S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

15 de maio de 2008

O silêncio mata... a tua voz pode salvar!

A iniciativa Bloggers Unite para uma blogagem colectiva, pelos direitos humanos, pela esperança é importante. Chamam a atenção, trazem os temas para os media, para as mesas de café e convocam os dirigentes mundiais à acção. Vem-me à memória Martin Luther King: "o silêncio dos bons". é esse silêncio que temos de evitar!
Darfur é um desses exemplos. Sem a blogosfera e o trabalho de inúmeras associações pelos direitos humanos Darfur já teria sido esquecido.
Recupero um post de Março deste ano destacando um excerto duma entrevista do embaixador sudanês em Washigton ao Washigton Post:"See how many people are dying in Darfur: None," e à pergunta sobre os 2 milhões de desaparecidos respondeu "I am not a statistician."
A violência em Darfur aumentou novamente, com ataques das forças rebeldes por um lado e a retaliação governamental contra as populações por outro. Há poucos dias atrás bombas sudanesas caíram numa escola matando 13 pessoas, 7 das quais crianças. A comunidade internacional demorou mais de 48 horas a intervir. A força de paz internacional que depois de forte pressão foi aceite não tem meios de intervenção!
Há mais de quatro anos que Darfur espera por uma solução...

Bloggers Unite For Human Rights - Violência doméstica

Blogar sobre Direitos Humanos. Complicado porque são muitas as causas. Quis começar por uma causa nacional e escolhi a violência doméstica particularmente a que respeita às crianças.
É ainda um assunto tabu na nossa sociedade. Fingimos ignorar que por trás de portas fechadas - como diz a Dina Salústio num trabalho que já tem uns anos mas se mantém actual - a violência familiar é uma realidade. Bater na mulher ou nos filhos é um costume nacional antigo.
Mas nem só de violência física (ou directamente física) se trata! Os maus tratos e a violência sobre crianças não se esgotam no acto de bater: não prover às necessidades de um filho, sejam as alimentares, as escolares ou as afectivas é violência. Cada criança abandonada nas nossas ruas é uma vítima da violência duma mãe e dum pai que não quiseram cuidar da "cria".
Inquieta-me que a nossa opinião pública não responsabilize esses pais, pelo contrário, pede-se contas ao Estado. Inquieta-me que nos nossos tribunais não exista um processo por crime de abandono de menor por cada criança nas nossas ruas. Isso inquieta-me porque desresponsabiliza. Qualquer trabalho social começa com a responsabilidade! E, a crítica social, clara e aberta, a esse tipo de comportamentos pode ser uma poderosa ferramenta para a mudança de mentalidades, tal como a publicidade (este anúncio está muito bom).

14 de maio de 2008

Bloggers Unite - Blogging for hope

Amanhã é o dia. 15 de Maio é o dia escolhido pela iniciativa Bloggers Unite para uma blogagem colectiva pela esperança. É uma iniciativa que pretende usar o poder da blogosphere para fazer do mundo um lugar melhor.
Blogs espalhados pelo mundo fora vão postar sobre uma causa social – seja ela a causa dos direitos humanos, ou a da paz ou a da luta contra a malária ou a da luta contra a AIDS. Querem e vão fazer a diferença!
15 de Maio é um dia para acordar consciências. Awakening day. Porque há esperança!
Lanço o desafio à blogosfera caboverdiana.
Vamos postar! E reeditar pelo menos um post deste ano sobre direitos humanos.

13 de maio de 2008

Finally I liked to ear Bush

Não é segredo que não gosto do Bush. Por isso custa-me dizer isto! Custa-me mesmo muito dizer isto: Concordo com o homem. Falou bem e gostei de o ouvir. E apelo a todos para que o oiçam. Atentamente porque o discurso merece...
E seria tão bom que nestas autárquicas alguns dos nossos políticos pusessem os olhos no Bush e fizessem este mesmo discurso...

Espectacular

Foto espectacular duma tempestade eléctrica acima de um vulcão em erupção.
Os relâmpagos iluminam a área em volta do vulcão de Chaiten, no Chile. Esta erupção – a primeira do Chaiten em milhares de anos – começou no passado dia 2 de Maio.
Foto de: Carlos Gutierrez/Reuters

11 de maio de 2008

Womenomics

Why Women Mean Business é um livro escrito por Avivah Wittenberg-Cox, fundadora e responsável pela European Professional Women's Network, e por uma antiga jornalista do Financial Times, Alison Maitland dedicado às empresas que estão a despertar para a "womenomics" - uma revolução económica gerada pelo crescente poder e potencial das mulheres que as organizações, para seu próprio bem, não podem continuar a ignorar.

Uma apresentação feita na VER "Valores, Ética e Responsabilidade", por Helena Oliveira desafia à leitura, deixo dois excertos para abrir o apetite:

  • "Se o século XX viu nascer e crescer a ascensão feminina, o século XXI irá testemunhar as consequências sociais, políticas e económicas daí decorrentes. De acordo com as autoras, foram poucos os acontecimentos que tiveram efeitos de alcance tão crítico nas vidas de todos os homens, mulheres e crianças da actualidade do que as rápidas alterações de estatuto e papéis femininos. Nos últimos 30 anos, e pela primeira vez na história, as mulheres têm estado a trabalhar ao lado dos homens, nos mesmos cargos e empresas, com os mesmos níveis de educação, qualificações e ambições."
  • Homens e mulheres são diferentes e quem não compreende estas diferenças abre espaço para uma predisposição inconsciente e sistémica que acaba por deixar as mulheres em desvantagem”.

Quem quiser saber mais pode ler AQUI

10 de maio de 2008

Solar Shades

Quem por aqui passa decerto já reparou que acredito convictamente na energia solar. Na energia solar e na quantidade de soluções que na última década têm aparecido nesta matéria, com designers e engenheiros a encontrarem maneiras cada vez mais inovadoras de trazer estas soluções para as nossas vidas.
Falo muito sobre isso e sobre a necessidade de investirmos na energia solar - pariculares e Estado. Normalmente recebo como resposta que o investimento ainda é elevado. Será? Com o barril a 126 dólares? Cabo Verde tem tido um percurso admirável, com opções certas – a aposta na rega gota a gota tentando garantir alguma autonomia alimentar parece agora muito certa, não é… - apesar duma economia mundial em constante crise na qual as dificuldades para os pequenos países aumentam a olhos vistos, mas o futuro não se avizinha fácil.
Acredito que a energia solar é a ideal para este país (haja dinheiro que de vontade não se trata, certamente, para esse investimento) e que equipamentos como este da foto abaixo são soluções viáveis. O VEIL Solar Shades transforma luz solar em energia e dá sombra! E tem um design fantástico, é um óptimo mobiliário urbano capaz de valorizar uma cidade. É fácil imaginar coisas como esta no pátio duma escola, sombra para os miúdos e escola autónoma do ponto de vista energético.
Um projecto da empresa australiana de design Buronorth para a Victorian Eco-Innovation Lab (VEIL)

9 de maio de 2008

Bife na pedra

Thanks God it’s Friday. Apetece um bife na pedra :)