S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

18 de março de 2008

Importa-se de repetir (II)

Mugabe não deve ser importunado com eleições!
Segundo Muammar Khadafi o presidente do Zimbabué Robert Mugabe deve permanecer no poder até morrer e não ser "importunado" com eleições.
Este final do mês Zimbabué vai a votos e claro que Mugabe, com 84 anos (mas que parece estar para lavar e durar), candidata-se à sua sucessão num reinado que dura já há 20 anos - se descontarmos o tempo que esteve como 1º ministro (1980/1987).
Lido isto só me resta (Khadafi ou Mugabe podem ser assíduos leitores deste blog e longe de mim irritá-los) dizer: Pois é bebé... Também acho. Ora essa!! Importunar o gaijo com eleições é demais!!
Mas pronto, para que o "importunamento" não seja muito Mugabe já alterou a lei eleitoral para permitir que a polícia ajude os "iletrados" no momento do voto. Tanta generosidade!! Pois é bebé...
Hehe... hoje não leio mais notícias. A malta passa-se mesmo.

Importa-se de repetir

Ora esta! A malta de vez em quando passa-se.
O deputado Shlomo Benizri, do partido Shass, afirmou no Knesset (Parlamento israelita) que os homossexuais são responsáveis pelos tremores de terra que abalaram Israel nestes últimos meses. No seu discurso dizia que:" O Talmud nos diz que uma das causas dos abalos telúricos é a homossexualidade. Deus disse que agitaria o mundo para vos despertar se agitásseis as vossas partes genitais onde não deveis fazê-lo".
O partido Shass é presidido pelo rabi Ovadia Yossef. Em 2005 este rabi interpretou o furacão Katrina como uma punição divina infligida aos EUA por terem pressionado Israel para desmantelar o colonato judeu de Gush Katif.
Confirmar a notícia aqui! Eu também tive de ler duas vezes... a malta passa-se! Os deputados deviam ser obrigados a ouvir-se a si próprios. Pelo menos três vezes cada discurso. É como o benfica: os jogadores deviam ser condenados a ver os próprios jogos...

17 de março de 2008

Bandolero!

E se falasses magia, sonho e fantasia? E se falasses encanto, quebranto e condão?
Apetece-me Ney Matogrosso. Assim sem mais. Porque Ney não se explica. É Ney...

16 de março de 2008

Surpreendente

Surpreendente pela positiva a afirmação de um cidadão guineense a propósito de um imposto instituído na Guiné:
"É bom pagar impostos porque os apoios financeiros que a Guiné-Bissau recebe são impostos doutros cidadãos", disse Bacar Sambu, um residente de Bissau.
Surpreendente (mas não devia ser) a consciência (arredia em muita gente) de que o desenvolvimento depende do esforço colectivo e daquilo que efectivamente o país produz, surpreendente ainda a consciência (muito arredia em muita gente) de que as ajudas externas são fruto do esforço, trabalho e impostos de outras pessoas.
A par da unanimidade na Guiné quanto à necessidade deste pagamento a preocupação com a gestão dos fundos gerados por este imposto no valor de Dois mil francos CFA por ano - cerca de 4 dólares - que recai sobre cada cidadão guineense de idade compreendida entre os 18 e 60 anos.
A ver vamos... mas é um passo em frente quando o cidadão tem consciência que é do seu bolso, do seu trabalho, do seu contributo que sai o desenvolvimento.
Por cá parece-me, às vezes, que falta a consciência da exiguidade do orçamento e de que este é em muito financiado por impostos pagos por trabalhadores de outras paragens... às vezes oiço falar como se estivéssemos no Dubai, num subsidia aqui, subsidia ali, faz isto, faz aquilo, devíamos ter isto, devíamos ter aquilo, que indicia a perfeita inconsciência de que o dinheiro sai do bolso daqueles que pagam impostos.

15 de março de 2008

Leitor de pensamentos

Pode um computador ler os nossos pensamentos?! Um ordinateur lecteur de pensée??
Quem consegue descobrir o truque? Ou será que não há truque?
Experimentem o LEITOR DE PENSAMENTOS. E se encontrarem a resposta, digam!

14 de março de 2008

Holocausto e UK

Corre desde o ano passado um e-mail - já o recebi mais de uma dúzia de vezes, a última delas hoje - informando que o Reino Unido removeu o Holocausto dos seus currículos escolares porque "ofendia" a população muçulmana e claro está apelando ao reencaminhamento. Claro que essa notícia também já consta de inúmeros blogs!
Só que a pretensa notícia é falsa. No Reino Unido como em muitos outros países a sociedade e como reflexo os professores têm alguma reserva em abordar temas como o Holocausto ou a escravatura. Dessa constatação feita num relatório do England's Department for Education and Skills from the Historical Association a uma corrente na Net foi um passo (mal dado).
A relutância em falar sobre assuntos sensíveis como esse acontece também por cá, temas como a escravatura, a fome na década de quarenta (e nas outras), a situação económica e social de Cabo Verde em 1974, o ponto de partida da nossa economia em 1975, ignoram-se livros como “Famintos” ou os “Flagelados do Vento Leste”… enfim, choro sempre que lei Famintos, indigno-me, revolto-me mas não prescindiria nunca de o ler.
Do e-mail importa reter que foi sábia a decisão de Dwight D. Eisenhower em retratar ao máximo as vítimas dos campos de concentração. É uma questão de História!!! Infelizmente a tendência para esquecer a História ou alterá-la conforme os nossos interesses vai vencendo em muitos lados.
O ano passado, por exemplo,embaixador sudanês em Washigton numa entrevista ao Washigton Post dizia:"The United States is the only country saying that what is happening in Darfur is a genocide," e mais "See how many people are dying in Darfur: None," e quanto aos 2 milhões de desaparecidos respondeu "I am not a statistician."
Importa lembrar o Holocausto. Sempre! E também os genocídios que em tantos lados deste mundo vão acontecendo. Tenho sempre a esperança que o conhecimento evite que se repitam.

