S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

18 de janeiro de 2009

Museu do Prado on-line

O Google Earth já proporciona uma visita on-line ao Museu do Prado, em Madrid. É possível «visitar» o museu recorrendo a modelos 3D e visionar com detalhes quarenta obras.
Saudades de tardes de domingo deambulando pelo Paseo entrando no museu da rainha Sofia para me perder frente ao Picasso ou de no Prado me deixar ficar olhando "El Bosco" e aquele triptico espantoso do Jardim das Delícias com a mesma perturbação da primeira vez.
Ok, não é a mesma coisa – o Prado tem qualquer coisa que nos encanta e nos prende por lá – mas vale a pena a visita.

A blogolândia

Coscuvilhice tem a função de válvula de escape social antiquíssima: Uma comadre mexerica sobre outra, a outra apercebe-se e lá iam os rockets: “Andas a dizer mal de mim, sua p#*&?” E num instante, toda a gente ficava a saber da briga. Seguem-se normalmente episódios rocambolescos de peixeirada que deliciam uma plateia interessada num bom motivo para passar o tempo e normalmente sedenta de sangue.
Hoje, qualquer um que se preze como ser socialmente bem inserido, nesta lógica mercantilista de vida, tem de ser mexericado. Caso contrário tem como pena cruel e desumana: o anonimato. Vai daí a malta “auto-mexerica-se”.
A blogolândia não ficou imune à cultura da auto-promoção através do mexerico. Há quem seja figurante de novela com enredos ora épicos ora trágicos, dirigindo os sentimentos do pretenso público entre a compaixão em relação às vítimas e o ódio em relação aos mauzões. A “vítima” passou a ser a heroína de quem se fala pelos motivos mais confusos e os mauzões descem em popularidade.
Qual é a causa primeira deste fenómeno? O mercado leia-se o número de leitores – aproveitando esta tendência o blogger sarcasticamente lançou a moda dos “seguidores” hehehe!!!

O Hamas, Israel, Obama, armas e coincidências

A violenta retaliação israelita na faixa de Gaza coincidentemente antes da tomada de posse de Obama que terminou coincidentemente com a tomada de posse (ou quase) lembrou-me uma não coincidência que teve lugar logo após a vitória de Obama.
Uma semana após a eleição os Estados Unidos verificaram um aumento na compra de armas e munições. As explicações apontavam a preocupação com uma eventual proibição de compra de armas de fogo pela administração de Obama. O «LA Times», frisava que os vendedores de armas diziam nunca ter assistido a nada igual e que tinham sido superadas as vendas dos dias que se seguiram ao 11 de Setembro de 2001.
Antecipação a uma eventual medida de Obama! Boa jogada se de xadrez se tratasse.
Será o meu cinismo ou aconteceu algo parecido em Gaza? Estou de mau-humor ou é mais uma demagógica e combinada manobra política?

17 de janeiro de 2009

What about now...

O nível de expectativas é tanto e às vezes tão estapafúrdio que me apetece dar-te colo brother. Ao mínimo erro eles vão estar lá, prontos para te imolar... todos os bajuladores, adoradores e outros que tais.

16 de janeiro de 2009

Gestão por resultados

Numa pequena cidade viviam duas mulheres com o mesmo nome: Flávia. Uma era freira e a outra, taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao céu, foram recebidas por São Pedro: - O teu nome?
- Flávia
- A freira?
- Não, a taxista.
São Pedro consulta as suas notas e diz: - Bem, ganhaste o paraíso. Leva esta túnica com fios de ouro. Podes entrar. A seguir... O teu nome?
- Flávia
- A freira?
- Sim, eu mesma.
- Bem, ganhaste o paraíso. Leva esta túnica de linho. Podes entrar.
A religiosa diz: - Desculpe, mas deve haver algum engano. Eu sou Flávia, a freira!
- Sim, minha filha, e ganhaste o paraíso e levas esta túnica de linho...
- Não pode ser! Eu conheço a outra, Senhor. Era taxista, vivia na minha cidade e era um desastre! Subia as calçadas, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 65 anos pregando todos os domingos na paróquia. Como é que ela recebe a túnica com fios de ouro e eu esta?
- Não há nenhum engano – diz São Pedro. É que, aqui no céu, adoptamos uma gestão profissionalizada...
- Não entendo!
- Eu explico: Já ouviste falar de GESTÃO DE RESULTADOS? Agora somos orientados por objectivos. De cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E de cada vez que ela conduzia o táxi, as pessoas rezavam!! Resultado é o que importa!!!

15 de janeiro de 2009

Importa-se de repetir?

Ehud Olmert, primeiro-ministro israelita do Governo de transição – demitiu-se em Setembro e está spob investigação por alegados crimes de corrupção - afirmou que foi um telefonema seu para Bush que forçou Condolezza Rice, a abster-se durante a votação na passada quinta-feira, no Conselho de Segurança das NU, da resolução que pedia um cessar-fogo imediato para a Faixa de Gaza: “Ele deu a ordem à secretária de Estado e ela não votou a favor – a resolução que ela própria concebeu, formulou, organizou e manobrou para ser aprovada. Ela ficou bastante envergonhada e absteve-se na resolução que ela própria criou.”
Estados Unidos foi o único dos 15 membros do Conselho de Segurança que se absteve tendo os demais votado a favor da resolução. Resolução que como se esperava não foi suficiente para parar a ofensiva israelita na Faixa de Gaza nem o lançamento de rockets por parte do Hamas.
Pois é bébé... ainda dizes. Pois é Rice, até na despedida!

8 de janeiro de 2009

Africa, Yes we are doing

Em três meses de trabalho duro foi possível, em Kibera, no Kénia, transformar uma lixeira numa quinta orgânica produtora de legumes frescos. A comunidade beneficiada, cerca de trinta famílias, trabalhou duro para conseguir o milagre ilustrado nas fotos. Podem ver mais pormenores AQUI



7 de janeiro de 2009

2009

Este cartoon fez-me rever a posição "nada de prognósticos para 2009". Está espectacular! A mordacidade está bem presente do primeiro ao último quadrado mas Maio e Dezembro são os meus favoritos. Junho também. LOL Encontrado no Notas ao Café.