S. Vicente

Monte Cara

S. Vicente

Mindelo

S. Vicente

Ilhéu

22 de fevereiro de 2008

Limpador de ecrã

Aquelas manchas no ecrã que não saem e parecem multiplicar-se (sabe-se lá como) chateiam. Com este limpador de ecrã é tiro e queda...
Clika aqui

21 de fevereiro de 2008

Juventude - citações

Falando sobre conflitos de gerações, o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:
1) "Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, goza da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."
2) "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."
3) "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."
4) "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."
Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então, revelou a origem delas: - A primeira é de Sócrates (470-399 a.C .)- A segunda é de Hesíodo (720 a.C.)- A terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.- E a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (actual Bagdad) e tem mais de 4000 anos de existência.
Aos que são pais: RELAXEM, POIS SEMPRE FOI ASSIM... GRAÇAS A DEUS!
Recebido por e-mail; não confirmo nenhuma das citações.
As citações atribuídas a Sócrates (470 a.C. - 399 a.C) constam, normalmente, dos trabalhos de Platão e não tenho memória desta. Note-se ainda que Sócrates foi condenado à morte, alegadamente por desviar a juventude ateniense do culto dos deuses oficiais.
Mas serve para reflectir – fiz parte da geração rasca – e não resisto a lembrar uma das minhas favoritas de Sócrates: "É preciso que os homens bons respeitem as leis más, para que os homens maus respeitem as leis boas."

17 de fevereiro de 2008

Música para download

Jazz, world music e os clássicos para ouvir neste interessantíssimo site
Para ouvir integralmente as músicas basta fazer o registo. Com o registo pode-se fazer download de 100 músicas.
O problema destas 100 é a escolha: no jazz temos desde os grandes nomes clássicos – Cannonball, Cole Porter, Armstrong, Chet Baker, Coltrane, Ellington, Thelonious Monk, Ella, etc. etc. etc. – a nomes bem mais recentes e menos conhecidos como Alex Wilson. Enquanto não decido vou ouvindo, ouvindo, ouvindo.
Para os amantes da clássica também não faltam motivos para uma absoluta indecisão na hora de escolher.
Mas o melhor mesmo é explorar o site e vou avisando que são milhares de músicas!
The green room - Paul N. Grech

15 de fevereiro de 2008

Teatro na Net?

Circopopolo goes airtistique é um número de circo ou um sketch de teatro especialmente adaptado à Net.
Não redimensionar a janela... faz parte do efeito.
Original, divertido e muito bem feito.

Clika aqui para Teatro na Net

14 de fevereiro de 2008

(Ir)responsabilidade e Cytotec

A notícia que li no jornal a Semana deixou-me preocupada. Pelas circunstâncias descritas na notícia e também pela referência nada discreta e julgo eu completamente despropositada ao nome da moça. Vou directamente à fonte, o jornal Público (mostra maior sensibilidade e não refere o nome) e confirmo a história.
Aborto provocado com Cytotec, um medicamento para úlceras gástricas e duodenais, que acabou por concretizar-se numa casa de banho da residência duma Escola Profissional em Viseu.
Acredito que toda e qualquer mulher tem o direito a ser mãe em plena consciência e por sua vontade própria. Acredito ser uma violência impor uma gravidez não desejada a qualquer mulher. Mas, caramba!! Às vinte semanas? Naturalmente a Polícia Judiciária já a ouviu e a moça incorre numa pena que pode ir até três anos de prisão.
Hum, este caso é efectivamente preocupante e os comentários à notícia espelham isso mesmo.
Não pode tratar-se de falta de informação quando está em causa uma jovem de 19 anos que frequenta um curso universitário e que engravida pela segunda vez no espaço de um ano. Curiosamente a lei portuguesa da interrupção voluntária de gravidez faz agora um ano.
É preocupante porque são inúmeros os casos de jovens que vão estudar, beneficiando de bolsas de estudo que custam aos contribuintes cabo-verdianos e aos contribuintes dos países de acolhimento e voltam pais e mães mas muitas vezes sem o curso ou com atrasos significativos na sua conclusão. No final de 2005, uma jovem, também cabo-verdiana, também estudante, também em adiantado estado de gravidez (19 semanas) foi a tribunal num caso semelhante a este.
A repetição destas situações pode mesmo fazer diminuir o número de bolsas principalmente de bolsas concedidas por autarquias locais em zonas conservadoras como Viseu mas isso é outra conversa.
Este post é essencialmente para dizer que acho que não podemos continuar a desresponsabilizar estes jovens nem a criá-los sem noção de direitos e deveres – ou melhor de responsabilidade e deveres porque os direitos esses são bem conhecidos – num individualismo feroz (bem espelhado na questão do balde, fruto de uma educação sem nexo de causalidade, alheada das consequências dos seus actos, consequências que são sempre imputadas a factores exteriores.
Exemplo impressionante é aquele em que se pedem contas ao Governo, à polícia, à escola à sociedade quando se fala das crianças de rua mas não se pedem responsabilidades àqueles que são directamente responsáveis por essas crianças: os pais.
Não há liberdade sem responsabilidade. É um chavão que me parece totalmente desconhecido para os nossos jovens (e não só). Julgo que temos de cobrar responsabilidade nas atitudes: sexo sem protecção quando não se quer (ou não se tem condições para ter) um filho é imaturidade, é falta de responsabilidade… é estupidez. E isso tem de ser dito aos jovens e aos menos jovens.

