S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

4 de maio de 2008

África está a mudar?

Surpreendi-me quando os sindicatos dos estivadores sul-africanos recusaram descarregar o navio chinês An Yue Jiang carregado com material de guerra que tinha como destino o Zimbabwe. Uma decisão que obrigou o governo da África do Sul a dizer que não à China. E se nos lembrarmos que a China é um dos maiores parceiros comerciais da África do Sul a surpresa ainda é maior.
Surpreendi-me quando Moçambique seguiu o mesmo caminho e recusou a entrada do navio o que forçou a China a anunciar que este estava de regresso à China depois das abortadas tentativas de entrar nos portos da África do Sul e Moçambique
Não me surpreendi quando surgiu a notícia de que o navio tinha atracado em Luanda e estava a descarregar apesar do governo angolano sublinhar que tinha autorizado a entrada no porto de Luanda mas não quaisquer descarregamentos do armamento. E se nos lembrarmos dos interesses chineses por essa África afora a inexistência de surpresa é mais do que natural!
Surpreendi-me quando o Conselho de Coordenação dos Direitos Humanos de Angola avançou com uma providência cautelar junto do Tribunal Marítimo de Luanda para impedir que o armamento chinês destinado ao Zimbabwe fosse descarregado em portos angolanos e solicitando que a carga fosse fiscalizada.
Surpreendi-me quando o tribunal angolano emitiu uma providência cautelar impedindo a descarga do material bélico. A providência cautelar refere ainda que o navio está autorizado a aportar na segunda-feira e que a sua carga vai ser fiscalizada.
Será que África está a mudar?

3 de maio de 2008

Solar gadgets

A propósito do post do ar condicionado vieram as bocas: laptop solar, onde inventaste isso? Gostaria de ter inventado, hehe, mas já existe. Os eco gadgets têm-se multiplicado nos últimos dez anos e os preços são cada vez mais acessíveis.
É o caso do Brunton's SolarRoll que permite carregar o laptop directamente com energia solar. Para a malta que gosta de trabalhar ao ar livre ou que quer aproveitar a Net à borla na praça (dizem-me que na Prainha também mas nunca experimentei) ou que pura e simplesmente já se fartou da Electra é o gadget ideal com preços que variam, conforme o tamanho do “tapete” de células, entre os 199 e os 499 dólares. Claro que serve para carregar outras coisas desde câmaras a baterias de carros.
E aproveitando a onda dos iPod na nossa terra porque não carregá-los com energia solar? O Universal Solar Cell Phone/ IPOD Charger carrega um iPod ou um telemóvel em menos de 3 horas quando directamente exposto à luz solar! Pequeno e leve o Universal Solar Charger Kit cabe num bolso e inclui um Universal Solar Charge, 1 mini cabo USB, 2 adaptadores para iPod e 5 adaptadores para telemóveis. Tudo isto por menos de 90 dólares!!!

A Electra vai-me cortar a luz se continuo a divulgar estas coisas...

1 de maio de 2008

Metamorfose ambulante

Apetece-me Ney Matogrosso. Outra vez e sempre! Assim sem mais. Porque Ney não se explica. É Ney...
Se hoje sou estrela amanhã já se apagou...
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha, velha, velha opinião formada sobre tudo.

