S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

11 de maio de 2008

Womenomics

Why Women Mean Business é um livro escrito por Avivah Wittenberg-Cox, fundadora e responsável pela European Professional Women's Network, e por uma antiga jornalista do Financial Times, Alison Maitland dedicado às empresas que estão a despertar para a "womenomics" - uma revolução económica gerada pelo crescente poder e potencial das mulheres que as organizações, para seu próprio bem, não podem continuar a ignorar.

Uma apresentação feita na VER "Valores, Ética e Responsabilidade", por Helena Oliveira desafia à leitura, deixo dois excertos para abrir o apetite:

  • "Se o século XX viu nascer e crescer a ascensão feminina, o século XXI irá testemunhar as consequências sociais, políticas e económicas daí decorrentes. De acordo com as autoras, foram poucos os acontecimentos que tiveram efeitos de alcance tão crítico nas vidas de todos os homens, mulheres e crianças da actualidade do que as rápidas alterações de estatuto e papéis femininos. Nos últimos 30 anos, e pela primeira vez na história, as mulheres têm estado a trabalhar ao lado dos homens, nos mesmos cargos e empresas, com os mesmos níveis de educação, qualificações e ambições."
  • Homens e mulheres são diferentes e quem não compreende estas diferenças abre espaço para uma predisposição inconsciente e sistémica que acaba por deixar as mulheres em desvantagem”.

Quem quiser saber mais pode ler AQUI

10 de maio de 2008

Solar Shades

Quem por aqui passa decerto já reparou que acredito convictamente na energia solar. Na energia solar e na quantidade de soluções que na última década têm aparecido nesta matéria, com designers e engenheiros a encontrarem maneiras cada vez mais inovadoras de trazer estas soluções para as nossas vidas.
Falo muito sobre isso e sobre a necessidade de investirmos na energia solar - pariculares e Estado. Normalmente recebo como resposta que o investimento ainda é elevado. Será? Com o barril a 126 dólares? Cabo Verde tem tido um percurso admirável, com opções certas – a aposta na rega gota a gota tentando garantir alguma autonomia alimentar parece agora muito certa, não é… - apesar duma economia mundial em constante crise na qual as dificuldades para os pequenos países aumentam a olhos vistos, mas o futuro não se avizinha fácil.
Acredito que a energia solar é a ideal para este país (haja dinheiro que de vontade não se trata, certamente, para esse investimento) e que equipamentos como este da foto abaixo são soluções viáveis. O VEIL Solar Shades transforma luz solar em energia e dá sombra! E tem um design fantástico, é um óptimo mobiliário urbano capaz de valorizar uma cidade. É fácil imaginar coisas como esta no pátio duma escola, sombra para os miúdos e escola autónoma do ponto de vista energético.
Um projecto da empresa australiana de design Buronorth para a Victorian Eco-Innovation Lab (VEIL)

9 de maio de 2008

Bife na pedra

Thanks God it’s Friday. Apetece um bife na pedra :)

8 de maio de 2008

Where The Wild Roses Grow

Fabulosa! E apetecia-me!Kylie Minogue ft. Nick Cave.

7 de maio de 2008

Blog “Generación Y”

A autora do blogue “Generación Y”, Yoani Sánchez, não conseguiu autorização para sair de Cuba.
Yoani Sánchez que não é jornalista reside em Havana e foi galardoada com o prémio Ortega y Gasset de Jornalismo na categoria “Jornalismo digital” prémio que lhe seria entregue hoje em Madrid mas Raúl Castro não lhe deu autorização para sair do país.
O blog fala do quotidiano de Cuba, lança muitas interrogações sobre a situação política e social vivida no país e por diversas vezes a censura cubana já bloqueou os acessos. A própria autora para actualizar o blog tinha de fintar os censores mas persistiu sem medos (ou com eles) ou auto-censuras. Como de costume na Net os bloqueios funcionaram como publicidade e em Fevereiro deste ano, por exemplo, o blog teve mais de um milhão de visitas… a revista Time incluiu a autora na lista das 100 pessoas mais influentes do planeta.
O Governo cubano apesar de não ter dito um explícito não ao pedido de autorização para a deslocação, também não autorizou e burocracia administrativa para trás e para a frente e o tempo útil para Yoani estar presente na cerimónia de entrega dos prémios em Madrid.
Uma coisa fica certa em Cuba: mudanças mas pouco. A abertura vai-se ficando pelas palavras…
Parabéns aqui do Sanpadjud para o Generacion Y cantarolando o "não há machado que corte a raiz ao pensamento"

6 de maio de 2008

Oooops? Importa-se de repetir?

Podes repetir? Mais alto? Continuo a não ouvir bem...
“Angola é gerida por criminosos”! A afirmação é do músico Bob Geldof o tal que organizou o Live Aid e Live 8. Durante a sua intervenção sob o tema “Fazer a diferença” na conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Banco Espírito Santo e jornal Expresso que decorreu esta manhã no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, Geldof afirmou alto e bom som: “Angola é gerida por criminosos”.
E ilustrou “As casas mais ricas do mundo do mundo estão na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane”.
O embaixador angolano, Assunção dos Anjos, abandonou a sala (não fosse ele repetir mesmo) antes que Geldof ilustrasse ainda mais.
A embaixada de Angola repudiou as palavras que considerou resultantes do "desconhecimento do esforço que o Estado angolano tem vindo a fazer para melhorar as condições de vida das populações". Eu confesso que estava à espera de uma declaração tipo: pois é bebé mas esses dois luxuosos bairros da capital inglesa não têm o sol e o mar e daquela deslumbrante Baía.

Importa-se de repetir (VI)

Há cerca de duas semanas o Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad afirmava que o preço do petróleo "está muito baixo" e acrescentava que o valor do barril de crude é injusto. Nessa altura o preço do barril atingia os 117 dólares.
Pois é bebé… deves estar mais feliz. Pediste e fizeram-te a vontade, o barril do petróleo atinge um novo recorde: 121 dólares e uns trocos!!
Caso para dizer: Importa-se de não repetir?!

5 de maio de 2008

Censurada mas divertida

Sapo Cocas censurado. Não foi auto-censura foi mesmo publicidade censurada; o "cabrões dos sapos" não passou... Acho bem!! Mas estava divertido...