13 de fevereiro de 2008

Tradutor no blog

Colocar um tradutor no blog não é muito difícil mas é bom lembrar que são traduções feitas por computador e nem sempre são as mais felizes. Tive um que me fazia rir até ás lágrimas com algumas traduções.
Basta seguir os seguintes passos:
No Painel/Dashboard abrir Modelo/Layout, escolher a opção Inserir Elemento de página (Add and Arrange Page Elements) e optar por HTML/JavaScript.
Cole o seguinte código:

Importante: Altere o texto a vermelho colocando o endereço do seu blog. Depois faça salvar e já está.
Pode fazer pequenas alterações, o tamanho da caixa por exemplo: onde está “width: 160px” pode alterar para mais ou menos dependendo do gosto ou do espaço disponível.
A palavra traduzir também pode ser alterada. Depois é ir experimentando. Foi o que fiz depois de ter encontrado esta dica no blog da Ariane.

12 de fevereiro de 2008

Lifetime

As escolhas da (na) vida!
Espectacular este clip que fala de... vocês vão ver do quê. Depois digam-me se está fixe ou não.


E agora Timor Lorosae?

Estranhas histórias: dois tiroteios na casa presidencial?! O primeiro às 06:15 quando Ramos Horta se dedicava a um muitíssimo saudável jogging. Reinado terá sido morto nesta altura por um dos guardas presidenciais!? E ninguém chamou ninguém??
Ramos-Horta terá sido atingido num segundo tiroteio quando regressava a casa cerca das 07h00! O primeiro pedido de socorro para o Centro Nacional de Operações foi feito às 06h59 segundo a Lusa.
A primeira ambulância foi chamada às 07h10, o sub-agrupamento Bravo da GNR foi chamado às 07h00, saiu do aquartelamento às 07h11 e chegou ao local às 07h15, tudo segundo a Lusa que teve acesso ao relatório oficial. Às 07h13, o próprio Presidente da República telefonou à sua chefe de gabinete, Natália Carrascalão, pedindo ajuda por se encontrar ferido!!
Estranha cronologia!!!
Gostei dos comentários da antiga diplomata Ana Gomes ao jornal Público afirmando que Reinado era “um criminoso e um indivíduo desequilibrado” não sendo compreensíveis as atitudes apaziguadoras das forças australianas, da ONU e do próprio Ramos-Horta que recentemente tinha encetado conversações com Reinado.
E conclui no seu estilo habitual que essa atitude “não poderia dar bons frutos, como demonstram os dramáticos episódios de hoje” e diz mais "Este dramático episódio mostra que não é possível lidar com criminosos de forma frouxa e espero que sirva de lição. A tentação de ser demasiado apaziguador é prejudicial, mina a gestão da justiça e as bases do direito fundamental".
Sem conhecer esta estranha história não posso deixar de concordar por inteiro. Agradar a gregos e a troianos ou mais prosaicamente a Deus e ao Diabo não é possível e sem dúvida que a Justiça não se faz com meias tintas.