S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

17 de maio de 2008

Escândalo no Japão

A Greenpeace divulgou a investigação que tem em curso há meses: a coberto de barcos de pesquisa toneladas de carne de baleia, capturadas no oceano Antártico, são contrabandeadas no Japão. A Greenpeace Japan afirmou na última quinta-feira que vai apresentar queixas crime contra 12 crew tripulantes de um barco de pesquisa. Pode ler mais AQUI.







Elementar, meu caro Watson...

Filosofia ou humor? Para começar bem o fim de semana é bom lembrar que devíamos manter as coisas simples ou pelo menos não as complicar mais...
Sherlock Holmes e Dr. Watson vão acampar.
Montam a tenda e, depois de uma boa refeição e de uma garrafa de vinho, deitam-se para dormir.
Algumas horas depois, Holmes acorda e diz para o seu fiel amigo: - Meu caro Watson, olhe para cima e diga-me o que vê...
Watson responde: - Vejo milhares e milhares de estrelas...
Holmes, então, pergunta: - E o que significa isso?
Watson pondera por um minuto, depois enumera:
- 1. Astronomicamente, significa que há milhares e milhares de galáxias e, potencialmente, biliões de planetas.
-2. Astrologicamente, observo que Saturno está em Leão e teremos um dia de sorte.
-3. Temporalmente, deduzo que são, aproximadamente, 03h15min, pela altura em que se encontra a Estrela Polar.
4. Teologicamente, posso ver que Deus é todo-poderoso e somos pequenos e insignificantes.
5. Meteorologicamente, suspeito que teremos um lindo dia. Correcto?
Holmes fica um minuto em silêncio e diz: - Watson, seu idiota! Significa que alguém nos roubou a tenda!!!

Moral da história: A vida é simples, nós é que a complicamos!

15 de maio de 2008

Bloggers Unite - Fome

Há coisas que não fazem sentido nesta África minha. Nesta África mil vezes esventrada. Nesta África sempre adiada… mas que resiste.
O abutre espera. Respeitoso mas a curta distância. Espera. Uma morte que já tem como certa. Pele e ossos é o que resta dessa criança. Ainda respira e é esse sopro de vida que o abutre respeita.
E nós? Que respeito temos pela vida? Catorze anos depois o que mudou?
Foto de Kevin Carter tirada no povoado de Ayod, no sul do Sudão em Março de 1993, publicada no New York Times. Ganhou o Pulitzer do fotojornalismo em 1994.
O fotógrafo sul-africano suicidou-se em 27 de Julho de 1994 depois ter recebido o Prémio.

O que aconteceu à criança sudanesa ninguém sabe.

O silêncio mata... a tua voz pode salvar!

A iniciativa Bloggers Unite para uma blogagem colectiva, pelos direitos humanos, pela esperança é importante. Chamam a atenção, trazem os temas para os media, para as mesas de café e convocam os dirigentes mundiais à acção. Vem-me à memória Martin Luther King: "o silêncio dos bons". é esse silêncio que temos de evitar!
Darfur é um desses exemplos. Sem a blogosfera e o trabalho de inúmeras associações pelos direitos humanos Darfur já teria sido esquecido.
Recupero um post de Março deste ano destacando um excerto duma entrevista do embaixador sudanês em Washigton ao Washigton Post:"See how many people are dying in Darfur: None," e à pergunta sobre os 2 milhões de desaparecidos respondeu "I am not a statistician."
A violência em Darfur aumentou novamente, com ataques das forças rebeldes por um lado e a retaliação governamental contra as populações por outro. Há poucos dias atrás bombas sudanesas caíram numa escola matando 13 pessoas, 7 das quais crianças. A comunidade internacional demorou mais de 48 horas a intervir. A força de paz internacional que depois de forte pressão foi aceite não tem meios de intervenção!
Há mais de quatro anos que Darfur espera por uma solução...

Bloggers Unite For Human Rights - Violência doméstica

Blogar sobre Direitos Humanos. Complicado porque são muitas as causas. Quis começar por uma causa nacional e escolhi a violência doméstica particularmente a que respeita às crianças.
É ainda um assunto tabu na nossa sociedade. Fingimos ignorar que por trás de portas fechadas - como diz a Dina Salústio num trabalho que já tem uns anos mas se mantém actual - a violência familiar é uma realidade. Bater na mulher ou nos filhos é um costume nacional antigo.
Mas nem só de violência física (ou directamente física) se trata! Os maus tratos e a violência sobre crianças não se esgotam no acto de bater: não prover às necessidades de um filho, sejam as alimentares, as escolares ou as afectivas é violência. Cada criança abandonada nas nossas ruas é uma vítima da violência duma mãe e dum pai que não quiseram cuidar da "cria".
Inquieta-me que a nossa opinião pública não responsabilize esses pais, pelo contrário, pede-se contas ao Estado. Inquieta-me que nos nossos tribunais não exista um processo por crime de abandono de menor por cada criança nas nossas ruas. Isso inquieta-me porque desresponsabiliza. Qualquer trabalho social começa com a responsabilidade! E, a crítica social, clara e aberta, a esse tipo de comportamentos pode ser uma poderosa ferramenta para a mudança de mentalidades, tal como a publicidade (este anúncio está muito bom).

14 de maio de 2008

Bloggers Unite - Blogging for hope

Amanhã é o dia. 15 de Maio é o dia escolhido pela iniciativa Bloggers Unite para uma blogagem colectiva pela esperança. É uma iniciativa que pretende usar o poder da blogosphere para fazer do mundo um lugar melhor.
Blogs espalhados pelo mundo fora vão postar sobre uma causa social – seja ela a causa dos direitos humanos, ou a da paz ou a da luta contra a malária ou a da luta contra a AIDS. Querem e vão fazer a diferença!
15 de Maio é um dia para acordar consciências. Awakening day. Porque há esperança!
Lanço o desafio à blogosfera caboverdiana.
Vamos postar! E reeditar pelo menos um post deste ano sobre direitos humanos.

13 de maio de 2008

Finally I liked to ear Bush

Não é segredo que não gosto do Bush. Por isso custa-me dizer isto! Custa-me mesmo muito dizer isto: Concordo com o homem. Falou bem e gostei de o ouvir. E apelo a todos para que o oiçam. Atentamente porque o discurso merece...
E seria tão bom que nestas autárquicas alguns dos nossos políticos pusessem os olhos no Bush e fizessem este mesmo discurso...

Espectacular

Foto espectacular duma tempestade eléctrica acima de um vulcão em erupção.
Os relâmpagos iluminam a área em volta do vulcão de Chaiten, no Chile. Esta erupção – a primeira do Chaiten em milhares de anos – começou no passado dia 2 de Maio.
Foto de: Carlos Gutierrez/Reuters