S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

25 de abril de 2008

25 DE ABRIL

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Poema de Sophia de Mello Breyner Andresen e foto roubada a Lena Cor

23 de abril de 2008

Importa-se de repetir (V)

Pois é bebé! Não li a página toda, nem metade li; fiquei-me pelo primeiro parágrafo por absoluta falta de paciência da dita apropriadamente designada Opinião.
Não tenho nada a dizer quando se trata de opinião. As opiniões são como os chapéus: há muitos! Ou como as cerejas que vêm sempre aos pares! Opinião de advogado já se sabe: uma do próprio, outra paga pelo cliente e mais uma para a eventualidade de acordo.
Tenho uma curiosidade. Uma daquelas curiosidades que mata o gato.
O ilustre opinante é deputado da Assembleia Nacional. O diploma foi aprovado por unanimidade naquela Assembleia. Será que adormeci durante a transmissão radiofónica do debate e perdi esse voto contra corrente da própria bancada com fundamento em inconstitucionalidade?!
Claro que há mais hipóteses. Deixa ver: o digno advogado deputado não estava na sessão e no mês que antecedeu a discussão do diploma não teve tempo de dar uma vistinha de olhos e alertar os colegas de bancada (os quais naturalmente por não estarem à altura da coisa não se aperceberam da coisa).
Ou adormeceu no momento imediatamente antes por força da verborreia de algum colega deputado! Ele há alguns que fazem adormecer um hiper-activo.
Ou numa segunda e mais atenta leitura (eu cá leio mais atentamente quando me pagam mas isso sou eu) Eureka, fez-se luz e “ó pá, querem lá ver que esta inconstitucionalidade se nos escapou… malvada! E não vem nada a calhar esta marota”.
Ou... ou... ou...
Que giro! As hipóteses são como as opiniões, os chapéus e as cerejas, há muitas. Fico por aqui antes que comece a delirar. No creo en las brujas pero que las hay, hay!
Pois é bebé. Devo ter adormecido.

22 de abril de 2008

Terra

Earth, 地球, Tierra, Γη, Monde, الأرض, Die Erde, Земля


Mais uma super terça feira...

Esta terça feira as urnas já abriram na Pensilvânia, e os democratas continuam a votos nesta saga Clinton versus Obama. Hillary Clinton é favorita e precisa duma vitória esmagadora para se manter na corrida às presidenciais dos EUA.
Com 139 delegados menos do que Obama, Hillary tem de vencer por cerca de 20 pontos percentuais ou mais na Pensilvânia e vencer as nove primárias que faltam para chegar à liderança. Possível? Sei lá.
Claro que nenhum dos candidatos será capaz de juntar os 2025 candidatos necessários para vencer a nomeação, pelo que a escolha do candidato presidencial deve caber aos super-delegados - são aproximadamente 800 e podem votar em qualquer um dos candidatos, independentemente do resultado das votações dos estados.
O que é motivo suficiente para Clinton continuar esta luta se obtiver um segundo fôlego hoje, como prevêem as sondagens que lhe dão cerca de dez pontos de vantagem sobre Obama.
O que é certo e facto incontestável é o dinheiro gasto por ambos os candidatos. Perdi a conta aos milhões. Obama previa gastar 42 milhões de dólares em Abril e Clinton que recolheu apenas 20 milhões está no vermelho, com dívidas superiores a 10 milhões de dólares.
Caramba! Isto só Março e Abril!! No total Obama obteve fundos superiores a 235 milhões de dólares para esta campanha e Clinton apesar de mais modesta deve ter ultrapassado e bem a centena.
Ainda bem que são ambos humanistas e preocupados com as questões mundiais!!!
Por isso nada como transmitir-lhes umas notícias que lhes devem ter passado despercebidas numa campanha tão envolvente:
A directora do programa alimentar mundial, Josette Sheeran, afirma que 100 milhões de pessoas necessitam de intervenção urgente e o chefe do Banco Mundial, Robert Zoellick, divulgou que o Programa Alimentar Mundial necessita de 500 milhões de dólares para aliviar a fome face à duplicação dos preços do trigo e do arroz.

