S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

20 de maio de 2008

Espectáculo estas autárquicas da Praia

Disparates e nonsense à parte (ou de ambas as partes) um autêntico show estas eleições. Com 87 de 130 mesas apuradas Ulisses segue à frente (informação da CNE às 22:40) com 570 votos de avanço (caso a calculadora esteja a funcionar bem).
Já deu para tudo neste carrossel de ora um ora outro... mas esta parece-me ser a maior vantagem. Mas ainda não é decisiva. Faltam cerca de 11000 votos! Diria a Hillary Clinton que até à lavagem dos cestos é vindima... hehehe. Isto até me lembra uma daquelas super terça-feira em que a diferença era tão pouca entre Obama e Clinton que a CNN nem previsões fazia.
Julgo que a final a diferença será menor do que aquela que acontece neste momento (não consigo actualizar, anda tudo ao mesmo lol). Menor seja para que lado for. Em termos de votos que faltam aqueles 570 votos representam 0,05%. O mesmo raciocínio pode ser feito para o outro lado... por isso também julgo que a diferença pode ser maior.
Deve ser engraçada esta contagem e por isso mesmo tão lenta... voto a voto: saiu 1 milímetro do quadrado, é nulo! Não não é. Tá no meu quadrado! Já não vês é nada, tá é no meu. Escreveu com tinta azul, é nulo? Verde e amarelo dá azul por isso é nulo. LOL LOL
Teria sido mais engraçado ainda se Ulisses tem tido a calma necessária para não pôr gente na rua a festejar 300 votos. Muita ânsia por aquela cadeira não é?? Não sei porquê...
Peço desculpa por esperar resultados oficiais com uma diferença de 570 votos. Manias democráticas que me custam a perder. Não é por considerar a CNE mais credível que o Dico, longe de mim tal coisa. E não levem a peito que também não consideraria o Filú credível se ele tivesse feito o mesmo.
Mas adiante que se faz tarde...
Li muita coisa; comentários que mostram desconhecimento do próprio sistema eleitoral. É compreensível. Menos compreensível os ataques pessoais de alguns.
Triste pela falta de respeito pelos mortos e desaparecidos do Zimbabwe a comparação que alguns (julgo que no auge da euforia) pretenderam fazer. Por desconhecimento do que é a situação no Zimbabwe? Desconhecimento do que é dor? Espero que se trate de meros entusiasmos excessivos acompanhados por privação momentânea!
Em democracia é preciso saber perder, importa e muito saber ganhar (mais uma vez trago Zau à colação) e importa também não perder o respeito pelo outro. Porque quando se perde esse respeito a democracia perde.
Zimbabwe é um assunto sério (são vários os posts a esse propósito neste blog) como africana que sou inquieta-me e perturba-me.

WorldWide Telescope

Agora já podemos ter um telescópio no pc. A Microsoft já disponibilizou o download do WorldWide Telescope. Um espanto estas novas tecnologias.
Um espanto maior ainda a viagem aos confins do espaço que proporciona.
Imagens belíssimas!
Download AQUI

19 de maio de 2008

20 anos de (r)evolução nos telemóveis

Há poucos dias falava do primeiro dito telemóvel que vi. Dito porque a coisa era tudo menos móvel. Estava eu na Faculdade hehehe. Fantástico o que se passou de 1985 para cá neste sector.

For more How to videos check out 5min.com

Importa-se de repetir (VII)

Pois é bebé! O candidato do MPD à Câmara Municipal da Praia reclama vitória!! Com cerca de 25% das mesas contadas e uma diferença em número de votos inferior a 300!! Precipitação? Inexperiência política? Importa-se de repetir? Sem se rir?
Outras opções se desenham e não me agradam. reclamar vitória, comemorar vitórias quando nem a meio da primeira parte se chegou parece-me chamar estúpidos aos outros (a mim e a todos os cabo-verdianos) ou pior ainda tentar provocar os ânimos, gerando dúvidas e desconfianças. Há políticos que se recusam a sair do 3º mundo.
Pois é bebé (ou será que é bebe). A ver vamos. Eu cá espero pelo fim do jogo!

Autárquicas

Acabou. A campanha e a eleição. Só não acabam os disparates.
Não votei. Mais uma fiz por ignorar o que me diz Brecht: "Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
Não me arrependo. Poucas foram as propostas que ouvi… promessas essas ouvi muitas. O “como” é que vão ser cumpridas é que não ouvi. Ouvi muito denegrir o outro em detrimento de propostas concretas. Chateia! As insinuações de fraude também. Chateia! Denegrir o país em prol da vitória numa autarquia deixa-me sem comentários. Jimi Hendrix socorre-me: "Quando o poder do amor se sobrepuser ao amor pelo poder, o mundo conhecerá a paz". Há quem ame demais o poder!!!
O saber aceitar uma avaliação negativa dum trabalho é tão importante como saber aceitar uma expectativa positiva num desempenho.
E nisto é preciso saudar a Zau. Pela campanha digna, pelas palavras pós vitória e destaco e sublinho: a avaliação negativa nalgumas zonas do concelho serve para melhorar o meu desempenho e corrigir os erros. (citação de memória)
Grande mulher. Até pelo lenço amarelo… sem os complexos cromáticos que grassam por aí.
Estivesse eu aí e talvez não me estivesse a lembrar de Brecht

18 de maio de 2008

FootPrint

Excelente cartoon de Jake Fuller que ilustra a questão dos bio-combustíveis e a crise alimentar. Ou como o Inferno está cheio de boas intenções!!
Encontrado aqui no Notas ao Café.

Anarquistas graças a Deus

Fiquei triste. Morreu Zélia Gattai, escritora, fotógrafa e activista política, aos 91 anos muitos deles partilhados com Jorge Amado. Zélia Gattai e Jorge Amado foram forçados ao exílio em 1948. Exílio que foi também uma oportunidade para privarem com Pablo Neruda, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Paul Éluard, Picasso, Fréderic Curie entre outros.
Zélia tinha histórias para contar, um particular jeito para as contar e contou-as a partir do seu primeiro livro Anarquistas, Graças a Deus. Adoro o título deste livro que nos conta a vida dos imigrantes italianos em São Paulo no começo do século XX. Histórias da sua família,anarquistas que defendiam uma sociedade sem leis, sem religião ou propriedade privada, em que mulheres e homens tivessem os mesmos direitos e deveres o que conduziu à prisão o seu pai, Ernesto Gattai durante o Estado Novo.
Uma vida plena… uma vida de luta! Adeus Zélia.
Excerto do livro Memorial do Amor:
“Minha mãe costumava dizer que eu era uma pessoa de sorte: “Ela nasceu com a estrela”, repetia sempre com a maior convicção. Eu achava que mamãe apenas sonhava, pois eu sempre lutara, mas nem sempre conseguira o meu intento.”

Apetece

Tracy e o rei. Chapman e B.B. King... Apetece uma e outra e outra e outra vez! Há encontros felizes!