S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

29 de fevereiro de 2008

Sax pelo Nhela

Para começar bem o fim-de-semana. Um bom som de sax e umas fotos de Cabo Verde.

28 de fevereiro de 2008

Profile in Success: Africa’s Cape Verde

Título de um artigo de J. Peter Pham, publicado recentemente (21 de Fevereiro 2008) na revista americana Family Security Matters. Um artigo longo que pode ser lido AQUI.
Gosto destas referências positivas sobre Cabo Verde, fazem bem ao ego colectivo, principalmente quando são feitas com consciência do nosso ponto de partida e do caminho já percorrido.
Ponto de partida que muita gente parece ignorar ou querer ignorar – um dos países mais pobres do mundo e naturalmente uma vulnerabilidade das mais altas a nível mundial e nem vale a pena falar de PIB e produtividades ou coisas assim!
No mês passado (Janeiro) a Freedom House divulgou os resultados da mais recente edição de “Freedom in the World”, o seu relatório anual sobre a situação dos direitos políticos globais e liberdades civis no mundo.
De acordo com o relatório o ano 2007 foi marcado por um retrocesso a nível mundial nomeadamente no Sul da Ásia nos territórios da antiga União Soviética anterior e no Oriente.
Cabo Verde é considerado um país de liberdade, tanto no que toca aos Direitos políticos como às liberdades civis. Afirma-se claramente que Cabo Verde é um país em que a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa estão garantidas.
Digam o que disserem é motivo de orgulho colectivo pois é um feito colectivo (e tanta falta nos faz este orgulho).
É bom ter consciência (pena é que sejam sistematicamente os de fora a despertá-la) que somos hoje menos vulneráveis e menos dependentes do que éramos e a certeza de que liberdade não é mijar na rua.

26 de fevereiro de 2008

Aquilo que vemos...

Anúncio da Ariston. A maneira como vemos o mundo depende de nós, do que queremos ver, do que imaginamos que seja, do que nos disseram que era? Quem me dera voltar a encontrar o oceano numa máquina de lavar. Agora é mais: Swimming in a fish bowl, Year after year, Running over the same old ground. What have we found? The same old fears. Hehe, nostalgias!

25 de fevereiro de 2008

Cuba mi amor... tudo na mesma

Raúl Castro foi eleito pela Assembleia Nacional cubana como o novo Presidente de Cuba.
Contava com o apoio de Fidel, por isso não foi surpresa. A esperança na escolha de alguém mais jovem era curta apesar de nomes como os de Carlos Lage, do executivo de Fidel, ou de Felipe Perez Roque, actual chefe da diplomacia cubana.
O regime de Cuba depende muito de Fidel - digam o que disserem um comunicador carismático – e desta transição na continuidade não se espera (digo eu) muitas reformas como indicia a escolha para a vice-presidência de José Ramón Machado um dos mais ortodoxos ideólogos do partido comunista cubano.
Na sua primeira intervenção como Presidente Raúl Castro anunciou que "Assumo a responsabilidade que me foi confiada com a convicção de que o comandante-chefe da revolução cubana é único, Fidel é Fidel e como todos sabemos, Fidel é insubstituível".
É verdade... mas o passado mora lá atrás. E sem o carisma de Fidel Cuba vai reclamar mudanças.

Para políticos (e não só)

Estamos em período eleitoral e o deserto de ideias e as polémicas recorrentes já estão por aí em força.
O Sanpadjud tem o prazer de colaborar com os nossos políticos oferecendo o quadro ao lado que permite falar durante horas sem dizer nada – sempre é melhor do que dizer disparates e evita-se o embaraço de dizer qualquer coisa útil ou interessante.
Podem tentar todas as combinações possíveis… qualquer expressão da coluna 1 com as colunas 2, 3 e 4. São possíveis mais de 10 000 frases inóquas! Este quadro permite ao trafulha charlatão incompetente intrujão embusteiro aldrabão político falar mais de 40 horas!!!
Exemplo de utilização do quadro:
“Por outro lado o desenvolvimento de formas distintas de actuação prejudica a percepção da importância dos conceitos de participação geral”
Para aumentar o quadro basta clikar. Ah, também pode ser muito útil a consultores, peritos etc.

24 de fevereiro de 2008

Os sete passos - Greenpeace

Vou repetir aquilo que todos nós sabemos: temos de mudar de atitude no que toca ao uso da energia. E se não mudarmos de atitude as mudanças climáticas podem atingir-nos mais cedo do que esperamos - não é demais lembrar que somos ilhas no meio do Atlântico, o mapa mostra os potenciais impactos na nossa zona (incómodo o nível ...).
E mudar de atitude passa por envolvermo-nos todos no problema, com pequenos gestos diários que fazem a diferença, que significam ganhos nesta luta (pois de luta se trata) pela sobrevivência. Metade da solução para o problema está simplesmente em economizar na energia que usamos. Sim, é verdade, precisamos substituir a energia suja por energias alternativas (vento, solar, etc.)... Mas também precisamos evitar as práticas que geram desperdício.
A Greenpeace tem em curso a "7-step climate change campaign" uma campanha internacional sobre o uso eficiente da energia. Adere à campanha e começa por mudar a tua atitude e a dos que te rodeiam, mandar bocas ou deixar a responsabilidade para os outros não adianta.
Clicka aqui e junta-te à campanha

23 de fevereiro de 2008

Microcredit Africa Works da Benneton

As campanhas publicitárias da Benetton são sempre controversas, sempre polémicas, sempre actuais e talvez por isso sempre surpreendentes e espectaculares.
Perturbadora a campanha de 1992, do Sida, com uma foto impressionante do fotógrafo David Kirby – a primeira campanha publicitária da Benetton que me prendeu a atenção e a partir daí não deixei de as acompanhar - marcante a campanha "Hearts" de 1996 contra o racismo, a de 2003 "Food for…" entre muitas outras.
A última para a Summer Colection 2008 chama-se Microcredit Africa Works confirma tudo isso e, acho mesmo que vai um pouco mais longe. "Birima" é o nome do projecto de micro-crédito que Youssou N`Dour tem impulsionado… com o apoio da Benetton. E a campanha é excelente, como sempre!

E no lançamento da campanha Patty Smith (yep a Patty Smith) e Youssou N`Dour!

22 de fevereiro de 2008

Limpador de ecrã

Aquelas manchas no ecrã que não saem e parecem multiplicar-se (sabe-se lá como) chateiam. Com este limpador de ecrã é tiro e queda...
Clika aqui