27 de abril de 2008

The coolest way to go green - ar condicionado solar

Gosto destas coisas e tenho a absoluta convicção que o futuro deste país está ligado às energias alternativas. Com sol 365 dias por ano – ok, não exageremos: 360 dias por ano – e vento dias suficientes, a energia solar e a energia eólica mais que fontes óbvias são necessidades cada vez mais prementes.
O custo destas energias é (cada vez menos) elevado mas o investimento vale a pena e convenhamos o preço do barril não vai baixar…
Mas há mais nestas energias do que a produção propriamente dita. Seria bom que as nossas empresas estivessem atentas a alguns produtos que parecem desenhados para o nosso mercado – capazes, aliás, de merecer isenção nas alfândegas na minha opinião hehe.
Já andam por aí carregadores solares, lâmpadas de exteriores solares e agora mais um produto super-interessante: ar condicionado solar! O ar condicionado é um dos electrodomésticos com maior custo operacional devido aos altos consumos de energia.
O Aquacell da Greencore funciona a energia solar e a empresa concebeu modelos para todo o tipo de instalações. Para habitações e para grandes espaços como edifícios de escritórios, escolas e instalações fabris. Parece o ar condicionado ideal para incorporar nos nossos edifícios públicos – piscadela de olho ao Ministério das Finanças.
Quero um cá para casa!!!

Só podia ser vodka...

Um espectacular anúncio da Smirnof. Uma chamada de atenção para os nossos mares!
Há publicidades que valem a pena!

26 de abril de 2008

Mugabe - derrota confirmada

A Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC) confirmou hoje a derrota que Mugabe não queria aceitar. Quando logo após as eleições de 29 de Março a ZEC contabilizou 109 lugares para a oposição liderada por Morgan Tsvangirai, do Movimento pela Mudança Democrática (MDC) contra 97 lugares do Zanu-PF Mugabe, alegando irregularidades, ordenou uma nova contagem em 23 dos 210 distritos do país.
Na sequência da re-contagem confirma-se a derrota histórica do partido do presidente Robert Mugabe, no poder há 28 anos. A recontagem já terminou em 18 distritos, segundo o presidente da ZEC, George Chiweshe, que esclareceu que não houve grandes mudanças e que espera ver concluída até segunda-feira a contagem dos votos das eleições presidenciais mas mesmo que o Zanu-FP vença nos cinco distritos que faltam, não conseguirá recuperar a maioria na Câmara. Aparentemente Mugabe perdeu igualmente a presidência mas aqui nada de resultados publicados...
Derrota confirmada, publicação à vista! E agora? Mugabe aceitará a derrota e a queda?

25 de abril de 2008

25 DE ABRIL

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen e foto roubada a Lena Cor

23 de abril de 2008

Importa-se de repetir (V)

Pois é bebé! Não li a página toda, nem metade li; fiquei-me pelo primeiro parágrafo por absoluta falta de paciência da dita apropriadamente designada Opinião.
Não tenho nada a dizer quando se trata de opinião. As opiniões são como os chapéus: há muitos! Ou como as cerejas que vêm sempre aos pares! Opinião de advogado já se sabe: uma do próprio, outra paga pelo cliente e mais uma para a eventualidade de acordo.
Tenho uma curiosidade. Uma daquelas curiosidades que mata o gato.
O ilustre opinante é deputado da Assembleia Nacional. O diploma foi aprovado por unanimidade naquela Assembleia. Será que adormeci durante a transmissão radiofónica do debate e perdi esse voto contra corrente da própria bancada com fundamento em inconstitucionalidade?!
Claro que há mais hipóteses. Deixa ver: o digno advogado deputado não estava na sessão e no mês que antecedeu a discussão do diploma não teve tempo de dar uma vistinha de olhos e alertar os colegas de bancada (os quais naturalmente por não estarem à altura da coisa não se aperceberam da coisa).
Ou adormeceu no momento imediatamente antes por força da verborreia de algum colega deputado! Ele há alguns que fazem adormecer um hiper-activo.
Ou numa segunda e mais atenta leitura (eu cá leio mais atentamente quando me pagam mas isso sou eu) Eureka, fez-se luz e “ó pá, querem lá ver que esta inconstitucionalidade se nos escapou… malvada! E não vem nada a calhar esta marota”.
Ou... ou... ou...
Que giro! As hipóteses são como as opiniões, os chapéus e as cerejas, há muitas. Fico por aqui antes que comece a delirar. No creo en las brujas pero que las hay, hay!
Pois é bebé. Devo ter adormecido.