S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

8 de maio de 2008

Where The Wild Roses Grow

Fabulosa! E apetecia-me!Kylie Minogue ft. Nick Cave.

7 de maio de 2008

Blog “Generación Y”

A autora do blogue “Generación Y”, Yoani Sánchez, não conseguiu autorização para sair de Cuba.
Yoani Sánchez que não é jornalista reside em Havana e foi galardoada com o prémio Ortega y Gasset de Jornalismo na categoria “Jornalismo digital” prémio que lhe seria entregue hoje em Madrid mas Raúl Castro não lhe deu autorização para sair do país.
O blog fala do quotidiano de Cuba, lança muitas interrogações sobre a situação política e social vivida no país e por diversas vezes a censura cubana já bloqueou os acessos. A própria autora para actualizar o blog tinha de fintar os censores mas persistiu sem medos (ou com eles) ou auto-censuras. Como de costume na Net os bloqueios funcionaram como publicidade e em Fevereiro deste ano, por exemplo, o blog teve mais de um milhão de visitas… a revista Time incluiu a autora na lista das 100 pessoas mais influentes do planeta.
O Governo cubano apesar de não ter dito um explícito não ao pedido de autorização para a deslocação, também não autorizou e burocracia administrativa para trás e para a frente e o tempo útil para Yoani estar presente na cerimónia de entrega dos prémios em Madrid.
Uma coisa fica certa em Cuba: mudanças mas pouco. A abertura vai-se ficando pelas palavras…
Parabéns aqui do Sanpadjud para o Generacion Y cantarolando o "não há machado que corte a raiz ao pensamento"

6 de maio de 2008

Oooops? Importa-se de repetir?

Podes repetir? Mais alto? Continuo a não ouvir bem...
“Angola é gerida por criminosos”! A afirmação é do músico Bob Geldof o tal que organizou o Live Aid e Live 8. Durante a sua intervenção sob o tema “Fazer a diferença” na conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Banco Espírito Santo e jornal Expresso que decorreu esta manhã no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, Geldof afirmou alto e bom som: “Angola é gerida por criminosos”.
E ilustrou “As casas mais ricas do mundo do mundo estão na baía de Luanda, são mais caras do que em Chelsea e Park Lane”.
O embaixador angolano, Assunção dos Anjos, abandonou a sala (não fosse ele repetir mesmo) antes que Geldof ilustrasse ainda mais.
A embaixada de Angola repudiou as palavras que considerou resultantes do "desconhecimento do esforço que o Estado angolano tem vindo a fazer para melhorar as condições de vida das populações". Eu confesso que estava à espera de uma declaração tipo: pois é bebé mas esses dois luxuosos bairros da capital inglesa não têm o sol e o mar e daquela deslumbrante Baía.

Importa-se de repetir (VI)

Há cerca de duas semanas o Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad afirmava que o preço do petróleo "está muito baixo" e acrescentava que o valor do barril de crude é injusto. Nessa altura o preço do barril atingia os 117 dólares.
Pois é bebé… deves estar mais feliz. Pediste e fizeram-te a vontade, o barril do petróleo atinge um novo recorde: 121 dólares e uns trocos!!
Caso para dizer: Importa-se de não repetir?!

5 de maio de 2008

Censurada mas divertida

Sapo Cocas censurado. Não foi auto-censura foi mesmo publicidade censurada; o "cabrões dos sapos" não passou... Acho bem!! Mas estava divertido...

4 de maio de 2008

África está a mudar?

Surpreendi-me quando os sindicatos dos estivadores sul-africanos recusaram descarregar o navio chinês An Yue Jiang carregado com material de guerra que tinha como destino o Zimbabwe. Uma decisão que obrigou o governo da África do Sul a dizer que não à China. E se nos lembrarmos que a China é um dos maiores parceiros comerciais da África do Sul a surpresa ainda é maior.
Surpreendi-me quando Moçambique seguiu o mesmo caminho e recusou a entrada do navio o que forçou a China a anunciar que este estava de regresso à China depois das abortadas tentativas de entrar nos portos da África do Sul e Moçambique
Não me surpreendi quando surgiu a notícia de que o navio tinha atracado em Luanda e estava a descarregar apesar do governo angolano sublinhar que tinha autorizado a entrada no porto de Luanda mas não quaisquer descarregamentos do armamento. E se nos lembrarmos dos interesses chineses por essa África afora a inexistência de surpresa é mais do que natural!
Surpreendi-me quando o Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos de Angola avançou com uma providência cautelar junto do Tribunal Marítimo de Luanda para impedir que o armamento chinês destinado ao Zimbabwe fosse descarregado em portos angolanos e solicitando que a carga fosse fiscalizada.
Surpreendi-me quando o tribunal angolano emitiu uma providência cautelar impedindo a descarga do material bélico. A providência cautelar refere ainda que o navio está autorizado a aportar na segunda-feira e que a sua carga vai ser fiscalizada.
Será que África está a mudar?

3 de maio de 2008

Solar gadgets

A propósito do post do ar condicionado vieram as bocas: laptop solar, onde inventaste isso? Gostaria de ter inventado, hehe, mas já existe. Os eco gadgets têm-se multiplicado nos últimos dez anos e os preços são cada vez mais acessíveis.
É o caso do Brunton's SolarRoll que permite carregar o laptop directamente com energia solar. Para a malta que gosta de trabalhar ao ar livre ou que quer aproveitar a Net à borla na praça (dizem-me que na Prainha também mas nunca experimentei) ou que pura e simplesmente já se fartou da Electra é o gadget ideal com preços que variam, conforme o tamanho do “tapete” de células, entre os 199 e os 499 dólares. Claro que serve para carregar outras coisas desde câmaras a baterias de carros.
E aproveitando a onda dos iPod na nossa terra porque não carregá-los com energia solar? O Universal Solar Cell Phone/ IPOD Charger carrega um iPod ou um telemóvel em menos de 3 horas quando directamente exposto à luz solar! Pequeno e leve o Universal Solar Charger Kit cabe num bolso e inclui um Universal Solar Charge, 1 mini cabo USB, 2 adaptadores para iPod e 5 adaptadores para telemóveis. Tudo isto por menos de 90 dólares!!!

A Electra vai-me cortar a luz se continuo a divulgar estas coisas...

1 de maio de 2008

Metamorfose ambulante

Apetece-me Ney Matogrosso. Outra vez e sempre! Assim sem mais. Porque Ney não se explica. É Ney...
Se hoje sou estrela amanhã já se apagou...
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha, velha, velha opinião formada sobre tudo.