S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

11 de março de 2009

Aquecimento global

Segundo especialistas em alterações climáticas, reunidos em Copenhaga, em vez de uma subida do nível do mar de entre 18 a 59 centímetros até ao final do século - relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas de 2007 – pode-se admitir uma subida dos oceanos superior a um metro e nunca inferior a 50 centímetros e apontam como dois dos principais factores do agravamento a aceleração da fusão de gelos polares e de glaciares devido ao aquecimento global.
O congresso Alterações Climáticas: Riscos Globais, Desafios e Decisões que reúne climatologistas, meteorologistas, oceanógrafos, epidemiologistas e economistas decorre até quinta-feira e serve de preparação para a cimeira do clima em Dezembro onde se pretende alcançar um novo acordo global sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa para suceder ao Protocolo de Quioto, que expira em 2012.
Penso no impacto duma subida do nível do mar de um metro no Sal ou na Boavista, penso na nossa dupla vulnerabilidade económica e insular... melhor fazer zapping de pensamento!

10 de março de 2009

Sócrates e os Magalhães

Li por aí que o Sócrates vem cá passear e doar 12000 Magalhães. Confesso que não percebi nem uma coisa nem outra.
De férias? Três dias a correr de um lado para o outro são férias? A "coisa" deve estar mesmo má quando o PM português não consegue passar uns dias de folga sem o elenco governamental. Claro que outra explicação do tipo: Cabo Verde interessa a Portugal e à UE e pode trazer mais-valias a um Portugal desgastado em África, não serve porque implicaria reconhecer o trabalho de credibilização do país que foi feito. Alguém se lembra da economia cabo-verdiana em 1999? Pois...
Doar 12000 Magalhães? Tenham dó... naif sim mas não tanto. Claro que há outra explicação: Sócrates vem garantir a sobrevivência, neste momento de crise, de uma (ou mais) empresa portuguesa que fabrica pc`s - para descobrir qual usar a Net. São postos de trabalho, famílias fora do desemprego... são 150000 pc`s a acrescer ao negócio da Venezuela e o investimento feito fica salvaguardado sem dumping. Mas esta explicação também não agrada porque implica reconhecer Cabo Verde como um mercado apetecível e também reconhece as ilhas como uma lança na África lusófona.
Pois então deite-se fora a lógica (silogística que seja) e que venha mesmo passear e doar Magalhães. Seja como for é lucro... e a comitiva de 120 pessoas sempre há-de cá deixar uns euro$$$$$

7 de março de 2009

Changes in White House

As mudanças na Casa Branca foram muitas... e significativas hehehehe

5 de março de 2009

Mandato contra Bashir

TPI emite mandato de captura contra o presidente sudanês Bashir.
Mais de 300.000 vítimas aguardam por justiça.

Cartoon encontrado aqui

2 de março de 2009

Importa-se de repetir?

JMN anunciou um pacote de programas para combater os efeitos da crise económica internacional economia, programas para os quais disse, no mesmo discurso e no minuto seguinte, que conseguiu mobilizar financiamentos.
O líder parlamentar do PSD MpD considera que os programas não podem ser realizados porque não têm dotação orçamental!!
Pois é bebé. Importa-se de repetir?
OK, eu também não gosto de ler aquela coisa chata do OE – talvez por isso não esteja nos meus planos ser líder parlamentar, mas se se pode ser líder sem ler o OE e se a malta pode ficar só pelas bocas ainda mudo de ideias, que há velocidade que estão a queimar o Mats certamente o MpD vai precisar de mais um ou dois Mats até às legislativas!
Pois é bebé!
Então não sabes que os financiamentos conseguidos integram o OE do ano? Há um número (fica a pista: nº 2) dum artigo que anda pelo OE há anos… OK, OK o Veiga bem que podia ter alertado. Terá sido excesso de ligeireza ou será que consideram que todos os cabo-verdianos sofrem de iliteracia ou será que gostam de o ver fazer essas figuras?
Pois é bebé! Importa-se de repetir?

27 de fevereiro de 2009

Post perigoso

Quando os blogs opinam, criticam, insinuam, lançam suspeitas ou, mesmo, condenam sumariamente alguém (em especial políticos ou sempre políticos) é sempre em nome da liberdade de informação e de opinião, sem limites. Quando, ao invés, um blog se permitir criticar outros blogs, será a "censura" ou a politização.
Este é um post perigoso, vai contra a maré dominante mas sinto-me crítica ou melhor sinto-me como pessoa que se vangloria de ser de satisfação difícil, porque ninguém lhe tenta agradar (Dicionário do Diabo) e cá vai:
No bloguismo dominante avulta um estilo habitualmente apostado em negar qualquer progresso e qualquer perspectiva de saída favorável para Cabo Verde. Segundo essa visão, falhámos todos os desafios da história recente e estamos condenados a arrastar-nos numa apagada e vil tristeza até ao fim dos séculos. Qualquer acontecimento mais grave é transformado numa demonstração inequívoca da nossa incapacidade e da nossa condenação.
Para provar essa condenação atiram contra tudo o que mexe, apoiando indiscriminadamente todos os protestos, piscando o olho aos ressabiados dos vários quadrantes, fazendo de cada fládu flá uma certeza e um facto, numa autêntica histeria especulativa e ai das pessoas que gostam de pensar aquilo que estão a ler!!!
Mandar bocas, fixar frases soltas, e criticar negligentemente o que nem sequer conhece tornou-se um must intelectual ainda mais interessante quando não se olha a meios e se procura sistematicamente ferir na honra e dignidade. O ruído ganha sempre. ..
Hesitei entre três textos qualquer deles pleno de significado, para mim, neste momento, um de Robert Musil do O Homem sem Qualidades, outro de Ortega y Gasset em A Rebelião das Massas e acabei por optar por este de Aldous Huxley, do Regresso ao Admirável Mundo Novo sempre tão actual e insidioso:
“Os ideais da democracia e da liberdade chocam com o facto brutal da sugestibilidade humana. Um quinto de todos os eleitores pode ser hipnotizado quase num abrir e fechar de olhos, um sétimo pode ser aliviado das suas dores mediante injecções de água, um quarto responderá de modo pronto e entusiástico à hipnopédia. A todas estas minorias demasiado dispostas a cooperar, devemos adicionar as maiorias de reacções menos rápidas, cuja sugestibilidade mais moderada pode ser explorada por não importa que manipulador ciente do seu ofício, pronto a consagrar a isso o tempo e os esforços necessários.”
Para quem enfiar a carapuça: (i) a carapuça tem razões que a razão desconhece (ii) é uma atitude de abertura ao olhar dos outros (iii) avaliar se nos serve é um juízo de honestidade intelectual só disponível, evidentemente, para quem possua um certo grau de auto-estima. Por isso nada de reclamações...

19 de fevereiro de 2009

A verdade em dois minutos

O congressista americano Ron Paul, opondo-se à resolução aprovada por Democratas e Republicanos em 9 de Janeiro, que expressou "o apoio inequívoco a Israel para a invasão de Gaza" e considerou o Hamas como organização terrorista que ameaça a segurança de Israel teve dois minutos e meio de espantosa franqueza. Demolidor!

16 de fevereiro de 2009

Apetece

Apetece-me! Assim sem mais. Outlandish - I Only Ask Of God.
I only ask of God
He won't let me be indifferent to the wars
It`s a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
It`s a big monster which treads hard
On the poor innocence of people
People...people, people
I only ask of God
He won't let me be indifferent to the injustice
That they do not slap my other cheek
After a claw has scratched my whole body