S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

18 de janeiro de 2009

A blogolândia

Coscuvilhice tem a função de válvula de escape social antiquíssima: Uma comadre mexerica sobre outra, a outra apercebe-se e lá iam os rockets: “Andas a dizer mal de mim, sua p#*&?” E num instante, toda a gente ficava a saber da briga. Seguem-se normalmente episódios rocambolescos de peixeirada que deliciam uma plateia interessada num bom motivo para passar o tempo e normalmente sedenta de sangue.
Hoje, qualquer um que se preze como ser socialmente bem inserido, nesta lógica mercantilista de vida, tem de ser mexericado. Caso contrário tem como pena cruel e desumana: o anonimato. Vai daí a malta “auto-mexerica-se”.
A blogolândia não ficou imune à cultura da auto-promoção através do mexerico. Há quem seja figurante de novela com enredos ora épicos ora trágicos, dirigindo os sentimentos do pretenso público entre a compaixão em relação às vítimas e o ódio em relação aos mauzões. A “vítima” passou a ser a heroína de quem se fala pelos motivos mais confusos e os mauzões descem em popularidade.
Qual é a causa primeira deste fenómeno? O mercado leia-se o número de leitores – aproveitando esta tendência o blogger sarcasticamente lançou a moda dos “seguidores” hehehe!!!

O Hamas, Israel, Obama, armas e coincidências

A violenta retaliação israelita na faixa de Gaza coincidentemente antes da tomada de posse de Obama que terminou coincidentemente com a tomada de posse (ou quase) lembrou-me uma não coincidência que teve lugar logo após a vitória de Obama.
Uma semana após a eleição os Estados Unidos verificaram um aumento na compra de armas e munições. As explicações apontavam a preocupação com uma eventual proibição de compra de armas de fogo pela administração de Obama. O «LA Times», frisava que os vendedores de armas diziam nunca ter assistido a nada igual e que tinham sido superadas as vendas dos dias que se seguiram ao 11 de Setembro de 2001.
Antecipação a uma eventual medida de Obama! Boa jogada se de xadrez se tratasse.
Será o meu cinismo ou aconteceu algo parecido em Gaza? Estou de mau-humor ou é mais uma demagógica e combinada manobra política?

17 de janeiro de 2009

What about now...

O nível de expectativas é tanto e às vezes tão estapafúrdio que me apetece dar-te colo brother. Ao mínimo erro eles vão estar lá, prontos para te imolar... todos os bajuladores, adoradores e outros que tais.

16 de janeiro de 2009

Gestão por resultados

Numa pequena cidade viviam duas mulheres com o mesmo nome: Flávia. Uma era freira e a outra, taxista. Quis o destino que morressem no mesmo dia. Quando chegaram ao céu, foram recebidas por São Pedro: - O teu nome?
- Flávia
- A freira?
- Não, a taxista.
São Pedro consulta as suas notas e diz: - Bem, ganhaste o paraíso. Leva esta túnica com fios de ouro. Podes entrar. A seguir... O teu nome?
- Flávia
- A freira?
- Sim, eu mesma.
- Bem, ganhaste o paraíso. Leva esta túnica de linho. Podes entrar.
A religiosa diz: - Desculpe, mas deve haver algum engano. Eu sou Flávia, a freira!
- Sim, minha filha, e ganhaste o paraíso e levas esta túnica de linho...
- Não pode ser! Eu conheço a outra, Senhor. Era taxista, vivia na minha cidade e era um desastre! Subia as calçadas, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. E quanto a mim, passei 65 anos pregando todos os domingos na paróquia. Como é que ela recebe a túnica com fios de ouro e eu esta?
- Não há nenhum engano – diz São Pedro. É que, aqui no céu, adoptamos uma gestão profissionalizada...
- Não entendo!
- Eu explico: Já ouviste falar de GESTÃO DE RESULTADOS? Agora somos orientados por objectivos. De cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E de cada vez que ela conduzia o táxi, as pessoas rezavam!! Resultado é o que importa!!!

15 de janeiro de 2009

Importa-se de repetir?

Ehud Olmert, primeiro-ministro israelita do Governo de transição – demitiu-se em Setembro e está spob investigação por alegados crimes de corrupção - afirmou que foi um telefonema seu para Bush que forçou Condolezza Rice, a abster-se durante a votação na passada quinta-feira, no Conselho de Segurança das NU, da resolução que pedia um cessar-fogo imediato para a Faixa de Gaza: “Ele deu a ordem à secretária de Estado e ela não votou a favor – a resolução que ela própria concebeu, formulou, organizou e manobrou para ser aprovada. Ela ficou bastante envergonhada e absteve-se na resolução que ela própria criou.”
Estados Unidos foi o único dos 15 membros do Conselho de Segurança que se absteve tendo os demais votado a favor da resolução. Resolução que como se esperava não foi suficiente para parar a ofensiva israelita na Faixa de Gaza nem o lançamento de rockets por parte do Hamas.
Pois é bébé... ainda dizes. Pois é Rice, até na despedida!

8 de janeiro de 2009

Africa, Yes we are doing

Em três meses de trabalho duro foi possível, em Kibera, no Kénia, transformar uma lixeira numa quinta orgânica produtora de legumes frescos. A comunidade beneficiada, cerca de trinta famílias, trabalhou duro para conseguir o milagre ilustrado nas fotos. Podem ver mais pormenores AQUI



7 de janeiro de 2009

2009

Este cartoon fez-me rever a posição "nada de prognósticos para 2009". Está espectacular! A mordacidade está bem presente do primeiro ao último quadrado mas Maio e Dezembro são os meus favoritos. Junho também. LOL Encontrado no Notas ao Café.

6 de janeiro de 2009

Gaza

Multiplicam-se manifestações. A favor! Contra! No princípio, no entretanto e no fim que continua ausente, o problema parece bem ilustrado nestes dois cartoons: