S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

27 de abril de 2008

The coolest way to go green - ar condicionado solar

Gosto destas coisas e tenho a absoluta convicção que o futuro deste país está ligado às energias alternativas. Com sol 365 dias por ano – ok, não exageremos: 360 dias por ano – e vento dias suficientes, a energia solar e a energia eólica mais que fontes óbvias são necessidades cada vez mais prementes.
O custo destas energias é (cada vez menos) elevado mas o investimento vale a pena e convenhamos o preço do barril não vai baixar…
Mas há mais nestas energias do que a produção propriamente dita. Seria bom que as nossas empresas estivessem atentas a alguns produtos que parecem desenhados para o nosso mercado – capazes, aliás, de merecer isenção nas alfândegas na minha opinião hehe.
Já andam por aí carregadores solares, lâmpadas de exteriores solares e agora mais um produto super-interessante: ar condicionado solar! O ar condicionado é um dos electrodomésticos com maior custo operacional devido aos altos consumos de energia.
O Aquacell da Greencore funciona a energia solar e a empresa concebeu modelos para todo o tipo de instalações. Para habitações e para grandes espaços como edifícios de escritórios, escolas e instalações fabris. Parece o ar condicionado ideal para incorporar nos nossos edifícios públicos – piscadela de olho ao Ministério das Finanças.
Quero um cá para casa!!!

Só podia ser vodka...

Um espectacular anúncio da Smirnof. Uma chamada de atenção para os nossos mares!
Há publicidades que valem a pena!

26 de abril de 2008

Mugabe - derrota confirmada

A Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC) confirmou hoje a derrota que Mugabe não queria aceitar. Quando logo após as eleições de 29 de Março a ZEC contabilizou 109 lugares para a oposição liderada por Morgan Tsvangirai, do Movimento pela Mudança Democrática (MDC) contra 97 lugares do Zanu-PF Mugabe, alegando irregularidades, ordenou uma nova contagem em 23 dos 210 distritos do país.
Na sequência da re-contagem confirma-se a derrota histórica do partido do presidente Robert Mugabe, no poder há 28 anos. A recontagem já terminou em 18 distritos, segundo o presidente da ZEC, George Chiweshe, que esclareceu que não houve grandes mudanças e que espera ver concluída até segunda-feira a contagem dos votos das eleições presidenciais mas mesmo que o Zanu-FP vença nos cinco distritos que faltam, não conseguirá recuperar a maioria na Câmara. Aparentemente Mugabe perdeu igualmente a presidência mas aqui nada de resultados publicados...
Derrota confirmada, publicação à vista! E agora? Mugabe aceitará a derrota e a queda?

25 de abril de 2008

25 DE ABRIL

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen e foto roubada a Lena Cor

23 de abril de 2008

Importa-se de repetir (V)

Pois é bebé! Não li a página toda, nem metade li; fiquei-me pelo primeiro parágrafo por absoluta falta de paciência da dita apropriadamente designada Opinião.
Não tenho nada a dizer quando se trata de opinião. As opiniões são como os chapéus: há muitos! Ou como as cerejas que vêm sempre aos pares! Opinião de advogado já se sabe: uma do próprio, outra paga pelo cliente e mais uma para a eventualidade de acordo.
Tenho uma curiosidade. Uma daquelas curiosidades que mata o gato.
O ilustre opinante é deputado da Assembleia Nacional. O diploma foi aprovado por unanimidade naquela Assembleia. Será que adormeci durante a transmissão radiofónica do debate e perdi esse voto contra corrente da própria bancada com fundamento em inconstitucionalidade?!
Claro que há mais hipóteses. Deixa ver: o digno advogado deputado não estava na sessão e no mês que antecedeu a discussão do diploma não teve tempo de dar uma vistinha de olhos e alertar os colegas de bancada (os quais naturalmente por não estarem à altura da coisa não se aperceberam da coisa).
Ou adormeceu no momento imediatamente antes por força da verborreia de algum colega deputado! Ele há alguns que fazem adormecer um hiper-activo.
Ou numa segunda e mais atenta leitura (eu cá leio mais atentamente quando me pagam mas isso sou eu) Eureka, fez-se luz e “ó pá, querem lá ver que esta inconstitucionalidade se nos escapou… malvada! E não vem nada a calhar esta marota”.
Ou... ou... ou...
Que giro! As hipóteses são como as opiniões, os chapéus e as cerejas, há muitas. Fico por aqui antes que comece a delirar. No creo en las brujas pero que las hay, hay!
Pois é bebé. Devo ter adormecido.