21 de abril de 2008

Deixando a pausa

Pausei e continuaria em pausa se não fosse um acontecimentozinho que me surpreendeu. Nas últimas semanas a TACV tem sido tema de jornais, de conversas, de blogs e por aí adiante. Os problemas da empresa transformaram-se em temas de cartas abertas e respostas em directo. Interessante... mas a prova de que não se trata efectivamente de uma empresa privada com uma gestão comercial por objectivos! Mas pronto, deixemos essa parte. A par do mal dizer da TACV cantaram-se loas à TAP, elogios à pontualidade britânica, ao serviço, à simpatia do pessoal, à eficiência...
Confesso que estranhei mas não há vida sem evolução... e há TAP já leva mais de 50 ou 60 anos.
Surpreendente por isso - culpa minha que estava com expectativas em alta - o atraso superior a hora e meia com direito a 45 minutos dentro do autocarro (com a porta aberta para, por um lado, nos despedirmos a preceito do frio e por outro para nos aconchegar-mos uns aos outros promovendo o diálogo entre desconhecidos) e em pé (certamente para prevenir tromboflebites na longa viagem de 4 horas) e direito a retirada do autocarro para a sala (diria cubículo) de embarque. Sem explicações. Perdão, explicaram sim: quando subi a escada ao fim de meia hora para questionar o que se passava foi-me dito, com muita simpatia, que não sabiam mas que esperasse mais um pouco que quando soubessem logo haveriam de saber se nos tiravam ou se nos mantinham no autocarro...
Retirados do autocarro e valentemente em pé no cubículo dito sala de embarque limitei-me a sorrir ao brasileiro que não conseguia compreender o porquê de trinta míseros segundos depois de lhe darem uma informação a mesma assistente dava outra e recomeçava o embarque. Nova paragem agora na escada!! Nada de especial nestes mais dez minutos a não ser a rapidez e eficiência com que a polícia ocorreu: um fumador atreveu-se a fumar um cigarro do lado de fora!
Finalmente embarque. Serviço impecável: comida horrível (que saudade do pãozinho aquecido da TACV e da lasagna de atum) e repetição por três vezes do mesmo video (certamente para ajudar os passageiros a adormecer) sem som porque auscultadores para África não dá enfim porque. Tudo na normalidade!
A culpa foi mesmo das minhas expectativas elevadas.

11 de abril de 2008

Boicote da UE à cerimónia de abertura de Beijing?!

O Parlamento Europeu votou ontem, 10 de Abril, uma resolução não vinculativa de boicote à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 se a China não se comprometer a falar com o Dalai Lama sobre a situação no Tibete.
Não sei se é bom ou se é mau. Também não sei se o que motiva a UE é a situação no Tibete que perdoem-me a expressão já tem barbas...
Não defendo um boicote a Beijing. Tenho uma desconfiança pemanente destas coisas: de que serviu o boicote aos Jogos de Montreal pelas nações africanas, ou o boicote a Moscovo pelos americanos ou o boicote a Los Angeles pelo bloco leste?
Hitler teria desistido dos seus planos se os jogos de Berlim tivessem sido boicotados? Não foram... o que permitiu que num ambiente hostil, nuns jogos preparados para o triunfo dos atletas alemães, no meio da propaganda nazi que promovia o conceito de "superioridade ariana" e descrevia os negros como raça inferior, Jesse Owen, um homem (por acaso negro, por acaso neto de escravos) arrebatasse quatro medalhas de ouro. Diz a lenda que na terceira medalha Hitler abandonou o estádio e que não compareceu para ver a quarta... É disto que se fazem os sonhos! É uma visão romântica? Se calhar é!

O video está fixe mas não percebo a parte final!

Porque se comenta pouco neste blog?

