o que foi feito neste país…
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa está disposto a liderar os cata-ventos no semear de ventanias dos últimos anos… disposto a expor-se a mais uma derrota.
Curiosamente (ou não?) os cataventos querem retirar da Constituição a cláusula que impede o estabelecimento de bases militares por aqui. Tentando abrir uma porta na economia? Tentando abrir uma via sempre recusada pelos papainhas doces (PAICV) na estratégia de desenvolvimento, só para o caso do ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa ficar com a batata quente nas mãos?
Sabe-se lá…
O ex-ex-primeiro-ministro-ex-ex-candidato-a-Presidente-futuro-candidato-a-qualquer-coisa, lembra-me Flaubert "A medida de uma alma é a dimensão do seu desejo". O desejo de ser PR de um Cabo Verde (mergulhado no abismo segundo dizem os cata-ventos) deve ser muito… hum hum preciso de Alka-Seltzer.

8 de abril de 2009

Importa-se de repetir?

Em entrevista ao canal alemão N-TV, o primeiro-ministro italiano Berlusconi comentou desta forma as condições de auxílio às vítimas: “Eles têm tudo o que precisam. Têm apoio médico, comida quente... Claro que o local onde estão é temporário, mas deviam encarar a situação como uma fim-de-semana de campismo”.
Importa-se de repetir?! Pois é bébé…
Berlusconi no seu melhor.
Começam a tornar-se verdadeiros clássicos…
Mas tivesse eu uma mente menos ingénua e estaria a fazer ligação entre aquela ligeireza e as empresas de construção de que é proprietário... Graças a Deus sou naif.
Pois é bébé!

3 de abril de 2009

Volta ao Mundo em 80 Telescópios

Os principais observatórios de todo o mundo estarão apontados para o espaço ao mesmo tempo numa maratona de observações e de troca das imagens captadas em tempo real durante 24 horas, entre as 10h de hoje e as 10h do próximo sábado, numa iniciativa do Ano Internacional de Astronomia.
Esta volta ao mundo é uma das mais de 1500 iniciativas que celebram o ano dos astros em todo o mundo. E faz parte do programa maior, chamado 100 Horas de Astronomia, que teve início ontem, dia 2, e termina no domingo.
Quem não tem telescópio pode juntar-se à iniciativa através do site que transmite em tempo real.

31 de março de 2009

Importa-se de repetir

O vice-presidente da JpD afirma que o Governo alterou uma lei da competência da Assembleia Nacional cuja redacção final cabe a esta última. Mais afirmou que a alteração propositada é truque para o Governo angariar mais receitas e prejudicar a juventude cabo-verdiana.
Importa-se de repetir?? Pois é bébé!
Fica mal tanta ignorância num jovem líder político sobre os procedimentos legislativos constantes da Constituição e do regimento da AN... mas a má-fé e hipocrisia revelam um grande futuro na política.
Pois é bébé! Nem sequer sabe quem faz a redacção final das leis da AN? Também não sabe quem as manda publicar? Claro que também não sabe quem tem competência para as rectificações, pois não? Coitadinho do bébézinho!
Pois é bébé! Este já veio de fraldas sujas...
Ah! O Governo propôs à AN uma isenção para prejudicar os jovens. Boa! Importa-se de repetir? Melhor não... ainda morro de tanto rir.

30 de março de 2009

Apetece

Aria.
Yanni ao vivo na Acrópole.

26 de março de 2009

Carro voador

A ficção torna-se realidade. O primeiro carro voador, Terrafugia transition é um carro que pode metamorfosear-se em aeronave em 15 segundos. Ou será uma aeronave que pode transformar-se em carro.
Este protótipo construído por uma pequena empresa americana está prestes a transformar o mundo da ficção em realidade. O primeiro voo de teste ocorreu este mês de Março. Não será mesmo um carro voador... mas estivemos mais longe disso.

22 de março de 2009

Água

O 5° Fórum Mundial da Água que decorreu durante uma semana em Istambul, terminou sem que o direito de acesso à água fosse consagrado como direito fundamental na declaração final, assinada hoje Dia Mundial da Água.
Do documento constam uma série de compromissos como a necessidade de economizar água, em particular no sector agrícola, e de lutar contra poluição.
De acordo com um estudo divulgado pela UNICEF na sexta-feira passada, a falta de água potável é a segunda maior causa de morte de crianças com menos de cinco anos. Cerca de 4.200 crianças morrem por dia em todo o mundo devido a doenças relacionadas com a falta de água potável.
Cerca de 900 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e 125 milhões de crianças com menos de cinco anos vivem em lugares sem acesso a fontes seguras de água potável. 2,5 mil milhões de pessoas vivem sem saneamento básico.
Loïc Fauchon, presidente do Conselho Mundial da Água, que organizou o 5º Fórum Mundial da Água, alertou:
“O mundo evoluiu rapidamente, às vezes de forma brutal, e essas mudanças afectam dramaticamente os recursos hídricos. Cada dia nos falta mais água para criar energia e para dar de beber às metrópoles”.
E se somarmos estas estatísticas com o aquecimento global…