S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

9 de março de 2008

Escola de condução

Depois de conseguir fazer as manobras do video - peões, curvas de 180, 360 e 540 graus - os nossos condutores vão ser desafiados para manobras ainda mais radicais. A especialização será feita através de pequenos módulos:
Fazer pisca não tira pedaço - 100 horas
Prioridade é da direita mas não é questão política - 150 horas
Parar nas listas brancas pintadas nas estradas não faz mal à saúde - 175 horas
Ficar parado no meio da estrada não é sinal de ser macho - 200 horas
E muito mais... para já vamos treinar o mais fácil:

8 de março de 2008

Dia da Mulher

O dia 8 de Março começou a ser comemorado como Dia Internacional da Mulher em 1910 e foi oficializado pela ONU em 1977, convertendo-se no símbolo de uma longa história de reivindicações como o direito ao voto e a igualdade no trabalho.
A proposta de criação de um dia da mulher, celebrado em todo o mundo, foi feita por Clara Zetkin, em 1910 na II Conferência Internacional Feminina, que decorreu na Dinamarca, em 1910. Foi inspirada pelas lutas, manifestações e greves que desde o século XIX tiveram lugar nos Estados Unidos da América com destaque para o dia 8 de Março no de 1857. Operárias de uma fábrica de têxteis de Nova Iorque, Fábrica de Tecidos Cotton, entraram em greve (a primeira conduzida unicamente por mulheres) e manifestaram-se nas ruas reivindicando a redução do horário de trabalho de 16 para 10 horas diárias e por melhores condições de trabalho (recebiam menos de um terço do salário dos homens).
A repressão policial foi violenta e as operárias refugiaram-se no interior da fábrica. Seguiu-se um incêndio no qual muitas morreram.
Com o 8 de Março comemora-se a coragem e a determinação. E a dignidade. É importante que no meio das flores e dos poemas se reconheça e se preste homenagem à coragem e determinação.
Para nós a "Rosa Meditativa" de Dali.

Caricaturas, caricatures, Karikaturen II


6 de março de 2008

Biblioteca digital

Ando sempre à procura sítios que disponibilizam livros para download e este é fabuloso. Confesso que não o explorei muito. Fiquei completamente perdida nos Indícios do Ouro de Mário de Sá Carneiro!!! Um manuscrito caramba!!! Digitalizado...
São 32 poemas escritos à mão entre 1913-1915 em Paris, em Lisboa, em Camarate, em Barcelona, num caderno de capa dura azul, com a assinatura de Mário de Sá Carneiro em diagonal na capa!!! Não é a mesma emoção de ter o livro na mão... claro que não é! Mas é emoção ter o previlégio de visualizar este caderno e saborear estes poemas.
Na Biblioteca Nacional Digital .
Fica Mário cantado por Trovante, num dos meus poemas favoritos e uma das minhas favoritas dos Trovante: Fim
Quando eu morrer batam em latas, rompam aos saltos e aos pinotes, façam estalar no ar chicotes, chamem palhaços e acrobatas, que o meu caixão vá sobre um burro, ajaezado à andaluza...

5 de março de 2008

Fotos - trabalho infantil por Lewis Hine

Este site The History Place - Child Labor in America 1908/1912 - é extremamente interessante. Fotografia a preto e branco de Lewis Hine.
Fotógrafo nascido em 1874 no Wisconsin, USA, Lewis Line trabalhou para o National Child Labor Committee entre 1908 e 1912. Como fotógrafo de investigação percorreu os Estados Unidos e as suas fotos, composições a preto e branco, são belíssimas apesar de toda a sua crueza.
Segundo dados da OIT o número de crianças entre os 5 e os 14 anos que trabalham atinge os 250 milhões. Cerca de metade (120 milhões) destas crianças trabalham em tempo integral e muitas delas trabalham em condições verdadeiramente desumanas.
Depois de ver as fotos de Lewis Line nada como uma visita à página da UNICEF.