12 de março de 2008

Obama soma e segue... Bush disparata como de costume

Uma verdadeira máquina trituradora este Obama. Vitória no Mississippi última etapa antes da Pennsylvania em Abril. As coisas estão negras para Hillary Clinton hehehe!
Enquanto o Democratic Party enlouquece nesta party absurda em que se tornaram as primárias, George W. Bush vai fazendo das suas para terminar o mandato em beleza.
Acaba de vetar uma lei do Congresso que proibia a CIA de recorrer à tortura e a técnicas de interrogatório violentas ao lidar com suspeitos de terrorismo como o simulacro de afogamento. Técnica que o director da CIA, Michael Hayden admitiu ter sido empregue em três suspeitos detidos após o 11 de Setembro.
Segundo Bush mantém-se a ameaça terrorista, pelo que é preciso "garantir que os nossos elementos dos serviços de informação têm ao dispor todos os instrumentos necessários para neutralizar os terroristas".
Votada em Dezembro pela Câmara dos Representantes e ratificada em Fevereiro pelo Senado, a lei estabelecia as regras de financiamento dos serviços de informação, e continha uma disposição obrigando a CIA e as restantes agências a seguirem as regras de interrogatórios em vigor para os militares adoptadas depôs de serem conhecidos os episódios de violência e tortura sobre os detidos em Abu Ghraib.
Nunca mais chega Novembro para este gaijo ir embora!! Espero que Clinton e Obama não queimem as probabilidades de ganhar o duelo com McCain nesta luta fraticida em que se envolveram.

11 de março de 2008

¿Por qué no me calla?

Prometi não postar! Nem uma palavrinha sobre aquela coisa. Pelo menos enquanto não sair do choque. E não vou postar, nem falar, nem teclar, nem comentar. Contudo:
Faz-me rir de tão aplicável uma frase do Manuel Serrão: "Basta possuir umas noções básicas de Direito(como aquelas que se adquirem nos consultórios jurídicos de revistas como a Maria ou a Ragazza) para saber que...".
E as palavras de Brecht perseguem-me desde esse dia. Palavras mais perigosas que qualquer conspiração terrorista: "Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis; ninguém consegue induzi-los a fazer justiça."
E de Brecht também um texto de que gosto muito, longo mas vale a pena:
“Sente-se.Está sentado? Encoste-se tranquilamente na cadeira.
Deve sentir-se bem instalado e descontraído. Pode fumar.
É importante que me escute com muita atenção. Ouve-me bem? Tenho algo a dizer-lhe que vai interessá-lo.
Você é um idiota.
Está realmente a escutar-me? Não há pois dúvida alguma de que me ouve com clareza e distinção?
Então repito: você é um idiota. Um idiota. I como Isabel; D como Dinis; outro I como Irene; O como Orlando; T como Teodoro; A como Ana.
Idiota. Por favor não me interrompa. Não deve interromper-me. Você é um idiota.
Não diga nada. Não venha com evasivas. Você é um idiota. Ponto final.
Aliás não sou o único a dizê-lo. A senhora sua mãe já o diz há muito tempo. Você é um idiota. Pergunte pois aos seus parentes. Se você não é um idiota…claro, a você não lho dirão, porque você se tornaria vingativo como todos os idiotas.
Mas os que o rodeiam já há muitos dias e anos sabem que você é um idiota.
É típico que você o negue. Isso mesmo: é típico que o Idiota negue que o é. Oh, como se torna difícil convencer um idiota de que é um Idiota. É francamente fatigante.
Como vê, preciso de dizer mais uma vez que você é um Idiota e no entanto não é desinteressante para você saber o que você é e no entanto é uma desvantagem para você não saber o que toda a gente sabe.
Ah sim, acha você que tem exactamente as mesmas ideias do seu parceiro. Mas também ele é um idiota.
Faça favor, não se console a dizer que há outros Idiotas: Você é um Idiota. De resto isso não é grave. É assim que você consegue chegar aos 80 anos.
Em matéria de negócios é mesmo uma vantagem. E então na política! Não há dinheiro que o pague. Na qualidade de Idiota você não precisa de se preocupar com mais nada. E você é Idiota (Formidável, não acha?)”
E para terminar esta maré de citações vem-me à memória uma que ouvi muitas vezes da minha mãe e que me consola sempre:
"Algum dia em qualquer parte, inevitavelmente, você há de encontrar-se consigo mesmo, e só de você depende que seja a mais amarga de suas horas ou seu melhor momento"