S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

22 de junho de 2008

Angola

Um repatriamento de fundos congelados provenientes do petróleo a Angola envolve acordo pouco claro com a RUAG empresa de armas suíça que possui fábricas na Suíça, Alemanha e Suécia, e é a maior fabricante de armas de pequeno porte da Europa – entre estas as bombas de fragmentação (cluster). Note-se que a Suíça foi um dos 111 estados a anunciar que irá assinar a Convenção de Munições de Fragmentação, um acordo histórico que proíbe o uso, produção e circulação de bombas de fragmentação.
O projecto de desminagem Angolano faz parte de um acordo datado de 2005 entre a Suíça e Angola para o repatriamento de 21 milhões de dólares de fundos públicos Angolanos (mais 3,2 milhões de dólares de juros), os quais foram desviados para contas bancárias suíças e congelados pelas autoridades suíças como parte de uma investigação de branqueamento de capitais. Os 21 milhões de dólares congelados faziam parte de 774 milhões provenientes de receitas de petróleo angolano depositados numa conta do UBS de Genebra entre 1997 e 2001 e que alegadamente destinados ao abatimento da dívida de Angola à Rússia mas cerca de 600 milhões de dólares foram transferidos para uma série de empresas obscuras e contas offshore pertencentes a oficiais angolanos de alta patente, incluindo o Presidente dos Santos. A investigação foi parada apesar dos apelos de cidadãos angolanos que têm apresentado novas provas!!
A RUAG apesar de não ter a capacidade necessária para execução deste serviço foi simplesmente nomeada sem qualquer concurso pelo Departamento Suíço para o Desenvolvimento e Assistência (DDC) o que levou diversas ONGs entre as quais a Global Witness a apelar às autoridades suíças para que reanalisem a sua decisão e promovam um concurso competitivo para o projecto de desminagem.
Quer-me parecer que dinheiros públicos angolanos que deviam ser repatriados e usados para projectos de desenvolvimento foram entregues a um fabricante de minas terrestres, as tais que tantas e tantas vidas fizeram em Angola. Um fixe sempre a ganhar para a RUAG…Custa-me a compreender estas coisas, mas sou eu que sou simplista decerto.

21 de junho de 2008

Tocha Olímpica passa pelo Tibete

Foi esta manhã - madrugada em Cabo Verde - três meses depois da revolta de tibetanos contra as autoridades chinesas que a Tocha Olímpica atravessou as ruas de Lhasa a capital do Tibete; travessia vigiada por unidades especiais da polícia com assistência limitada às pessoas que dispusessem da acreditação especial.
Os residentes nas ruas percorridas pela Tocha receberam ordem para não sair de casa, as lojas fecharam durante a passagem da tocha e os hóspedes dos hotéis - a cidade continua interdita aos turistas estrangeiros - não podiam sair.
Gonpo, um alpinista tibetano de 75 anos, foi o primeiro atleta a transportar a tocha e as duas horas iniciais da cerimónia foram transmitidas em directo pela televisão chinesa.
A agência oficial de notícias chinesas anunciou hoje que as autoridades libertaram 1.157 manifestantes detidos durante os incidentes de Março no Tibete mas a Amnistia Internacional (AI) denunciou que centenas de pessoas detidas pelo Governo chinês estão desaparecidas desde a sua detenção, e fala ainda num bloqueio informativo e em torturas. Um jovem, de 17 anos, contou à AI que foi torturado até admitir crimes que não tinha cometido. "Muita gente tinha os braços e as pernas partidas ou com ferimentos de balas, mas ninguém os levava ao hospital".
A falta de informação sobre o paradeiro dos detidos e a intimidação aos advogados é também destacada pela AI que afirma que: "Com a tocha olímpica prestes a entrar no Tibete, é uma boa oportunidade para iluminar um pouco a situação". Concordo absolutamente. A China vai abrir portas a milhares de turistas e jornalistas ávidos de descobrir a verdadeira China.

20 de junho de 2008

Mais cartoons

Que querem? Estou deliciada com estes cartoons. Gary Varvel mais uma vez...

16 de junho de 2008

Stairway for the 150 dollars

Cartoon espectacular de Gary Varvel. Para alguns basta sentar e esperar calmamente... uma autêntica straiway to heaven. Os 139 dólares já foram ultrapassados nesta escada para os $150.

14 de junho de 2008

Game over?

Excelente jogo da Greenpeace para pais e filhos aprenderem em conjunto sobre o planeta, ambiente, ecologia e salvarem o mundo. Em português. JOGAR AQUI.

13 de junho de 2008

A verdade que temos de enfrentar

Temos pela frente tempos difíceis. Não há como escapar a esta realidade. Países com maior margem de manobra e menor dependência externa também vão (já estão) sofrer.
Crise alimentar. Crise do petróleo. Arrefecimento da economia e um mercado tão volátil que estremece a um simples comentário do Presidente do BE. Efeito dominó.
A fome já chegou e montou praça em alguns países. Noutros o desemprego sobe a olhos vistos. A ajuda e o financiamento externo tardam e os países que a recebem são escolhidos a dedo. Da conferência alimentar saíram 10 milhões de dólares quando a própria FAU pedia 30 milhões para as necessidades imediatas!
Em momentos como este a demagogia e o incitamento à instabilidade económica são de uma total insensibilidade. As declarações de alguns políticos e empresários deixa claro que os primeiros não têm o mínimo conhecimento da gravidade do que se passa por este mundo fora ou têm por superiores outros interesses, os segundos consideram intocáveis os seus lucros.
Temos de cerrar fileiras e preparar este país para o pior pois só assim podemos esperar o melhor, e se as palavras não chegam fica o desenho, um cartoon espectacular de Gary Varvel... acho que não é preciso dizer que o pequenino somos nós.

12 de junho de 2008

Importa-se de repetir (VIII)

Pois é bebé! Espantoso! A associação dos consumidores (ADECO) que até hoje não fez grande coisa em prol do consumidor acaba de lançar um apelo à greve!!! Importa-se de repetir?!
O mail chegou-me através da rede do Governo ou seja usando meios e o erário público!!
ADECO que acabou de descobrir os cenários internacionais do petróleo... Pois é bebé!Inaugurei a categoria demagogias lol lol lol. $150??? Há quem diga que pode ir aos $200. Lesse o Sanpadjud e certamente andaria melhor informado.
A quem serves?
Aos cabo-verdianos?
É preciso preservar a lucidez, a serenidade e a determinação no meio da tempestade.
Pois é bebé o melhor mesmo é apelar também para a greve no consumo do arroz...

Humor bem brasileiro

Face às reclamações que este blog anda muito sério fica um pouco do humor brasileiro. Um humor poderoso na chamada de atenção para a Amazónia que pouco a pouco vai desaparecendo - agora com a corrida brasileira ao etanol...

Aproveito o post para um obrigada grande au Agry do blog Navegador Solitário que me dá o privilégio de publicar uma entrevista minha. OBRIGADÃO pela entrevista mas essencialmente pelo interesse, generosidade bloguista e por que não dizê-lo pela massagem no ego.