Comenta-se pouco e vota-se ainda menos!!
Num universo de milhões de votantes, contabilizando só os que fazem parte do acordo ortográfico, num caderno eleitoral de milhares (ok, centenas, pronto dezenas) de visitantes por dia a votação foi escassa. 18 votos!
Uma abstenção em massa!
18 votos o que não quer dizer 18 votantes!
Porque não é por acaso que a opção "Os posts são tão geniais que tenho vergonha de comentar" ganhou com 33% dos votos.
OK não tem maioria mas é uma vitória sociológica... e quero agradecer aos poucos (mas bons, diria mais aos óptimos eleitores) que votaram!
Perturbante, muito perturbante mesmo o facto de este blog não estar na moda! Como é que isso é possivel?? Um blog tão fixiiiiiii.

10 de abril de 2008

Capuchinho Vermelho

Versão do Capuchinho Vermelho actualizada para português corrente:
"Tás a ver uma dama com um gorro vermelho? Yah, essa cena! A pita foi obrigada pela kota dela a ir à toca da velha levar umas cenas, pq a velha tava a bater mal, tázaver? E então disse-lhe:
- Ouve, nem te passes! Népia dessa cena de ires pelo refundido das árvores, que salta-te um meco marado dos cornos para a frente e depois tenho a bófia à cola!-
Pá, a pita enfia a carapuça e vai na descontra pela estrada, mas a toca da velha era bué longe, e a pita cagou na cena da kota dela e enfiou-se pelo bosque. Népia de mitra, na boa e tal, curtindo o som do iPod... É então que, ouve lá, salta um baita dog marado, todo chinado e bué ugly mêmo, que vira-se pa ela e grita:
- Yoo, tá td? Dd tc?
- Tásse... do gueto alí! E tu... tásse? - disse a pita.
- Yah! E atão, q se faz?
- Seca, man! Vou levar o pacote à velha que mora ao fundo da track, que tá kuma moka do camano!
- Marado, marado!... Bute ripar uma até lá?
- Epá, má onda, tázaver? A minha cota não curte dessas cenas e põe-me de pildra se me cata...
- Dasse, a cota não tá aqui, dama! Bute ripar até à casa da tua velha, até te dou avanço, só naquela da curtição. Sem guita ao barulho nem nada.
- Yah prontes, na boa. Vais levar um baile katéte passas!!!
E lá riparam. Só que o dog enfiou-se por um short no meio do mato e chegou à toca da velha na maior, com bué avanço, tázaver?
Manda um toque na porta, a velha "quem é e o camano" e ele "ah e tal, e não sei quê, que eu sou a pita do gorro vermelho, e na na na...". velha abre a porta e PIMBA, o dog papa-a toda... Mas mesmo, abre a bocarra e o camano e até chuchou os dedos...
O mano chega, vai ao móvel da velha, saca uma shirt assim mêmo à velha que a meca tinha lá, mete uns glasses na tromba e enfia-se no VL... o gajo tava bué abichanado mêmo, mas a larica era muita e a pita era à maneira, tásaver?A pita chega, e tal, e malha na porta da velha.
- Basa aí cá pa dentro! - grita o dog.
- Yo velhita, tásse?
- Tásse e tal, cuma moca do camâno... mas na boa...
- Toma esta cena, pa mamares-te toda aí...
- Bacano, pa ver se trato esta cena.-
Pá, mica uma cena: pa ké esses baita olhos, man?
- Pá, pa micar melhor a cena, tázaver?
- Yah, yah... E os abanos, bué da bigs, pa ke é?
- Pá, pa poder controlar melhor a cena à volta, tázaver?
- Yah, bacano... e essa cremalheira toda janada e bué big? Pa que é a cena?
- É PA CHINAR ESSE CORPO TODO!!! GRRRRRRRR!!!!
E o dog manda-se à pita, naquela mêmo de a engolir, né? Só que a pita dá-lhe à brava na capoeira e saca um back-kick mesmo directo aos tomates do man e basa porta fora! Vai pela rua aos berros e tal, o dog vem atrás e dá-lhe um ganda-baite, pimba, mêmo nas nalgas, e quando vai para engolir a gaja aparece um meco daqueles que corta as cenas cum serrote, saca de machado e afinfa-lhe mêmo nos cornos. O dog kinou logo alí, o mano china a belly do dog e saca de lá a velha toda cheia da nhanha.
Ina man, a malta a gregoriar-se toda!!! E prontes, já tá...