S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

28 de maio de 2008

SIDA - uma pessoa morre a cada dez segundos

Publicidade forte da Sidaction, uma ONG francesa envolvida no combate ao SIDA que tem desenvolvido projectos em França e também em África. Sempre com campanhas publicitárias choque.
Vale a pena ver... perturbante!

27 de maio de 2008

Apetece

Um dia assim, sem news. Sem guerras, sem violência, sem terramotos, maremotos, inundações, furacões. Heaven is a place were nothing, nothing ever happen cantavam os Simply Red...

25 de maio de 2008

Violência contra a mulher

Um egípcio decapitou a própria filha porque desconfiou que ela tinha tido relações sexuais.
Esta notícia da AFP, de 24 de Maio, choca-me mas não é surpresa. A violência contra a mulher – um eufemismo essa expressão violência do género – atinge níveis inqualificáveis em muitos países. A excisão, a violação sistemática, o apedrejamento são práticas consolidadas em muitos países. A morte nas mãos de familiares que alegam desonra da família é uma realidade em muitos países. Há mulheres que sofrem violências que nem consigo imaginar.
Há poucos dias li um post tocante no blog Fantasia de uma egípcia. Denunciava este tipo de situações. E é desse blog que trago esta citação de Janis Joplin “Don't compromise yourself. You are all you've got.” São mulheres que estão sozinhas e apenas se têm a si próprias para enfrentar numa batalha que já dura há séculos a sociedade, a família, o sistema político, o sistema religioso... No mês passado, por exemplo, 26 activistas - jornalistas, editoras de sites, assistentes sociais - de direitos humanos iranianas foram presas pelo crime de defender a vida, a liberdade e os direitos humanos das mulheres.
Inqualificável isto no século XXI!!
Enquanto escrevo a CNN desenvolve a notícia que a Phoenix aterrou em Marte.

Morremos e ressuscitamos todos os anos

Dia de África. Tanta coisa para dizer de África, de nós africanos...
Fica apenas um poema, Flagelados do Vento Leste, de Ovídio Martins, marcou-me ainda criança. Este poema nosso, cabo-verdiano, africano, que elogia a coragem dum povo pode também, julgo eu, homenagear a coragem do povo africano.

Nós somos os flagelados do Vento-Leste!
A nosso favor
não houve campanhas de solidariedade
não se abriram os lares para nos abrigar
e não houve braços estendidos fraternamente para nós
Somos os flagelados do Vento-Leste!
O mar transmitiu-nos a sua perseverança
Aprendemos com o vento o bailar na desgraça
As cabras ensinaram-nos a comer pedras para não perecermos
Somos os flagelados do Vento-Leste!
Morremos e ressuscitamos todos os anos
para desespero dos que nos impedem a caminhada
Teimosamente continuamos de pé
num desafio aos deuses e aos homens
E as estiagens já não nos metem medo
porque descobrimos a origem das coisas
(quando pudermos!...)
Somos os flagelados do Vento-Leste!
Os homens esqueceram-se de nos chamar irmãos
E as vozes solidárias que temos sempre escutado
São apenas
as vozes do mar
que nos salgou o sangue
as vozes do vento
que nos entranhou o ritmo do equilíbrio
e as vozes das nossas montanhas
estranha e silenciosamente musicais
Nós somos os flagelados do Vento-Leste!

Flagelados do Vento Leste de Ovídio Martins via Con(ou sem)tigo

Música clássica

Musopen é um excelente site para quem gosta de música clássica. Permite fazer o download de sinfonias, concertos, cantatas e sonatas de compositores como Frédéric Chopin, Franz Schubert, Bach Tchaikovsky, etc. etc. Link aqui

24 de maio de 2008

O poder da pedalada...

Pedalar e carregar o laptop, o telemóvel ou o MP3 é a proposta deste Pedal Powered Gadget Charger LED Spotlight Combo Contraption (não havia nome mais comprido??).
Este gadget vem mesmo a calhar para quem, como eu, precisa de se pôr em forma e gosta de poupar na conta da Electra. Sem falar na utilidade que tem durante um apagão (não sei mas o meu móvel insiste em ficar sem bateria nessas ocasiões) . E vem com lanterna!
Produção chinesa com preço que ronda os $140 dólares. Espero que chegue rapidamente às nossas lojas.

22 de maio de 2008

R e l a x

Relaxar é preciso... diz o ZQZ. Nada como seguir bons conselhos. Para relaxar intensamente! Porque o paraíso comporta diferentes visões...

21 de maio de 2008

Iluminação pública

Filú perdeu. Ulisses ganhou. A vida regressa à normalidade depois de uns dias bem intensos.
Os outdoors continuam por aí espalhados (e são muitos não são?) Que tal dar-lhes uma utilidade?
O outdoor da foto foi transformado numa solar plant - unidade de produção de energia solar - e gera aproximadamente 3.4 Kw de electricidade durante o dia. Dizem os donos do anúncio a Pacific Gas and Electric (PG&E) que se trata de electricidade mais do que suficiente para uma família de quatro pessoas.
O anúncio, em si, está muito interessante: "Isto não é um outdoor. Isto é uma fábrica de energia"
Falando de energia, lembro-me logo duma das questões cuja solução foi prometida. A iluminação pública. Promessas à parte todos sabemos que é um daqueles problemas difíceis de solucionar.
Então que tal apostar na inovação? Vou recuperar um post antigo (não vá alguém dizer que só agora me lembrei disto... lol, estava a brincar) e voltar à carga com a iluminação pública solar.
Estas árvores solares, próprias para a iluminação pública, foram desenhadas por Ross Lovegrove para o Museu Angewandte Kunst (MAK) em Vienna no âmbito de um projecto intitulado DESIGN, NATURE AND ART. Ficavam lindas aqui na Praia... mais lindas do que em Milão.