22 de abril de 2008

Terra

Earth, 地球, Tierra, Γη, Monde, الأرض, Die Erde, Земля


Mais uma super terça feira...

Esta terça feira as urnas já abriram na Pensilvânia, e os democratas continuam a votos nesta saga Clinton versus Obama. Hillary Clinton é favorita e precisa duma vitória esmagadora para se manter na corrida às presidenciais dos EUA.
Com 139 delegados menos do que Obama, Hillary tem de vencer por cerca de 20 pontos percentuais ou mais na Pensilvânia e vencer as nove primárias que faltam para chegar à liderança. Possível? Sei lá.
Claro que nenhum dos candidatos será capaz de juntar os 2025 candidatos necessários para vencer a nomeação, pelo que a escolha do candidato presidencial deve caber aos super-delegados - são aproximadamente 800 e podem votar em qualquer um dos candidatos, independentemente do resultado das votações dos estados.
O que é motivo suficiente para Clinton continuar esta luta se obtiver um segundo fôlego hoje, como prevêem as sondagens que lhe dão cerca de dez pontos de vantagem sobre Obama.
O que é certo e facto incontestável é o dinheiro gasto por ambos os candidatos. Perdi a conta aos milhões. Obama previa gastar 42 milhões de dólares em Abril e Clinton que recolheu apenas 20 milhões está no vermelho, com dívidas superiores a 10 milhões de dólares.
Caramba! Isto só Março e Abril!! No total Obama obteve fundos superiores a 235 milhões de dólares para esta campanha e Clinton apesar de mais modesta deve ter ultrapassado e bem a centena.
Ainda bem que são ambos humanistas e preocupados com as questões mundiais!!!
Por isso nada como transmitir-lhes umas notícias que lhes devem ter passado despercebidas numa campanha tão envolvente:
A directora do programa alimentar mundial, Josette Sheeran, afirma que 100 milhões de pessoas necessitam de intervenção urgente e o chefe do Banco Mundial, Robert Zoellick, divulgou que o Programa Alimentar Mundial necessita de 500 milhões de dólares para aliviar a fome face à duplicação dos preços do trigo e do arroz.

21 de abril de 2008

Deixando a pausa

Pausei e continuaria em pausa se não fosse um acontecimentozinho que me surpreendeu. Nas últimas semanas a TACV tem sido tema de jornais, de conversas, de blogs e por aí adiante. Os problemas da empresa transformaram-se em temas de cartas abertas e respostas em directo. Interessante... mas a prova de que não se trata efectivamente de uma empresa privada com uma gestão comercial por objectivos! Mas pronto, deixemos essa parte. A par do mal dizer da TACV cantaram-se loas à TAP, elogios à pontualidade britânica, ao serviço, à simpatia do pessoal, à eficiência...
Confesso que estranhei mas não há vida sem evolução... e há TAP já leva mais de 50 ou 60 anos.
Surpreendente por isso - culpa minha que estava com expectativas em alta - o atraso superior a hora e meia com direito a 45 minutos dentro do autocarro (com a porta aberta para, por um lado, nos despedirmos a preceito do frio e por outro para nos aconchegar-mos uns aos outros promovendo o diálogo entre desconhecidos) e em pé (certamente para prevenir tromboflebites na longa viagem de 4 horas) e direito a retirada do autocarro para a sala (diria cubículo) de embarque. Sem explicações. Perdão, explicaram sim: quando subi a escada ao fim de meia hora para questionar o que se passava foi-me dito, com muita simpatia, que não sabiam mas que esperasse mais um pouco que quando soubessem logo haveriam de saber se nos tiravam ou se nos mantinham no autocarro...
Retirados do autocarro e valentemente em pé no cubículo dito sala de embarque limitei-me a sorrir ao brasileiro que não conseguia compreender o porquê de trinta míseros segundos depois de lhe darem uma informação a mesma assistente dava outra e recomeçava o embarque. Nova paragem agora na escada!! Nada de especial nestes mais dez minutos a não ser a rapidez e eficiência com que a polícia ocorreu: um fumador atreveu-se a fumar um cigarro do lado de fora!
Finalmente embarque. Serviço impecável: comida horrível (que saudade do pãozinho aquecido da TACV e da lasagna de atum) e repetição por três vezes do mesmo video (certamente para ajudar os passageiros a adormecer) sem som porque auscultadores para África não dá enfim porque. Tudo na normalidade!
A culpa foi mesmo das minhas expectativas elevadas.