4 de março de 2008

Aquecimento global

Há quem duvide do aquecimento global. Fica a prova. Em 50 anos é o que se vê. Dispensa comentários.
Equipa da França 1958

Menos de 50 depois, França 2008




P.S: Ok, Ok, eu também não acredito que Ribery e o Coupett não sejam seleccionados..

3 de março de 2008

Sistema Informação Ambiental - Cabo Verde

Extremamente interessante a página do Sistema Informação Ambiental, bem construída, de fácil navegação e com imensa informação. Gostei do lema: “O ambiente começa por mim”, um apelo à consciência individual e às acções diárias que subscrevo plenamente. Vale a pena uma visita demorada (e repetida) para absorver a imensa informação presente no site.
Informação sobre o Perfil Ambiental de Cabo Verde, os estudos de impacto ambiental já levados a cabo, legislação nacional em vigor - muita coisa feita nos últimos anos em matéria de Ambiente e Pescas - convenções internacionais ratificadas por Cabo Verde e portanto em vigor no nosso país. Tudo sobre o ambiente no nosso país levando à letra a definição de sistema de informação ambiental: “toda a informação referente ao estado do ambiente, bem como as actividades ou as medidas susceptíveis de afectar ou protege-lo”.
Pequeno aparte para referir que desde a publicação do Decreto-Lei n.º 2/2002, de 21 de Janeiro que a extracção e exploração de areias, nas dunas, nas praias, nas águas interiores, na faixa costeira e no mar territorial, é proibida mas trata-se de uma contra-ordenação (e não crime). Quando a legislação "anda muito à frente" das pessoas a que serve torna-se ineficiente mas depois de cinco anos julgo que já se pode dar mais um passo e criminalizar ainda que levemente para preparar uma futura (mas não distante) criminalização forte.
Voltando ao que interessa. A página do SIA é uma página que vale muitos cliks.

2 de março de 2008

Stop manufacturing inefficient lightbulbs

Desde há muito que vou acompanhando o trabalho da Greenpeace. Criada em 1971 no Canadá é financiada exclusivamente por particulares – não aceita subsídios de governos ou empresas – e procura sensibilizar a opinião pública para questões do meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
As campanhas relacionadas com o clima, a energia nuclear, os oceanos, as substâncias tóxicas e as energias renováveis têm muitas vezes a componente espectáculo como meio para atrair publicidade, comunicação social e a atenção de todos nós. É o caso da mais recente, em Heathrow contra a construção de uma terceira pista neste aeroporto, que incluiu a escalada do Parlamento inglês para colocar um banner e subida a um avião em pleno pista para cobrir a cauda de um avião com uma faixa onde podia ler-se: "Emergência Climática - Não há terceira via".
O facto é que estas e outras acções vão obtendo resultados e a Greenpeace é uma organização cada vez mais respeitada e ouvida, como foi no caso do fim dos testes nucleares no Alasca e no Oceano Pacífico ou da proibição da importação de pele de morsa pela União Europeia ou ainda da moratória na pesca de baleias.
As mudanças climáticas são a grande causa e entre as várias acções em curso estão as conversações com as grandes empresas produtoras de lâmpadas incandescente para que se pare a produção deste tipo de lâmpadas antes de 2010: “Stop manufacturing inefficient lightbulbs by January 2010 at the latest.” Claro que quanto mais pessoas apoiarem a Greenpeace maiores as probabilidades de êxito. Para evitar má publicidade as grandes empresas mundiais estão atentas aos seus consumidores mas é preciso fazer-lhes chegar a mensagem.
Há uns anos atrás alguém me dizia não existirem grandes causas no sentido de causas que motivassem gerações. Quer-me parecer que esta é uma das tais. Ou melhor a última (ou a primeira) das grandes causas: a sobrevivência da espécie.
Assina a petição. Vale a pena até pela ironia incita na mesma: “P.S. Philips: As a sponsor of Al Gore’s Live Earth concerts, you should be taking the lead on this!” Sim! A Philips foi uma das grandes patrocinadoras do concerto Live Earth do ano passado!! A propósito deste concerto lê um post do Con(ou sem)tigo.